A partir de novembro de 2021 ficará mais fácil para os brasileiros percorrerem o interessantíssimo Roteiro da Sagrada Família no Egito.

Isso será possível porque a partir daquele mês a empresa aérea oficial egípcia, a Egyptair, deve passar a ligar os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo e da cidade do Cairo, capital do Egito.

Essa informação foi confirmada para a Viagens de Fé por fontes confiáveis, que adiantaram que a rota deve ser servida com um avião Boeing 787-900 Dreamliner com capacidade para até 309 passageiros, sendo 30 na classe Executiva e 279 na Turística.

As fontes consultadas acreditam que a ligação direta entre o Egito e o Brasil vá começar com três
frequências semanais, podendo ser ampliada numa segunda fase.

A distância entre os aeroportos de Guarulhos e da cidade do Cairo é de 10,2 mil quilômetros e o voo deve ter mais de 12 horas de duração.

Atualmente, a ligação entre as duas cidades tem de ser feita com escala e troca de aeronave em Istambul, em Doha, Dubai ou na Europa e o menor tempo de voo é de 17h e 45 minutos.

O Egito

Aspecto interno do Grande Museu Egípcio ainda em obras, na cidade de Guizé, ao lado da capital egípcia - divulgação
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Aspecto interno do Grande Museu Egípcio, ainda em obras

O Egito é um destino muito interessantes para os brasileiros em função de seu imenso patrimônio cultural.

No próximo ano deve ser inaugurado em Guizé, nos subúrbios da capital egípcia e a curta distância das mundialmente famosas pirâmides de Queóps, Quefren e Miquerinos, o sensacional The Grand Egyptian Museum (http://gem.gov.eg), que reunirá em um espaço monumental preciosidades antes espalhadas por museus e espaços por todo o país.

Além da cidade do Cairo, o Egito tem outras importantes atrações turísticas, como a antiga cidade imperior de Luxor, os cruzeiros pelo mítico rio Nilo e os resorts espalhados ao longo da costa do Mar Vermelho.

O Roteiro da Sagrada Família

Mosaico em igreja copta na cidade do Cairo, no Egito, mostra a Sagrada Família na Fuga para o Egito
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Mosaico em igreja copta na cidade do Cairo, no Egito, mostra a Sagrada Família

Para quem curte turismo religioso, o Egito, que sedia a mais antiga igreja cristã do mundo, oferece atrações como o Roteiro da Sagrada Família, que retraça o percurso de Jesus e seus pais durante a Fuga para o Egito narrada nas Escrituras.

Esse episódio é descrito no Evangelho de São Mateus (Mt 2, 13-18), que lhe dedica apenas cinco linhas, mas quem percorre o Roteiro da Sagrada Família descobre que foi uma viagem que durou cerca de três anos e meio.

Durante esse período, Jesus, Maria e José percorreram milhares de quilômetros no Egito fugindo da perseguição movida por Herodes enquanto buscavam sobreviver, se abrigando muitas vezes em grutas.

Detalhe de monastério cristão copta no deserto, parte do Roteiro da Sagrada Família, no Egito
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Detalhe de monastério cristão copta no deserto, parte do Roteiro da Sagrada Família

O percurso é marcado por diversos mosteiros e igrejas coptas, muitos dos quais dedicados a Maria ou à Sagrada Família.

A igreja copta foi fundada no Egito pelo evangelista São Marcos no primeiro século da era cristã, e documentou com precisão todo o percurso da Sagrada Família no Egito.

A Egyptair

Uma das mais antigas empresas aéreas do mundo, a Egyptair é de propriedade do governo egípcio, faz parte da aliança Star Alliance e voa desde 1933, operando uma frota que inclui modelos da Boeing, da Airbus e da Embraer.

+ Artigo publicado originalmente no portal Diário do Turismo