Boeing 737-800 da Ryanair

Boeing 737-800 da Ryanair, que faz a ligação entre os santuários de Fátima e Lourdes

 

Os dois mais importantes santuários marianos europeus, em Fátima e Lourdes, contam agora com uma ligação aérea direta, rápida e – muito importante – extremamente barata.

Desse modo, quem vai a Portugal visitar o Santuário de Fátima pode conhecer também o Santuário de Lourdes, na França, sem gastar muito ou perder muito tempo viajando.

A responsável pelo serviço é a Ryanair, principal empresa aérea de baixo custo da Europa, que oferece voos seguros, rápidos e com bom padrão de serviços, utilizando exclusivamente aviões Boeing 737-800.

Preços acessíveis são diferencial

Os preços de passagens são bastante acessíveis, mesmo considerando o baixo poder de compra do real.

Só como exemplo, é possível encontrar passagens de ida para esse trecho (Lisboa-Lourdes ou Lourdes-Lisboa) a partir de 9,90 euros (aproximadamente R$49,00) no website da empresa, menos do que o preço de uma passagem de ônibus de São Paulo para Aparecida.

 

Dias e horários

Os voos entre o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e o de Tarbes–Lourdes–Pyrénées, que fica a apenas 14 quilômetros de Lourdes, na França, duram pouco menos de duas horas e são oferecidos duas vezes por semana (às terças e sábados) em cada sentido.

Dessa maneira, os voos permitem que os passageiros desfrutem de tempo suficiente no destino para fazer suas devoções e explorar o destino com calma.

De Lisboa para Lourdes os voos saem todas as terças-feiras, decolando às 12h05 e pousando em Lourdes às 14h55, e sábados, decolando às 12h35 e pousando às 15h25).

Em sentido inverso, de Lourdes para Lisboa, os voos saem todas as terças-feiras, decolando às 15h25 e pousando em Lisboa às 16h15, e sábados decolando às 15h50 e pousando às 16h40.

LEIA TAMBÉM  Abadia do Mont Saint Michel, uma visita imperdível

 

Santuário de Fátima

 

Procissão no Santuário de Fátima, em Portugal - foto Turismo de Lisboa

Procissão no Santuário de Fátima, em Portugal

 

O Santuário de Fátima, a 120 km de Lisboa, é o principal destino de turismo religioso de Portugal, o mais visitado da Europa e um dos mais visitados em todo o mundo, tendo recebido 7 milhões de peregrinos em 2018.

Construído junto à Cova da Iria, o Santuário marca o local onde a Virgem Maria apareceu em 1917 para três crianças, hoje conhecidas como “os três pastorinhos”, que haviam ido ao local levar o seu rebanho de ovelhas.

Essas aparições marianas se repetiram desde o dia 13 de maio até 13 de outubro de 1917 e desde então Fátima vem atraindo peregrinos.

Imagem original na Capelinha das Aparições - Santuario de Fátima - Portugal

Imagem original de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, exposta na Capelinha das Aparições

O Santuário abrange duas basílicas, a de Nossa Senhora do Rosário, onde estão os túmulos dos três pastorinhos, e a moderna Basílica da Santíssima Trindade, além da Capelinha das Aparições, construída no mesmo local onde ocorreram as aparições.

A imagem original de Nossa Senhora de Fátima é exibida numa caixa de vidro blindado no local exato onde estava a árvore (azinheira) sobre a qual a Virgem Maria apareceu para Lúcia de Jesus, Jacinta Marto e Francisco Marto, os três pastorinhos.

Site do Santuário de Fátima:  www.fatima.pt

Site do Turismo de Fátima:  websig.cm-ourem.pt/fatima/

Santuário de Lourdes

 

santuario_de_lourdes_vista_noturna_procissão_de_velas

Vista noturna do Santuário de Lourdes durante a Procissão de Velas

 

Situada no sudoeste da França, na região montanhosa dos Altos Pireneus, Lourdes é o destino de turismo religioso  mais visitado da país e um dos mais visitados em todo o mundo, tendo recebido mais de cinco milhões de peregrinos no ano passado.

Em 1858, a Virgem Maria apareceu para Bernadette Soubirous, uma humilde jovem de 14 anos de idade, quando ela estava em frente à Gruta de Massabielle à procura de gravetos para esquentar a casa onde morava com a família.

Missa na Gruta de Massabielle, em Lourdes

Peregrinos participam da missa na Gruta de Massabielle, em Lourdes

Essa foi a primeira de dezoito aparições, durante as quais ela ouviu Nossa Senhora se identificar como “a Imaculada Conceição” e pedir a ela que bebesse da água que brotava da Gruta, que o povo fosse até lá em procissão e construisse ali uma capela, entre outras coisas.

Ao mesmo tempo começaram a acontecer uma série de curas que a ciência não conseguiu explicar e desde então a fama de Lourdes como lugar de curas milagrosas se espalhou pelo mundo.

LEIA TAMBÉM  Lourdes, sinônimo de esperança, curas e milagres

Atualmente, a Igreja reconhece 70 dessas curas como milagrosas e os médicos listam outras mais de 7 mil como inexplicáveis.

As centenas de pessoas que acompanharam Bernadette (depois proclamada Santa Bernadette) nas últimas visitas se multiplicaram e a pequena capela construída sobre a Gruta logo se revelou pequena e foi substituída pelas basílicas da Imaculada Conceição, de Nossa Senhora do Rosário e de São Pio X.

Site Santuário de Lourdes (em Espanhol):  www.lourdes-france.org/es

Site cidade de Lourdes:  br.lourdes-infotourisme.com

Ryanair

Fundada em 1985, a empresa aérea irlandesa Ryanair se especializou em oferecer vôos de baixo custo (low cost), entre as capitais européias e os principais destinos turísticos e de negócios de dezenas de países do Continente Europeu.

Hoje, ela é a principal empresa europeia nesse segmento e atende 83 destinos europeus com uma frota de 455 aeronaves Boeing 737-800 que fazem mais de 2.400 voos diários.

Site (em Português): www.ryanair.com/pt/pt

 

LEIA TAMBÉM  Lourdes: conheça o ingrediente essencial da água famosa no mundo todo