Destaques

Ligação aérea entre Fátima e Lourdes impulsiona o turismo religioso

Avião Boeing 737-800 da empresa Ryanair

Boeing 737-800 da Ryanair, que faz a ligação entre os santuários de Fátima e Lourdes

Os dois mais importantes santuários marianos europeus, em Fátima e Lourdes, contam agora com uma ligação aérea direta, rápida e – muito importante – extremamente barata.

Desse modo, quem vai a Portugal visitar o Santuário de Fátima pode conhecer também o Santuário de Lourdes, na França, sem gastar muito ou perder muito tempo viajando.

A responsável pela ligação aérea é a Ryanair, principal empresa aérea de baixo custo da Europa, que oferece voos seguros, rápidos e com bom padrão de serviços, utilizando exclusivamente aviões Boeing 737-800.

Preços acessíveis são diferencial

Os preços de passagens entre Lisboa e Lourdes são bastante acessíveis, mesmo considerando o baixo poder de compra do real.

Só como exemplo, é possível encontrar passagens de ida para esse trecho (Lisboa-Lourdes ou Lourdes-Lisboa) a partir de 9,90 euros (aproximadamente R$49,00) no website da empresa, o equivalente a menos do que o preço de uma passagem de ônibus de São Paulo para Aparecida.

Dias e horários

Os voos entre o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e o de Tarbes–Lourdes–Pyrénées, que fica a apenas 14 quilômetros de Lourdes, na França, duram pouco menos de duas horas e são oferecidos duas vezes por semana (às terças e sábados) em cada sentido.

Dessa maneira, os voos permitem que os passageiros desfrutem de tempo suficiente no destino para fazer suas devoções e explorar o destino com calma.

De Lisboa para Lourdes os voos saem todas as terças-feiras, decolando às 12h05 e pousando em Lourdes às 14h55, e sábados, decolando às 12h35 e pousando às 15h25).

Em sentido inverso, de Lourdes para Lisboa, os voos saem todas as terças-feiras, decolando às 15h25 e pousando em Lisboa às 16h15, e sábados decolando às 15h50 e pousando às 16h40.

Santuário de Fátima
Procissão no Santuário de Fátima, em Portugal - foto Turismo de Lisboa

Procissão no Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima, a 120 km de Lisboa, é o principal destino de turismo religioso de Portugal, o mais visitado da Europa e um dos mais visitados em todo o mundo, tendo recebido 7 milhões de peregrinos em 2018.

Construído no local conhecido como Cova da Iria, o Santuário marca o local onde a Virgem Maria apareceu em 1917 para três crianças, hoje conhecidas como “os três pastorinhos”, que haviam ido ao local levar o seu rebanho de ovelhas.

Essas aparições marianas se repetiram desde o dia 13 de maio até 13 de outubro de 1917 e desde então Fátima vem atraindo peregrinos.

O Santuário abrange duas basílicas, a de Nossa Senhora do Rosário, onde estão os túmulos dos três pastorinhos, e a moderna Basílica da Santíssima Trindade, além da Capelinha das Aparições, construída no mesmo local onde ocorreram as aparições.

Imagem original de Nossa Senhora de Fátima exposta na Capelinha das Aparições

Imagem original de Nossa Senhora de Fátima exposta na Capelinha das Aparições

A imagem original de Nossa Senhora de Fátima é exibida numa caixa de vidro blindado no local exato onde estava a árvore (azinheira) sobre a qual a Virgem Maria apareceu para Lúcia de Jesus, Jacinta Marto e Francisco Marto, os três pastorinhos.

Site do Santuário de Fátima:  www.fatima.pt

Site do Turismo de Fátima:  websig.cm-ourem.pt/fatima/

Santuário de Lourdes
A célebre procissão de velas no Santuário de Lourdes - Foto Shrines of Europe

A célebre procissão de velas no Santuário de Lourdes

Situada no sudoeste da França, na região montanhosa dos Altos Pireneus, Lourdes é o destino de turismo religioso  mais visitado da país e um dos mais visitados em todo o mundo, tendo recebido mais de cinco milhões de peregrinos no ano passado.

Em 1858, a Virgem Maria apareceu para Bernadette Soubirous, uma humilde jovem de 14 anos de idade, quando ela estava em frente à Gruta de Massabielle (hoje mais conhecida como Gruta das Aparições) à procura de galhos e gravetos para esquentar a casa onde morava com a família.

Missa noturna na Gruta das Aparições do Santuário de Lourdes

Missa noturna na Gruta das Aparições do Santuário de Lourdes

Essa foi a primeira de dezoito aparições marianas, durante as quais ela ouviu Nossa Senhora se identificar como “a Imaculada Conceição”.

Ela também pediu a Bernadette que ela que bebesse da água que brotava da Gruta, que o povo fosse até lá em procissão e construísse ali uma capela, entre outras coisas.

Ao mesmo tempo começaram a acontecer uma série de curas que a ciência não conseguiu explicar e desde então a fama de Lourdes como lugar de curas milagrosas se espalhou pelo mundo.

Atualmente, a Igreja reconhece 70 dessas curas como milagrosas e os médicos listam outras mais de 7 mil como inexplicáveis.

As centenas de pessoas que acompanharam Bernadette (depois proclamada Santa Bernadette) nas últimas visitas se multiplicaram.

Logo a pequena capela construída sobre a Gruta logo se revelou pequena e foi substituída pelas basílicas da Imaculada Conceição, de Nossa Senhora do Rosário e de São Pio X.

Site do Santuário de Lourdes (em Espanhol):  www.lourdes-france.org/es

Site da cidade de Lourdes:  br.lourdes-infotourisme.com

Ryanair

Fundada em 1985, a empresa aérea irlandesa Ryanair se especializou em oferecer vôos de baixo custo (low cost), entre as capitais européias e os principais destinos turísticos e de negócios de dezenas de países do Continente Europeu.

Hoje, ela é a principal empresa europeia nesse segmento e atende 83 destinos europeus com uma frota de 455 aeronaves Boeing 737-800 que fazem mais de 2.400 voos diários.

Site (em Português): www.ryanair.com/pt/pt

 

 

Compartilhe

Ver comentários

  • Preciso de informações sobre viagem a Fátima ,valores , de onde sai o voo , como entro em contato?

    • Olá, Maria Cristina.

      Muito obrigado pela sua consulta e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre viagens de fé e devoção.

      A Viagens de Fé não é uma agência de turismo e não vende ou intermedia passagens, hospedagens, pacotes ou qualquer outro tipo de produto turístico.

      Caso deseje participar de uma viagem em grupo, sugerimos que você pesquise quais agências da sua região oferecem esse tipo de produto com valores, data e roteiro que atendam às suas necessidades.

      Aproveite para que você busque referências junto a amigos, familiares e conhecidos que já tenham utilizado essas agências e que ainda pesquise se a agência é associada à ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem) e devidamente cadastrada junto ao Ministério do Turismo, bem como se não tem reclamações registradas junto ao Procon ou publicadas no Reclame Aqui.

      Caso não encontre nada que atenda às suas necessidades ou o seu orçamento, vale lembrar que também é possível viajar sem grandes dificuldades por conta própria para Fátima.

      Três empresas aéreas fazem a ligação direta entre o Brasil e Portugal (TAP, Azul e Latam) e diversas outras também oferecem vôos com uma escala adicional. A TAP oferece vôos diretos partindo de diversas capitais brasileiras, enquanto que os da Azul partem de Campinas e os da Latam, de Guarulhos (São Paulo).

      A cidade de Fátima fica a apenas 130 km. de Lisboa e dá para chegar lá tanto alugando um carro quanto de ônibus. A maioria absoluta dos hotéis fica bastante próxima do Santuário, permitindo que você o explore à pé. Você pode pesquisar disponibilidade e custos de hospedagem pelo site especializado Booking.com (http://www.booking.com?aid=906732), que garante tarifas muito competitivas, tem imagens dos apartamentos, lista tudo o que está incluído e ainda mostra um mapa com a localização do hotel.

      Caso deseje aproveitar para explorar as inúmeras atrações da região de Fátima, vale a pena alugar um carro. A melhor pedida é utilizar o site RentCars.com.br (www.rentcars.com.br/?requestorid=151), que oferece grande variedade de empresas e modelos a tarifas extremamente competitivas e já lista os preços incluindo seguro e quilometragem ilimitada. A estrada que leva a Fátima passa pertinho do aeroporto e o trajeto é tranquilo e bem sinalizado.

      Faça uma santa viagem e que Deus a abençoe,

      Amadeu

Notícias recentes

Congresso Internacional de Turismo Religioso começa hoje no Uruguai

Congresso Internacional de Turismo Religioso começa hoje no Uruguai

Começa hoje a 17ª edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que continua… Continue lendo

JMJ Lisboa 2023 volta a ser destaque nos Workshops de Turismo Religioso de Fátima

JMJ Lisboa 2023 volta a ser destaque nos Workshops de Turismo Religioso de Fátima

De longe o mais significativo evento católico, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso tem inscrições gratuitas até 19/5

Congresso Internacional de Turismo Religioso tem inscrições gratuitas até 19/5

O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontece de 9 a 11 de… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável chega ao Uruguai

Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável chega ao Uruguai

A  cidade de Paysandú, no Uruguai, será a sede da 17ª edição do consagrado Congresso… Continue lendo

Rota das Catedrais mostra que turismo religioso pode ser feito de bicicleta

Rota das Catedrais mostra que turismo religioso pode ser feito de bicicleta

Dá pra se fazer turismo religioso de bicicleta? Há vários exemplos que mostram que sim,… Continue lendo

Jordânia é o Destino Convidado dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

Jordânia é o Destino Convidado dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

A Jordânia, destino de turismo religioso que foi palco de muitas das passagens que constam… Continue lendo

Pin It on Pinterest

Share This