Agora é possível visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida sem precisar sair de casa ou correr riscos.
Basta fazer uma visita virtual pela Internet, que é o que as restrições impostas pela pandemia de coronavírus permitem no momento.
O serviço Google Maps disponibiliza imagens em 360 graus dos diversos pontos de interesse do Santuário, que antes do fechamento ao público motivado chegou a receber mais de doze milhões de peregrinos.
Já publicamos uma primeira visita virtual mostrando as faces do Santuário de Aparecida voltadas para o lado Norte e para o lado Sul, que são os lados por onde costuma entrar a maioria dos visitantes.
Caso ainda não tenha feito essa primeira visita virtual, basta clicar aqui.
Agora, chegou a vez de fazer um tour virtual por outras atrações do Santuário, como o Campanário, o Morro do Presépio, o Museu Nossa Senhora Aparecida e o Mirante, ambos localizados na Torre Brasília.
Em breve iremos publicar outro artigo mostrando uma visita virtual detalhada pelas diversas partes do interior do Santuário.
Além disso, a nossa série de visitas virtuais com imagens 360 graus vai incluir ainda outras visitas obrigatórias em Aparecida, como a Basílica Velha e Passarela da Fé, que liga o Santuário Nacional à Basílica Velha.
As imagens utilizadas em todos esses artigos foram obtidas pelo fotógrafo Rafael Starobole com o uso de equipamentos especiais e disponibilizadas no aplicativo Google Maps.
Em smartphones e tablets, encostando dois dedos na tela e os afastando ou juntando é possível aumentar, diminuir, girar, subir e descer a câmera, além de movimentá-la para trás ou para a frente.
Clicando na pequena caixa escura localizada no lado direito da parte de cima da imagem, é possível mostrá-la em tela inteira.
Em computadores fixos ou portáteis, é possível usas as mesmas funções usando o mouse ou o trackpad.
Campanário
Para fazer a visita virtual em tela cheia no Google Maps, clique aqui.
O Campanário do Santuário Nacional foi um dos últimos projetos do consagrado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, um dos projetistas de Brasília.
A marcante estrutura tem a forma de mãos em prece, comporta treze sinos e promete ser mais uma atração de Aparecida, principal destino de turismo religioso do Brasil.
O Campanário mede 37,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 andares, um pouco menos que a altura das naves do Santuário, que é de 40 metros.
Morro do Presépio
Para fazer a visita virtual em tela cheia no Google Maps, clique aqui.
Com vista para a face Sul do Santuário, o Morro do Presépio tem mais de 70 esculturas em tamanho natural que lembram o nascimento de Jesus e o encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, além cascatas, lago, uma gruta e mirante.
Mirante da Torre
Para fazer a visita virtual em tela cheia no Google Maps, clique aqui.
Localizado no 16º (e último) andar da Torre Brasília, o Mirante é dotado de amplas janelas de vidro, que permitem que os visitantes tenham uma visão privilegiada das principais atrações de Aparecida, da Cidade do Romeiro e do Rio Paraíba do Sul, onde foi encontrada a imagem original de Nossa Senhora Aparecida.
Acessado por elevadores e com acesso pago, o Mirante também permite ver partes do Santuário, o Centro de Aparecida, a Via Dutra, o Morro do Cruzeiro e cidades da região, como Guaratinguetá e Potim.
Museu Nossa Senhora Aparecida
Para fazer a visita virtual em tela cheia no Google Maps, clique aqui.
Com exposições permanentes e temporárias, o Museu Nossa Senhora Aparecida reúne importante acervo histórico e sacro, relacionado à devoção a Nossa Senhora Aparecida.
Entre os objetos exibidos estão a corrente do escravo Zacarias, que se abriu milagrosamente, e a pedra com a marca da ferradura de um cavalo, retirada da Basílica Velha, em outro milagre.
Outros destaques do acervo são as duas Rosas de Ouro, ofertadas pelos papas Paulo VI e Bento XVI, em 2007, na Confederação dos Bispos, o cálice ofertado pelo papa Francisco, diversos objetos utilizados nas visitas dos papas João Paulo II e Francisco, bem como a coroa oferecida a Nossa Senhora Aparecida pela Princesa Isabel e bela coleção Santa Gertrudes de imagens sacras paulistas do século XVII.
Inaugurado em 1956, o Museu está na Torre Brasília desde 1967 e ocupa os seus dois primeiros andares. O acesso é por elevadores e a entrada é paga, com opção de promoção que também inclui acesso ao Mirante.
Em breve publicaremos novas visitas virtuais. Não deixe de conferir!
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo