Destinos religiosos

Associação reúne 20 cidades-santuários da França

A promoção contínua é uma necessidade dos destinos de turismo, e mais ainda no caso daqueles do segmento religioso, não só para atrair novos visitantes como também para trazer de volta aqueles que já os visitaram.

Esse esforço contínuo exige investimento em mão de obra e tecnologia, além de recursos financeiros, inclusive para participar de feiras de turismo e missões comerciais.

Por isso, uma medida inteligente é unir diversos destinos de turismo religioso de uma mesma região, compartilhando iniciativas, esforços e recursos,  principalmente quando o público a atingir é muito amplo, como no caso de destinos interessados em atrair turistas de outros países.

Esse tipo de turista muitas vezes costuma ter interesse em ter uma viagem mais longa, portanto, nada mais lógico que apresentar mais de um destino na mesma região para que ele possa passar mais tempo nela.

Apesar de ser uma opção lógica, os destinos de turismo religioso brasileiro ainda não costumam se unir para atingir objetivos comuns ou recorrer a essa opção de “promoção cruzada”, em que um destino se divulga também abrindo oportunidade para outros destinos parceiros.

Já na França, que é um dos principais destinos de turismo religioso do mundo, esse tipo de trabalho conjunto pode ser observado com frequência.

Cidades santuários

Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Lisieux

Um excelente exemplo é a Associação de Cidades Santuários, que reúne vinte destinos franceses de turismo religioso, desde os mundialmente conhecidos, como Lourdes, Lisieux, Chartres e Mont Saint-Michel até outros menos populares no Exterior, mas não menos interessantes.

A lista de associados soma vinte cidades de grande significado para o turismo religioso: Alençon, Ars-sur-Formans, Brive-la-Gaillarde, Chartres, Cotignac, La Salette, Lalouvesc, Le Mont-Saint-Michel, Le Puy-en-Velay, Les Saintes-Maries-de-la-mer, Lisieux, Lourdes, Nevers, Paray-le-Monial, Rocamadour, Saint-Maximin e La-Sainte-Baume, Sainte-Anne-d’Auray, Souvigny, Thierenbach e Vézelay.

Via de regra, essas cidades espalhadas por todo o território francês possuem santuários, basílicas, catedrais ou abadias ligadas a aparições marianas, ocorrência de milagres e à vida de santos. 

Foco e objetivos

Basílicas da Imaculada Conceição e de Nossa Senhora do Rosário – foto Viagens de Fé

A associação reúne santuários e departamentos de turismo de destino de peregrinação da França para atingir um objetivo comum: promover juntos suas cidades e seus santuários.

E defende a união de forças para compartilhar pontos fortes, questões e objetivos comuns, independentemente de suas diferenças em relevância para o turismo religioso e o volume de peregrinos que recebem.

Como o próprio nome já indica, a entidade defende a integração dos lugares sagrados à cidade onde eles estão situados.

Ou seja, o santuário não deve ser visto ou pensado como algo separado da cidade, mas integrado a ela, o que é bastante lógico.

Entre seus objetivos estão melhorar constantemente a recepção de visitantes, turistas ou peregrinos; facilitar a estada de peregrinos e turistas; responder em uma só voz às necessidades dos organizadores de peregrinação e pensar nas ferramentas a serem implementadas para destacar a comunicação em eventos relacionados com o tema.

Como a associação funciona

Mapa com a localização das cidades-santuário da França

À parte das atividades desenvolvidas normalmente ao longo do ano, os membros se reúnem quatro vezes por ano, quando os representantes dos 20 destinos são divididos em grupos de trabalho, depois devolvem o fruto da reflexão durante as reuniões onde os projetos são discutidos e validados. A contribuição de todos é necessária e enriquecedora.

As reuniões são organizadas em rodízio em cada um dos 20 cidades-santuário associadas.

O programa de cada reunião inclui visitas, orações, descoberta da gastronomia, da história do lugar, enfim, informações e experiências para que todos adquiram conhecimentos necessários para serem embaixadores da associação.

Conheça melhor a Associação de Cidades Santuários da França e os destinos de turismo religioso que a integram visitando o site www.villes-sanctuaires.com

Leia também

Conheça Lisieux, a cidade de Santa Teresinha do Menino Jesus

Peregrinação virtual Lourdes United acontece dia 16 de julho

Mensagem da Virgem Maria ajuda a viver a espiritualidade de Lourdes

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas reportagens e artigos mais recentes.

Para se cadastrar, basta digitar abaixo o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso,. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Compartilhe

Notícias recentes

Congresso Internacional de Turismo Religioso começa nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira, 22 de setembro, a décima-sexta edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso: participe gratuitamente

A Viagens de Fé está oferecendo uma vantagem exclusiva para os seus leitores: uma inscrição… Continue lendo

Diretora de Turismo de Navarra destaca importância do turismo religioso

Qual é a importância do turismo religioso na Espanha, um dos países mais visitados de… Continue lendo

Canção Nova recebe Encontro anual do “Terço dos Homens”

A comunidade católica Canção Mova, em Cachoeira Paulista, recebe nos dias 10, 11 e 12… Continue lendo

Santuário de Aparecida amplia sua estrutura hoteleira

O Santuário Nacional de Aparecida, que já operava o bem avaliado hotel Rainha do Brasil,… Continue lendo

Festa do Círio de Nazaré volta a ser realizada sem público

Pelo segundo ano seguido a tradicional Festa do Círio de Nazaré, em Belém, será realizada… Continue lendo