Um dos mais importantes destinos de turismo religioso de todo o mundo, a cidade de Fátima recebe nesta semana a segunda edição do Workshop Internacional de Turismo Religioso, que tem como tema “Turismo Religioso: A Experiência Cultural nos Destinos Religiosos”.
O evento será realizado no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima e é uma iniciativa da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em colaboração com o Município de Ourém e com o apoio do Turismo de Portugal.
Entre os mais de 100 participantes inscritos estão mais de 50 operadores de turismo de diversos países, tais como Brasil, EUA, Polônia, Irlanda, Espanha, França, Itália, Holanda, Reino Unido, Suécia, India e México, além de operadores turísticos, agentes de viagem e hoteleiros portugueses, bem como outros empresários do setor de turismo interessados no cada vez mais impomercado de turismo religioso, viagens religiosas e peregrinações.
Programação
No primeiro painel, que terá como tema “Destino religioso: oportunidades para atrair diferentes públicos“, serão debatidos os desafios e oportunidades existentes para os destinos de turismo religioso na captação e atração de outros segmentos de turismo.
Os organizadores destacam que a valorização dos atributos religiosos é um importante vetor da estratégia de desenvolvimento turístico de um destino e para a necessária diversificação e valorização da sua oferta turística.
Esse painel terá a participação de Marco Daniel, diretor do Museu do Santuário de Fátima; Jean Pierre Artiganave, do município de Lourdes; Isaac Assor , da agência Alegretur; Francisco Singul, do destino Xacobeo-Galícia e Ricardo Ferreira, da Osíris Travel, com moderação de Gonçalo Cardoso, diretor do Museu de Arte e Etnologia de Fátima, do instituto religioso Missionários da Consolata.
O segundo painel terá como tema “Qualificar o legado religioso para enriquecer a experiência turística”, se propondo a discutir as iniciativas que são e podem ser desenvolvidas para melhorar as condições de visita dos peregrinos em termos de conteúdo, infraestrutura e equipamentos turísticos, de modo a valorizar essa experiência.
A organização argumenta que a riqueza histórica, patrimonial e natural relacionada com o legado religioso constitui a base para criar propostas de consumo diferenciadoras, mas que necessitam ser desenvolvidas e adaptadas de modo a possibilitar experiências únicas ao turista.
Participam desse painel Pedro Machado, do Turismo do Centro; Lourenço de Almeida, do Centro Nacional de Cultura; Hubert Debbasch, da operadora Terre Entière; Adrian Cohen, da ITS Travel e Abílio Vilaça, da Turel|TCR – Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso, com moderação da deputada Carina João Oliveira.
O encontro, realizado em colaboração com o Município de Ourém e com o apoio do Turismo de Portugal, conta ainda com a presença de personalidades políticas, religiosas, o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, e entidades nacionais e internacionais ligadas ao turismo.
Do programa consta ainda uma visita guiada ao Santuário de Fátima.
Começa hoje a 17ª edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que continua… Continue lendo
De longe o mais significativo evento católico, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023… Continue lendo
O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontece de 9 a 11 de… Continue lendo
A cidade de Paysandú, no Uruguai, será a sede da 17ª edição do consagrado Congresso… Continue lendo
Dá pra se fazer turismo religioso de bicicleta? Há vários exemplos que mostram que sim,… Continue lendo
A Jordânia, destino de turismo religioso que foi palco de muitas das passagens que constam… Continue lendo