Estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, RN, destino de turismo religioso
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

A imagem de Santa Rita no Rio Grande do Norte, é a maior do maior imagem católica do mundo

Uma imagem de Santa Rita de Cássia, construída no alto de um monte (o Monte Carmelo), está atraindo grande número de visitantes para a cidade de Santa Cruz, de 35 mil habitantes.

Localizada na região do Sertão de Trairí, no interior do Rio Grande do Norte, Santa Cruz fica a 120 quilometros de distância da capital do estado, Natal.

Com 56 metros de altura, a estátua é considerada a maior imagem católica do mundo, com medidas quase 50 porcento maiores do que as da imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura.

Construída com blocos de argila e concreto, a imagem tem uma coroa de aço escovado e faz parte do Santuário de Santa Rita de Cássia.

O Santuário tem capacidade para 2.500 fiéis, além de mirante, auditório, praça de alimentação, sala de promessas, estacionamento para 3 mil veículos e a Praça do Romeiro, criada para a celebração de missas campais.

Inaugurada em 26 de junho de 2010, a obra reflete investimentos de cerca de 6 milhões de reais, feitos pela prefeitura local em paerceria com o governo do estado e o governo federal.

 

Tradição

Estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, RN, destino de turismo religioso
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

 

A inserção da cidade no roteiro do turismo religioso do estado começou bem antes da construção da gigantesca imagem de Santa Rita de Cássia, a Santa das Causas Impossíveis.

O Morro do Carmelo é um tradicional ponto de peregrinação da região, desde que o famoso frei Damião de Bozzano começou fazer a procissão da Via Sacra na Sexta-Feira da Paixão no trajeto de cerca de sete quilômetros entre a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, no centro da cidade e a capelinha de Nossa Senhora do Carmo, que existia no alto do morro.

O religioso atraia multidões de todo o estado e até fiéis de estados vizinhos. Ainda hoje, essa procissão é uma tradição que atrai muitos visitantes a Santa Cruz.