Destaques

Fátima: impacto da pandemia sobre turismo religioso é tema de seminário

O Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT), em Fátima, Portugal, começa nesta quinta-feira, 24 de junho. Um dos destaques da programação técnica será um seminário discutindo o impacto da pandemia sobre turismo religioso.

A abertura oficial da nona edição do prestigioso e bem avaliado evento, excepcionalmente em versão virtual,  será às 9h00 locais (4h00 no horário de Brasília), no auditório do Centro Pastoral de Paulo VI do Santuário de Fátima, com a presença do padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário, da presidente da ACISO, Purificação Reis e diversas autoridades.

A seguir, o Rio de Janeiro, destino convidado da nona edição do Workshop, irá apresentar suas qualificações como destino de turismo religioso.

A programação continua com a mesa redonda Fátima: um destino, diferentes caminhos Caminhar em Peregrinação – Rotas e Percursos, moderada pelo empresário hoteleiro Alexandre Marto, Vice-Presidente do Conselho Fiscal da ACISO.

Depois de um debate sobre o tema apresentado, a programação tem sequência com a palestra A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima – História e Impacto das Suas Peregrinações, apresentada pelo dr. João Caldeira Heitor, autor do livro “A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima”.

A seguir, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo de Portugal fala, encerrando a programação da parte da manhã do Workshop.

Na parte da tarde, a programação se divide, com o início da Rodada de Negócios entre os agentes de viagem de todo o mundo especializados em turismo religioso e os fornecedores inscritos.

Seminário

Detalhe da estátua dos Três Pastorinhos de Fátima

Paralelamente, a programação técnica tem continuidade às 15h00 locais (10h00 no Brasil) com o Seminário “
Impactos e desafios da COVID-19 nos fluxos de peregrinação e de turismo religioso”, que terá três apresentações seguidas por debate:

  • La Fé en pandemia: paisajes del confinamiento, apresentada por Cristina Teresa Carballo, da Universidad Nacional de Quilmes e Centro de Desarrollo Territorial (Argentina)
  • Reinvenções do turismo religioso nordestino na pandemia da Covid-19 – olhares e inquietações, apresentada por Christian Dennys Monteiro de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará
  • Repercussões da COVID-19 nas vivências e práticas religiosas em Portugal, com implicações na peregrinação e turismo religioso: estudo exploratório, apresentada por Margarida Franca, do Politécnico de Leiria (Portugal)

A seguir a programação terá três outras apresentações:

Inscrições

Embora as inscrições de agentes de viagem interessados em participar das Rodadas de Negócios já estejam encerradas, os interessados em acompanhar remotamente a programação técnica do dia 24 podem se inscrever gratuitamente pelo link www.iwrt.pt/pt/registe-se-aqui/conferencia

O Workshop Internacional de Turismo Religioso é organizado pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, contando com o apoio da Câmara Municipal de Ourém, Câmara Municipal da Guarda, Turismo do Centro e Turismo de Portugal.

 

Leia também:

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas reportagens e artigos mais recentes.

Para se cadastrar, basta digitar abaixo o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso,. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Compartilhe

Notícias recentes

Congresso Internacional de Turismo Religioso começa nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira, 22 de setembro, a décima-sexta edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso: participe gratuitamente

A Viagens de Fé está oferecendo uma vantagem exclusiva para os seus leitores: uma inscrição… Continue lendo

Diretora de Turismo de Navarra destaca importância do turismo religioso

Qual é a importância do turismo religioso na Espanha, um dos países mais visitados de… Continue lendo

Canção Nova recebe Encontro anual do “Terço dos Homens”

A comunidade católica Canção Mova, em Cachoeira Paulista, recebe nos dias 10, 11 e 12… Continue lendo

Santuário de Aparecida amplia sua estrutura hoteleira

O Santuário Nacional de Aparecida, que já operava o bem avaliado hotel Rainha do Brasil,… Continue lendo

Festa do Círio de Nazaré volta a ser realizada sem público

Pelo segundo ano seguido a tradicional Festa do Círio de Nazaré, em Belém, será realizada… Continue lendo