Fátima

Fátima: Workshop Internacional de Turismo Religioso começa amanhã

Começa amanhã a nona edição do Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT), um dos mais importantes eventos sobre turismo religioso de todo o mundo.

Este ano, em função da pandemia de coronavírus (Covid-19), em vez do tradicional formato presencial, será adotado excepcionalmente um formato integralmente virtual.

O já tradicional e bem avaliado evento profissional começa às 9h00 (4h00 pelo horário de Brasília), com transmissão ao vivo online pelo site www.iwrt.pt.

Uma das atrações da parte da manhã da programação será a apresentação com o tema “Fátima: um destino, diferentes caminhos”, a ser feita pelo Turismo de Portugal e pelo Centro Nacional de Cultura.

O estado do Rio de Janeiro será o destino convidado desta edição do Workshop e terá a oportunidade de apresentar suas atrações de turismo religioso aos participantes.

O destaque é justificado pela crescente importância do mercado brasileiro para Fátima tanto em termos de quantidade de turistas quanto em número de pernoites, como explica Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial de Ourém Fátima, entidade que organiza o Workshop.

Mesa redonda e palestra

A programação continua com a mesa redonda Fátima: um destino, diferentes caminhos Caminhar em Peregrinação – Rotas e Percursos, moderada pelo empresário hoteleiro Alexandre Marto, Vice-Presidente do Conselho Fiscal da ACISO.

Depois de um debate sobre o tema apresentado, a programação tem sequência com a palestra A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima – História e Impacto das Suas Peregrinações, apresentada pelo dr. João Caldeira Heitor, autor do livro “A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima”.

Seminário e apresentações

A partir das 15h00 locais (10h00 no Brasil) a programação técnica tem continuidade às 15h00 locais (10h00 no Brasil) com o Seminário “Impactos e desafios da COVID-19 nos fluxos de peregrinação e de turismo religioso”, que terá três apresentações seguidas por debate:

  • La Fé en pandemia: paisajes del confinamiento, apresentada por Cristina Teresa Carballo, da Universidad Nacional de Quilmes e Centro de Desarrollo Territorial (Argentina)
  • Reinvenções do turismo religioso nordestino na pandemia da Covid-19 – olhares e inquietações, apresentada por Christian Dennys Monteiro de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará
  • Repercussões da COVID-19 nas vivências e práticas religiosas em Portugal, com implicações na peregrinação e turismo religioso: estudo exploratório, apresentada por Margarida Franca, do Politécnico de Leiria (Portugal)

A seguir a programação terá três outras apresentações:

Inscrições continuam abertas

O IX Workshop Internacional de Turismo Religioso é organizado pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em parceria com os municípios de Ourém e da Guarda e o Santuário de Fátima, com o apoio, entre outras entidades, do Turismo de Portugal, do Turismo do Centro de Portugal e do Programa Operacional Regional do Centro.

As inscrições para acompanhar a transmissão online da programação técnica continuam abertas e devem ser efetuadas em: https://www.iwrt.pt/pt/registe-se-aqui/conferencia

 

Leia também:

 

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas reportagens e artigos mais recentes.

Para se cadastrar, basta digitar abaixo o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso,. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Compartilhe

Notícias recentes

Canção Nova recebe encontro “Maria, passa à Frente”

A Missão Sede Santos, de Taubaté, SP, realizará no próximo final de semana mais uma… Continue lendo

Revolução Jesus atrai jovens para a Canção Nova esta semana

A sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, perto de Aparecida, recebe a partir… Continue lendo

Mais de 5 milhões visitam Aparecida em 2021 apesar da pandemia

Mesmo apesar da pandemia de coronavírus, mais de cinco milhões de devotos visitaram o Santuário… Continue lendo

Aparecida convida turistas para visitarem as cidades vizinhas

Aparecida é o principal destino de turismo religioso do Brasil. Apesar das vantagens, isso também… Continue lendo

No dia da Imaculada Conceição, Basílica da Sagrada Família ganha Torre de Maria

A Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, inaugura a Torre da Virgem Maria, também conhecida… Continue lendo

Rota da Fé terá 60a. edição no dia 5 de dezembro

  No próximo dia 5 de dezembro, a bem avaliada romaria Rota da Fé alcança… Continue lendo