Desinfecção do Santuário de Aparecida durante pandemia de Covid - foto Thiago Leon
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Conforme anunciado no final de junho, o Santuário Nacional de Aparecida retoma nesta terça-feira, 28 de julho, a celebração de missas com a presença do público.

Na última sexta-feira, a Prefeitura de Aparecida, através de seu Departamento de Comunicação Social, havia nos informado por telefone que a reabertura anunciada dia 29 de junho tinha sido reavaliada e não iria mais ocorrer.

No entanto, ante os novos critérios divulgados ontem pelo Governo do Estado de São Paulo, o Município decidiu manter a data inicialmente fixada para a retomada de atividades.

A Prefeitura de Aparecida informa que, por estar de acordo com o Plano São Paulo de Flexibilização, por ter implantado os protocolos sanitários específicos para reabertura gradual da economia, e de acordo com a decisão judicial Processo nº 1001283-59.2020.8.26.0028, proferida pela 2ª Vara Civil da Comarca de Aparecida, ficam mantidos os prazos fixados no Decreto 4.738/2020, podendo ser revisto a qualquer momento, observando os índices epidemiológicos e cumprindo as decisões do Governo Estadual“, informa o comunicado oficial.

Embora tenha permanecido formalmente aberto desde o início da pandemia, nesse período o Santuário Nacional teve os bancos retirados e permitiu apenas as visitas de fiéis, com as celebrações religiosas sendo realizadas apenas a portas fechadas.

Desinfecção do Santuário de Aparecida durante pandemia de Covid - foto Thiago Leon
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Rede hoteleira e comércio de Aparecida

Conforme inicialmente previsto pelo decreto 4.738/2020 da Prefeitura de Aparecida as atividades da rede hoteleira e das pousadas da cidade também poderão ser retomadas a partir de hoje.

Esses estabelecimentos deverão funcionar com ocupação reduzida e seguindo as normas de prevenção em vigor.

Já o retorno das atividades das feiras livres está previsto para o dia 15 de agosto.

Retomada das atividades do Santuário Nacional

Sinalização de solo - distanciamento social - Santuário de Aparecida
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Sinalização de solo de distanciamento social no Santuário Nacional

Para voltar a receber os romeiros com toda a segurança que o momento exige, o Santuário Nacional elaborou um protocolo e implantou diversas medidas. 

Entre os pontos do protocolo estão o estabelecimento de um trajeto obrigatório para os romeiros desde quando seguir ao chegarem ao Santuário, os locais de permanência permitidos dentro da Basílica, respeitando a distância de segurança entre as pessoas e os pontos em que será feita a medição da temperatura corporal.

Durante a celebração das missas na Basílica, a presença será limitada a um máximo de 1.000 pessoas, sendo apenas duas em cada banco.

Além de sinalização específica e da rigorosa higienização das instalações, a administração do Santuário instalou totens com álcool em gel para uso dos romeiros, que deverão utilizar máscaras de proteção o tempo todo, como é obrigatório em todo o estado de São Paulo.

Embora o Santuário retome suas atividades no dia 28 de julho, as lojas do Centro de Apoio ao Romeiro só serão reabertas na próxima semana, dia 4 de agosto (com exceção das praças de alimentação).

Fonte: Santuário Nacional, Prefeitura de Aparecida