page contents
Assuntos: Eventos

Festival de Turismo de Gramado volta a destacar turismo religioso

festival de turismo de gramado rio grande do sul brasil

O turismo religioso volta a ser este ano um dos destaques do tradicional Festival de Turismo de Gramado – Festuris, um dos eventos mais tradicionais e importantes do turismo no Brasil. O evento, que terá este ano a sua 24a. edição, é realizado em Gramado, badalado destino da região da Serra Gaúcha.
Aberto apenas para agentes de turismo, há anos o evento vem investindo na divulgação do turismo religioso, ajudando a divulgar e a profissionalizar a atividade.
Um dos principais entraves para o desenvolvimento do turismo religioso no país é que poucos agentes de viagens vendem viagens religiosas e peregrinações, forçando quem quer visitar um destino de turismo religioso a comprar uma viagem da própria operadora ou a optar por opções menos tradicionais.
Atrações
Na edição do ano passado, uma das atrações do Festival de Gramado foi a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, levada pela Paratur, órgão de turismo do governo do Pará, onde ocorre a tradicional festa do Cirio de Nazaré. Outros estados e cidades brasileiras e até países também têm divulgado as suas atrações religiosas no Festuris.

beata irmã Dulce

A Beata Irmã Dulce, atração na Bahia

Este ano, a presença de destinos de turismo religioso deve ser ainda mais forte, levando mais atrações. A Bahia, através da Bahiatursa, deve destacar Irmã Dulce. Já o estado do Ceará ira mostrar entre as suas atrações Juazeiro do Norte, um dos principais centros de peregrinação religiosa do país. A cidade é conhecida pelas igrejas, museus e pela imponente estátua do Padre Cícero Romão Batista.
A cidade de  Santa Maria, no Oeste do Rio Grande do Sul, destacará em Gramado o roteiro religioso Santos Caminhos da Fé, entre municípios com nomes de santos, que estimulam o turismo cultural e religioso de Santa Maria e região Centro-Fronteiriça do estado.
O roteiro tem início na Basílica da Medianeira, em Santa Maria e, ao longo de oito dias, são visitados templos religiosos e atrativos histórico-culturais de São João do Polêsine, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul , Santiago, São Borja, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa e Santo Ângelo.
Outra atração garantida é a cidade espanhola de Santiago de Compostela, situada na Galícia, noroeste da Espanha. Tradicional destino religioso e milenar centro de peregrinações, é a cidade onde termina o célebre Caminho de Santiago de Compostela, uma ancestral rota de peregrinação que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade, onde, segundo a lenda, está o túmulo do apóstolo São Tiago.
Aroldo Schultz no festival de turismo de gramado

Aroldo Schultz, diretor da Schultz

Algumas operadoras também prometem levar roteiros de turismo religioso, como é o caso da Schultz, que estará apresentando roteiros para a Terra Santa.
Gramado
Situada a 131 quilometros da capital do estado, Porto Alegre, Gramado fica na chamada Região das Ortênsias, na Serra Gaúcha. É um dos principais destinos turísticos do país e recebe mensalmente milhares de turistas em busca do clima ameno e das muitas atrações da região. Uma dessas atrações da região é a Igreja Matriz, também conhecida como Catedral de Pedra, da cidade de Canela, vizinha a Gramado.
A maior manifestação religiosa de Canela é a Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, que é realizada no mês de Maio desde 1961. As atividades de devoção contam com romarias que partem da Igreja Matriz e seguem um percurso de 7 km até a capela do Santuário do Saiqui. Localizado dentro do Parque Saiqui, uma área de sete hectares de mata nativa, o Santuário é onde são realizadas missas campais na chegada das Romarias.
O Festuris
Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos e palco de negócios mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais da indústria do turismo. Com mais de 350 expositores e 1,3 mil marcas, o Festuris recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil agentes de viagem e profissionais com poder de decisão da América do Sul.
O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Maiores informações podem ser obtidas no site www.festivalturismogramado.com.br.
Compartilhe

Matérias recentes

6ª Romaria de Profissionais de Turismo começa nesta sexta-feira em Aparecida

6ª Romaria de Profissionais de Turismo começa nesta sexta-feira em Aparecida

  Aparecida, principal destino de turismo religioso do Brasil, recebe a partir desta sexta-feira, 27 de setembro,  a sexta edição… Continue lendo

23 de setembro de 2019
Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

  Falta só uma semana para o início da sexta edição da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida,… Continue lendo

20 de setembro de 2019
Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

  No próximo dia 13 de outubro, Irmã Dulce deixa de ser beata e passa a ser reconhecida como santa… Continue lendo

13 de setembro de 2019
Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Um novo evento focado no turismo religioso e espiritual promete ser o foco das atenções dos profissionais do segmento na… Continue lendo

11 de setembro de 2019
Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

  A partir de agora quem visita Aparecida passa a contar com mais uma opção para conhecer os principais pontos… Continue lendo

10 de setembro de 2019
Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

  Último feriado nacional antes das comemorações da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, o feriado da Independência deve… Continue lendo

6 de setembro de 2019