page contents

Com turismo religioso em evidência, Roma volta a ser o "centro do mundo"

Papa Francisco no balcão do Vaticano

Sorridente, humilde e muito carismático, o Papa Francisco saúda o povo pela primeira vez

Durante séculos, Roma foi considerada o “centro do mundo”, a cidade mais importante entre todas. Era a época do Império Romano, que então dominava grande parte do mundo conhecido.
Com a surpreendente notícia da renúncia do Papa Bento XVI e da quase tão surpreendente eleição do Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, a hoje capital da Italia, dentro da qual fica o Vaticano, voltou a ser o centro das atenções de grande parte do mundo.
A fumaça branca na chaminé da Capela Sistina avisa que um novo Papa foi eleito

A fumaça branca na chaminé da Capela Sistina anuncia para o mundo todo que um novo Papa foi eleito

Graças à televisão e à internet, milhões de pessoas espalhadas por todo o globo puderam ver a emocionante fumaça branca saindo pela chaminé da famosa Capela Sistina, sede do Conclave, anunciando ao mundo que tínhamos um novo Papa.

E uma hora depois, esses mesmos meios de comunicação mostravam o sorriso tímido e humilde do novo Papa em sua modesta batina branca. Nas suas primeiras palavras, ele já mostrava o advento de uma nova ordem, com um simples “boa noite” em vez de fórmulas mais complexas e protocolares.
Em seguida, ele pede ao mundo que reze por ele. Depois, em vez de um discurso pomposo, liderou a multidão em um Pai-Nosso e uma Ave Maria. Ao usar o texto das orações, deixou claro que chegava para ser Pastor, a serviço de Deus e com a intercessão da Virgem Maria.
Não era preciso mais nada, já tínhamos sido conquistados. E os dias seguintes prometem mostrar mais do mesmo: um homem simples, que mais do que usar o nome Francisco, faz do Santo de Assis seu exemplo e inspiração.  Ganhamos um Papa que promete  ser um conquistador de corações e de almas, um verdadeiro evangelizador, um escolhido por Deus para nos mostrar a Sua face misericordiosa e amorosa.

Em seu primeiro compromisso, o novo Papa ora na igreja de Santa Maria Maggiore

Em seu primeiro compromisso, o novo Papa ora na igreja de Santa Maria Maggiore

No dia seguinte, no seu primeiro compromisso depois da eleição, o Papa Francisco mostrou a sua devoção à Virgem Maria e foi visitar a basílica de Santa Maria Maggiore, uma das mais conhecidas de Roma.
Em seguida, o novo Papa deu um exemplo a todos os que viajam, voltando à Casa Internacional do Clero, a Casa Paulo VI – na Via dela Scrofa, onde ficou hospedado no período pré-Conclave – e pagando pessoalmente a sua conta.
Em resumo, muitos fatos positivos, que indicam que a fé deve passar a ser tratada com importância cada vez maior e que, por isso mesmo, as viagens religiosas deverão tomar grande impulso.
Turismo religioso
Desde o ano passado, temos observado um número cada vez maior de grandes e respeitadas operadoras e empresas de turismo destacarem o turismo religioso entre os seus roteiros. Antes disso, apenas poucas empresas especializadas se interessavam por esse mercado.
CVC, Agaxtur e Século XXI são algumas das recém-chegadas mais conhecidas do público. Esta última mostrou visão apurada e agilidade e se destacou por ter sido a única a oferecer – em tempo recorde – um “pacote” para levar brasileiros para acompanhar a eleição do novo Papa diretamente em Roma.
E com o novo Papa, o turismo religioso deve ganhar grande impulso. Tudo leva a crer que aonde o Papa Francisco for vai atrair multidões. A Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Junho deste ano no Rio de Janeiro, com certeza vai mostrar isso.
Além de um vigoroso impulso, o turismo religioso também deve ganhar um novo eixo. Se até agora a Terra Santa era o principal foco das viagens  religiosas em todo mundo, tudo leva a crer que a figura carismática do Papa Francisco vá tornar Roma esse ponto focal.
Caperla Sistina, onde se deu a eleição do novo Papa

A belíssima Capela Sistina, onde se deu a eleição do novo Papa

Isso não significa que a Terra Santa deva ser deixada de lado nem muito menos que não deva ser visitada. Apenas que ela deve perder para a capital romana, mais especificamente para a Cidade do Vaticano, a primazia entre os destinos de turismo religioso católico.
Com isso, é possível prever ainda um grande crescimento no interesse por Assis, terra natal de São Francisco, cujo nome o novo Papa adotou, e pelos destinos religiosos da Italia, como Lanciano e San Giovanni Rotondo e o seu São Pio de Pietrelcina – o Padre Pio – , entre outros.
Os Santuários Marianos europeus também devem ganhar força. Fátima, em Portugal, Lourdes, na França e outros importantes centros de devoção a Maria passsarão a ser mais visitados.
O mesmo deve acontecer com a nossa Aparecida, que já é um dos principais destinos de turismo religioso do mundo, sede do Santuário Nacional e “casa” da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O Papa Francisco já foi convidado pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno para visita-la novamente, estendendo a sua viagem à JMJ.
Até mesmo Cachoeira Paulista, sede da comunidade Canção Nova, deve se beneficiar, graças à enorme exposição que a Tv Canção Nova recebeu durante a cobertura jornalística do Conclave, à excelente qualidade dos seus eventos e à proximidade de Aparecida.

Confira a galeria de imagens do Vaticano e no Papa Francisco (clique nas setas para ver as imagens anteriores ou seguintes):


[book id=’2′ /]
Crédito das imagens: Serviço de Imprensa do Vaticano (news.va)
Compartilhe

Matérias recentes

6ª Romaria de Profissionais de Turismo começa nesta sexta-feira em Aparecida

6ª Romaria de Profissionais de Turismo começa nesta sexta-feira em Aparecida

  Aparecida, principal destino de turismo religioso do Brasil, recebe a partir desta sexta-feira, 27 de setembro,  a sexta edição… Continue lendo

23 de setembro de 2019
Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

  Falta só uma semana para o início da sexta edição da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida,… Continue lendo

20 de setembro de 2019
Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

  No próximo dia 13 de outubro, Irmã Dulce deixa de ser beata e passa a ser reconhecida como santa… Continue lendo

13 de setembro de 2019
Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Um novo evento focado no turismo religioso e espiritual promete ser o foco das atenções dos profissionais do segmento na… Continue lendo

11 de setembro de 2019
Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

  A partir de agora quem visita Aparecida passa a contar com mais uma opção para conhecer os principais pontos… Continue lendo

10 de setembro de 2019
Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

  Último feriado nacional antes das comemorações da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, o feriado da Independência deve… Continue lendo

6 de setembro de 2019