
Vista aérea da procissão do Cirio de Nazaré, Belém, Pará
O turismo religioso deve levar cerca de 78 mil visitantes a Belém, capital do Pará, especificamente para participarem das festividades do Círio de Nazaré deste ano. A estimativa oficial é resultado de estudo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (
Setur), a Companhia Paraense de Turismo (
Paratur) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em dados coletados no ano passado.
Números mostram força do turismo religioso

Na belíssima imagem noturna, a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e a Catedral, ao fundo
O estudo revela números que confirmam a força do turismo religioso no Brasil: a expectativa é de que esses visitantes ( 2,5% a mais do que os 76 mil registrados em 2012) injetem nada menos que R$ 66 milhões na economia local.
Desse total, a maioria (17%) mora no Rio de Janeiro. Maranhão (14%), São Paulo (13%), Ceará (9%) e Amazonas (9%) completam a lista dos cinco estados que mais enviam fiéis de Nossa Senhora de Nazaré para a festa.
Segundo o estudo, a maioria desses visitantes é do sexo feminino (56%), tem idade entre 35 a 50 anos (40%) e renda de 1 a 5 salários mínimos (52%). O tempo médio de estadia em Belém é de cinco dias, em média.
Outro dado interessante é que 55% desses visitantes chegam a Belém de avião, enquanto 23% vêm em ônibus de empresa, 12% em automóveis e 4% em caravanas com ônibus de excursão .
Os meios de hospedagem mais procurados são casas de parentes (41%), hotéis (30%) e casa de amigos (20%), sendo que 56% deste total de turistas viaja com a família, 22% sozinhos e 20% em grupos.
Desafio “O desafio é compreender o turismo como um setor fundamental para o Estado, como atividade econômica geradora de emprego e renda, e desenvolver ações em cima desse foco”, explicou o Secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes.
Este ano, a Coordenadoria de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Estado de Turismo do Pará, novamente em parceria com o Dieese, deverá traçar o perfil do turista local, que vem de diversas localidades do estado do Pará para participar do Círio de Nazaré, que é a maior festa religiosa de toda a região Norte do país.