A comunidade católica Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), retoma as atividades do belo Santuário do Pai das Misericórdias com participação dos fiéis no próximo domingo, dia 16 de agosto.

Como já aconteceu com o Santuário Nacional de Aparecida e outros santuários, basílicas e igrejas em todo o Brasil, a retomada das atividades abertas ao público não significa uma volta à normalidade e só é possível com um protocolo que envolve muitos cuidados e restrições, obedecendo às normas estabelecidas pelo Estado e pelo Município.

Restrições e cuidados

Vista interna do Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova

Vista lateral do interior do Santuário do Pai das Misericórdias

Os cuidados com a saúde dos fiéis começarão já no portão de entrada da Canção Nova, onde será feito o controle de acesso, com aferição de temperatura. Em caso de necessidade, será disponibilizado álcool em gel.

Os fiéis, inclusive crianças acima de dois anos de idade, deverão usar máscaras de proteção e manter o distanciamento durante todo o tempo em que estiverem no Santuário, tanto na parte interna quanto na externa.

Por enquanto, a Canção Nova vai permitir a presença de apenas 348 pessoas por celebração,  o equivalente a 6,7% da capacidade de 5.189 fiéis do Santuário do Pai das Misericórdias.

O acesso à parte interna do Santuário será feito apenas pela Porta Santa, na parte frontal, e por ordem de chegada. Em função disso, a Canção Nova recomenda a chegada com 30 minutos de antecedência. 

Na entrada do Santuário os fiéis encontrarão dispensadores de álcool gel e tapetes sanitizantes para higienização dos pés.

Os bancos receberam setas indicativas de onde os fiéis poderão se sentar de forma a manter o distanciamento necessário.

A saída dos fiéis só poderá ser feita pelos dois lados do altar, não sendo permitido o retorno pela Porta Santa.

Horários de missas no Santuário do Pai das Misericórdias

Vista interna do Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova

Interior do Santuário do Pai das Misericórdias

Os fiéis poderão voltar a participar de missas celebradas no Santuário do Pai das Misericórdias diariamente às 7h, 12h e 18h (apenas nas quintas-feiras, esta missa será às 18h30).

Além disso, também serão celebradas missas em horários extras nas segundas-feiras, às 15h30, quartas-feiras, às 20h, nas quintas-feiras e sábados, às 16h, e domingos, às 9h30 e às 15h. 

Confira em: santuario.cancaonova.com/missas/

Funcionamento da Canção Nova

Cruzeiro que marca a entrada da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, SP

Cruzeiro na entrada da Canção Nova

Embora o Santuário do Pai das Misericórdias esteja voltando a receber fiéis, o restante da sede da Canção Nova continua sem receber visitantes.

Isso vale para os pontos mais visitados, como os pavilhões de eventos, a loja, a área de alimentação, a Pousada Sérgio Abib e o auditório, entre outros.

Neste primeiro momento, além do Santuário só estarão abertos para o público a loja do Santuário, na sua parte traseira e o quiosque na parte externa para venda de água.

Considerando que grande parte da estrutura de acolhimento de peregrinos na cidade ainda não está funcionando, a Canção Nova recomenda que as peregrinações de lugares mais distantes aguardem mais um tempo para visitar o Santuário com conforto e segurança.

Para saber mais sobre o Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova, visite santuario.cancaonova.com