O Santuário de Fátima, em Portugal, comemora os cem anos da imagem original de Nossa Senhora de Fátima com uma bela exposição temporária, “Vestida de Branco”, excelente programa para quem visita o Santuário.
Explorando a relação entre a arte e a devoção, a exposição não se limita à imagem da Senhora de Fátima, reunindo um variado conjunto de belas imagens da Virgem Maria
O nome da exposição é baseado na descrição que Lúcia de Jesus, um dos três pastorinhos de Fátima, fez de Nossa Senhora ao responder a dois padres que a questionavam sobre “como estava vestida a Senhora”: “estava vestida de branco”.
É a partir deste interrogatório e da ideia de ícone escala mundial em que a primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima se tornou que abre a exposição e que derivam os outros sete núcleos que a compõem.
No primeiro deles, oito esculturas de Nossa Senhora, esculpidas em Portugal e datadas desde o século XVI até a atualidade, apresentam uma síntese da figuração da Virgem Maria durante esse período.
No núcleo seguinte, obras de arte abordam, os espaços e lugares mais marcantes da vida da Mãe de Deus, desde o seu nascimento à sua morte e Glória, no Céu, assumindo-se como centro de leitura a Cruz de Cristo.
A plasticidade da atualidade assume o foco no terceiro núcleo, onde importantes artistas contemporâneos portugueses foram desafiados a interpretar, a partir da sua estética pessoal, os símbolos da Virgem Mãe.
“As formas e as cores de novas iconografias” do quarto núcleo evidenciam a inovação estética com que Maria foi olhada ao longo dos tempos, incluindo até criações que, pela sua estética, não foram aceites pelos fiéis, numa expressão da tensão entre a criação e a recepção da obra de arte sacra.
Já a partir do quinto núcleo, a exposição centra-se na imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, apresentando um percurso que vai desde a sua criação iconográfica, passando pela encomenda e fixação do modelo, a sua propagação pelo mundo e interpretação pelos artistas plásticos.
Neste espaço, é apresentada o primeiro santinho (“pagela”) que circulou entre a multidão da Cova da Iria, a 13 de outubro de 1917, onde a Aparição é representada através de uma foto da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, da Sé de Leiria, que também faz parte da exposição.
No quinto núcleo, uma redoma de vidro mostra, em tamanho real, uma foto com a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições.
O penúltimo núcleo apresenta, através de diferentes representações da Virgem Maria, a imagem venerada em Fátima como paradigma da discussão acerca do diálogo entre a arte antiga e a arte contemporânea.
Na conclusão, são revelados os mitos, desafios e a herança da imagem, como os cuidados com sua conservação.
Com esta nova exposição, que substitui a excelente Capela Mundi, centrada na Capelinha das Aparições, o Santuário de Fátima assume a linguagem da cultura dos museus e a via da beleza como uma das formas de transmissão dos conteúdos da mensagem de Fátima e da sua história.
Oportunidade única
Na tarde do dia 13 de junho de 2020, que marca o dia da chegada da imagem original ao Santuário, quem visitar a exposição terá oportunidade de admirar de perto a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, que normalmente fica exposta numa redoma de vidro blindado na Capelinha das Aparições e que é um dos mais importantes ícones marianos atuais do catolicismo.
A exposição “Vestida de Branco” pode ser visitada gratuitamente no Convivium de Santo Agostinho, localizado no plano inferior da Basílica da Santíssima Trindade, diariamente, entre as 9h00 e as 18h00, até ao dia 15 de outubro de 2020.
Site do Santuário de Fátima: www.fatima.pt
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo