Destaque de turismo religioso na França, a Abadia do Mont Saint-Michel (Monte São Miguel) foi por séculos o principal destino de viagens de fé e devoção em toda a Europa.
Ainda hoje em dia, a bela abadia medieval, agora reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO e como monumento nacional da França, continua sendo visitada por mais de um milhão de pessoas por ano.
Outros 1,5 milhão de turistas visitam as outras atrações turísticas do local, somando mais de 2,5 milhões de pessoas por ano.
Com sua arquitetura medieval cuidadosamente preservada, Mont Saint-Michel atrai tanto quem se interessa pelo turismo religioso quanto quem viaja a lazer e oferece uma boa estrutura de hospedagem e alimentação tanto no próprio Mont Saint Michel quanto no continente, bem como nas cidades vizinhas.
Graças à distância relativamente curta em relação a Paris, principal destino turístico e porta de entrada da França para quem viaja do Brasil, é possível visitar Mont Saint Michel e ainda voltar no mesmo dia, embora seja uma pena se cruzar a bela Normandia e não visitar outros destinos e atrações.
Só no quesito de turismo religioso, o caminho por essa agradável região francesa passa por cidades como Lisieux e Alençon, ligadas à história de Santa Terezinha do Menino Jesus, por um grande número de importantes abadias, que podem ser conhecidas no Circuito das Abadias da Normandia, sem falar nas belas catedrais e igrejas da região.
A construção da Abadia do Mont Saint-Michel teve início em 708, há mais de mil e trezentos anos, sobre um rochedo numa ilha situada a pouco menos de dois quilômetros da costa, numa baía de aguas rasas.
A iniciativa foi do bispo de Avranches, Aubert, depois de ter visões em que São Miguel Arcanjo lhe pedia que construísse uma capela dedicada a ele.
Primeiro foi um pequeno oratório circular, mais tarde substituído por uma abadia beneditina, que depois ganhou uma igreja romanesca. Atraindo cada vez mais peregrinos, a abadia não parava de crescer.
Consagrada no ano de 709, a abadia está localizada no topo do rochedo, enquanto que a cidade, com suas casas, restaurantes, lojas e meios de hospedagem fica abaixo, permitindo que se veja hoje como era estratificada a sociedade na era medieval.
Rodeada por muralhas e com uma ponte levadiça na sua única entrada, a estrutura também remete às dificuldades da época.
A ação das marés faz com que a ilha fique rodeada pelo mar quando a maré está alta e de longos trechos de areia durante a maré baixa.
Além de um atrativo para os visitantes, durante séculos isso também foi um problema, impedindo que os peregrinos chegassem à abadia em períodos de maré alta,
Mais recentemente, o problema foi resolvido com a construção de uma ponte e hoje é possível chegar ao Mont Saint-Michel todos os dias sem qualquer problema.
A bela abadia que existe hoje, também conhecida como “Merveille” (Maravilha), é resultado de diversas mudanças e construções feitas através dos séculos em função de desmoronamentos, incêndios e outros problemas.
Toda folhada a ouro, a bela imagem do Arcanjo São Miguel instalada sobre a torre da abadia, também com muitos detalhes folhados a ouro, tem o seu reflexo visto a quilômetros de distância.
O interior da Abadia exibe peças selecionadas de arte sacra, como imagens, retábulos, frisos e cruzes dos diversos períodos de ocupação.
Os importantes manuscritos produzidos e armazenados durante séculos na Abadia agora estão na vizinha cidade de Avranches, onde existe uma biblioteca criada especificamente para eles, o Scriptorial de Avranches, uma das atrações turísticas da região.
Chama a atenção de quem vai conhecer Mont Saint-Michel a ótima estrutura, o cuidado e a atenção dedicados aos visitantes. Desde antes de chegar, a sinalização é farta e bem posicionada, garantindo que os visitantes cheguem sem problemas.
Uma ampla área de estacionamento, muito bem sinalizada, recebe carros e ônibus. O pagamento é feito em terminais automatizados.
A partir dos bolsões de estacionamento, uma sinalização cuidadosa encaminha os visitantes para o bem montado Centro de Informações, onde maquetes, painéis, monitores de vídeo e folhetos informativos permitem conhecer melhor a Abadia, o Mont Saint-Michel e a baía que os cerca.
Além de uma equipe de profissionais para atender o público, o Centro de Informações é dotado de uma estrutura completa, com auditório, sala de motoristas de ônibus, amplos banheiros e armários para armazenamento de bagagens.
De lá, os visitantes podem tomar os ônibus elétricos gratuitos ou as graciosas carruagens puxadas a cavalo que remetem aos modelos usados em outros séculos, ambos chamados de navettes e especialmente construídos para o Mont Saint Michel.
Em resumo, essa é uma visita extremamente interessante, imperdível para quem vai à França!
No caso de quem administra destinos de turismo religioso, definitivamente esse é um caso a ser estudado cuidadosamente e, se possível, copiado.
Para mais informações, consulte os sites abaixo:
www.abbaye-mont-saint-michel.fr/en
www.accueilmontsaintmichel.fr/es
www.ot-montsaintmichel.com
A Viagens de Fé visitou os destinos de turismo religioso da França a convite da Atout France
Catedral de Chartres, louvor a Maria em luz e cor
Conheça o Circuito das Abadias da Normandia, na França
Sainte Anne d’Auray, uma visita inesquecível na França
França oferece ampla opção de destinos de turismo religioso
França, destino de uma viagem inesquecível
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo