No próximo ano, a devoção ao Divino Pai Eterno vai completar 180 anos, motivo pelo qual 2020 foi declarado um Ano Jubilar.
O anúncio foi feito durante a Festa e Romaria de 2019, que atraiu 3,2 milhões de peregrinos à cidade goiana de Trindade, que no próximo ano vai completar 100 anos de emancipação política.
Foi na vila de Barro Preto de Goiás, atual Trindade, que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou em 1840, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro cozido.
Era um medalhão de forma ovalada, com aproximadamente 8 centímetros de altura, que tinha na sua frente a estampa em alto relevo da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – coroando Nossa Senhora.
Depois de beijar o bonito medalhão, o casal o levou para casa e o colocou num pequeno altar.
Muito religiosos, passaram a rezar o terço em família em frente ao medalhão, o que logo atraiu seus vizinhos.
Mais tarde, como o medalhão era pequeno e frágil, os devotos resolveram encomendar uma imagem maior, que pudesse ser vista com maior facilidade.
Encomendada ao que era considerado o principal artista goiano da época, a nova imagem passou a mostrar de forma tridimensional a figura que aparecia no medalhão: a Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – coroando Nossa Senhora
À medida que o tempo ia passando, a devoção ao que passou a ser chamado de Divino Pai Eterno foi se espalhando e milagres foram sendo relatados, atraindo cada vez mais pessoas.
Isso continua acontecendo até os dias atuais, quando mais de quatro milhões de romeiros visitam Trindade a cada ano, a maior parte durante a Romaria e Festa que celebram o encontro do medalhão e o início da devoção.
Para comemorar os 180 anos da devoção, foi criado um selo comemorativo baseado em gravura do artista goiano Silvio Morais.
O selo é composto por elementos que remetem ao futuro da devoção ao Pai Eterno no coração do Brasil.
Com o formato do medalhão de barro cozido original, o selo tem é composto por elementos que remetem à trajetória da devoção que conquistou o Brasil.
Além das figuras do Pai, do Filho e do Espírito Santo coroando a Virgem Maria, o selo mostra o casal Constantino e Ana Rosa, a silhueta do novo Santuário do Divino Pai Eterno, de onde saem raios, simbolizando a fé e a difusão dessa devoção, anunciando que Deus é Pai Eterno e que somos todos irmãos.
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo