Peregrinos caminham durante a romaria Rota da Fé
A última edição de 2022 da tradicional Rota da Fé celebra o Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, percorrendo no próximo domingo, 11 de dezembro, o trajeto entre Campo Mourão e Corumbataí do Sul, no Paraná.
A iniciativa encerra com chave de ouro o 15º ano de realização da Rota da Fé, romaria regional que teve a sua primeira edição realizada no dia 10 de outubro de 2007.
O objeto da homenagem é uma nova rota de peregrinação a ser implantada em breve na região Oeste do Paraná como etapa inicial para peregrinos que pretendem percorrer o tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
Com um trajeto de aproximadamente 100 quilômetros entre as cidades de Campo Mourão e Fênix, o Caminho Iniciático incluirá ainda Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz e será o primeiro oficialmente reconhecido a ser implantado fora da Europa.

Peregrinos e ônibus durante a Rota da Fé
Criada para oferecer uma atividade sem complexidade que reunisse toda a família dos participantes, inclusive crianças e idosos, a Rota da Fé realizou um desejo do então Bispo da Diocese de Campo Mourão, Dom Mauro Aparecido dos Santos.
A metodologia utilizada mescla trechos de até três quilômetros percorridos a pé em oração e trechos mais longos, transpostos a bordo de ônibus rodoviários. Durante o percurso, os peregrinos têm à disposição água, frutas e assistência médica.
Após receber apenas 76 participantes na primeira vez em que foi realizada, ao chegar à sua 62ª edição a romaria atrai centenas de participantes, oriundos de diversas cidades da região.
O interesse em participar da Rota da Fé é tanto que é comum as vagas se esgotarem com antecedência devido à grande demanda.
Segundo os organizadores, é preciso limitar o número de participantes para melhor adequação à estrutura oferecida, como transporte em ônibus de turismo, assistência médica, alimentação (café da manhã e almoço) e equipe de apoio.

Focada no turismo religioso sustentável, a Rota da Fé é caracterizada pela caminhada dos fiéis em oração por igrejas e locais de manifestação da fé, pelo contato com a natureza e pelo conhecimento da história, gastronomia e costumes da região.
Em cada edição, a sustentabilidade é colocada em prática pelos participantes com atividades como o plantio de mudas, a coleta de lixo, a soltura de pequenos peixes e outras práticas de respeito ao meio ambiente.
Desde a primeira edição da Rota da Fé já foram plantadas mais de 380.000 mudas nativas e soltos mais de 150.000 pequenos peixes.
Organizada pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, com o apoio da Diocese de Campo Mourão, entidades e empresas da região, a peregrinação cria oportunidades para um encontro das famílias e das pessoas que desejam fazer uma experiência religiosa.
Serviço
Evento: 62ª peregrinação Rota da Fé
Data: 11 de dezembro de 2022
Local: Campo Mourão, PR
Site: www.rotasdafe.com.br
Informações: rotasdafe@gmail.com
Facebook: Rota da Fé
A sétima edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, considerado o maior evento técnico, científico… Continue lendo
O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo
Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo
A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo
A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo
Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo