Quem quer visitar Aparecida durante o período da pandemia de coronavírus (Covid-19) precisa se lembrar de que a retomada de atividades do Santuário Nacional de Aparecida não significa que tudo será como antes.
Durante o período da pandemia de coronavírus (Covid-19), o Santuário Nacional cessou todas as suas atividades voltadas para o público visitante.
Deste o dia 28 de Julho o Santuário está oficialmente reaberto para os peregrinos, com muitos cuidados e diversas restrições.
Confira a seguir 18 informações importantes para quem vai visitar Aparecida, referentes a diretrizes sanitárias, a retomada das Missas e administração de Sacramentos e ao funcionamento do complexo do Santuário Nacional:
O uso de máscaras de proteção, o distanciamento social e a higienização das mãos são obrigatórios.
Foram reforçados os cuidados de higienização dos ambientes comuns.
Todo protocolo sanitário foi elaborado com base nas normas e protocolos sanitários do governo do Estado de São Paulo e as orientações Litúrgico-Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Sim. O uso de máscara de proteção é obrigatório para todos os visitantes, tanto no interior da Basílica quanto do lado externo.
Os visitantes de todas as idades devem utilizar máscaras de proteção, manter o distanciamento social e fazer a higienização das mãos.
Importante: De acordo com o Decreto Municipal Nº 4.734, de 15 de junho de 2020, não é recomendada a participação dos seguintes grupos de pessoas:
O Santuário Nacional de Aparecida orienta que essas pessoas continuem acompanhando as celebrações pela Rede Aparecida de Comunicação.
O Santuário disponibiliza álcool em gel na entrada da Basílica e nos principais pontos de visitação.
A higienização dos ambientes comuns do Santuário foi reforçada, assim como os procedimentos operacionais de limpeza e capacitação dos colaboradores foram intensificados.
O interior do Santuário Nacional será higienizado no intervalo de cada missa.
O acesso à imagem de Nossa Senhora Aparecida também passará por higienização a cada três horas.
Será permitida a permanência de duas pessoas sentadas por banco, sendo uma em cada ponta, totalizando 1000 pessoas por celebração.
O acesso será pela colunata dos Apóstolos. O local de acesso terá a seguinte indicação: “Entrada para a missa”.
No local haverá verificação de temperatura.
Na sequência, os fiéis serão conduzidos para a Nave Leste, onde deverão higienizar as mãos com álcool em gel.
A saída da missa será exclusivamente pela Nave Oeste.
As missas serão celebradas nos seguintes horários:
De 2ª a 6ª feira: 6h45 | 9h | 12h | 16h
Sábados: 6h30 | 9h | 12h | 16h | 18h
Domingos: 6h | 8h | 10h | 12h | 16h | 18h
Em caso de necessidade, devido ao número limitado de lugares no interior do Santuário, serão celebradas missas simultaneamente na Tribuna Bento XVI, com demarcações de distanciamento social no chão.
A comunhão será dada somente sob a espécie de pão, na mão de cada pessoa e em silêncio.
Não será necessário responder “Amém” ao receber a Eucaristia, pois a resposta será feita de forma coletiva, antes de iniciada a distribuição da comunhão.
Todos devem permanecer de máscara, retirando-a por uma das alças, apenas no momento de comungar, recolocando-a logo em seguida, também pela alça.
As intenções de missa podem ser enviadas através da página www.a12.com/intencao ou pela Central de Atendimento ao Devoto, pelo telefone 0300 2 10 12 10 (ligação tarifada).
Os batizados serão retomados a partir de 28 de julho com as seguintes restrições:
O batismo no Santuário Nacional está limitado a quatro (4) batizandos por celebração. Cada batizando pode ser acompanhado por até seis (6) pessoas, entre pais, padrinhos e familiares.
Caso haja interesse de registo fotográfico da celebração, o fotógrafo será contabilizado neste número limite de acompanhantes. Assim, o batizando poderá ser acompanhado, por exemplo, por mãe, pai, madrinha, padrinho, um familiar e um fotógrafo.
A autorização para a foto deve ser retirada diretamente na Secretaria de Batismo, no momento de registro do batizando. Lembrando que o profissional também está sujeito aos Protocolos de Saúde, como uso obrigatório de máscaras e distanciamento social. Não é permitido o registro de fotos com pessoas sem o uso das máscaras.
Horários:
De 2ª a 6ª feira: 10h e 15h
Sábados e Domingos: 10h | 12h | 14h
Ainda não há previsão de data para o retorno da realização de casamentos.
As confissões ocorrerão somente sob a forma de absolvição comunitária, obedecendo-se ao uso obrigatório de máscaras e distanciamento social, conforme sinalização no chão e assentos.
Ainda não há previsão de data para o retorno das confissões individuais
A Matriz Basílica (Basílica Velha) permanecerá fechada para visitação.
Apenas a visita à Imagem de Nossa Senhora Aparecida será permitida conforme abaixo:
De 2ª a 6ª feira: das 7h às 12h
Sábados e Domingos: das 7h às 17h
Importante: respeite as indicações de distanciamento presentes no local
A participação dos fiéis será limitada a 46 pessoas por celebração (Consagração e Missa), da seguinte forma:
Consagração: A igreja abre para acesso às 14h30. Das 15h45 às 17h30, permanece fechada.
Missas: A igreja abre para acesso às 17h30, fechando logo após a celebração.
Entrada: apenas pela porta da direita da igreja.
Saída: Pelas portas da Secretaria e da nave central. A porta principal ficará aberta, mas sem acesso. A segunda porta (“porta da noiva”) ficará fechada.
Horário de funcionamento da Secretaria: Segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.
Sim. Para segurança de quem for visitar Aparecida, o estacionamento do Santuário está operando com 35% da capacidade das vagas para veículos, o que equivale a 2.000 vagas para carros.
Não é permitido o acesso de ônibus, micro ônibus e vans, de acordo com o Decreto Municipal Nº4.738, de 29 de junho de 2020. O controle será feito na entrada da cidade.
Horário de funcionamento:
De 2ª a 6ª feira: das 6h às 18h.
Sábados e Domingos: das 5h às 20h.
Ainda não há locais para alimentação em funcionamento. O visitante poderá trazer seu lanche de casa, porém não é permitida a realização de churrascos/confraternizações nos estacionamentos, bosques e entorno da Basílica.
O Santuário Nacional segue as regras do Plano São Paulo de flexibilização gradual e ainda aguarda a reabertura dos locais para alimentação.
Ainda não será permitida a realização de romarias e peregrinações em grandes grupos ao Santuário Nacional.
Importante: Não é permitido acesso de ônibus, micro ônibus e vans, de acordo com o Decreto Municipal Nº4.738, de 29 de junho de 2020. O controle será feito na entrada da cidade.
O acesso ao subsolo será feito exclusivamente pela rampa da Torre Brasília, com verificação da temperatura e permitindo a entrada de até 400 pessoas simultaneamente.
O fluxo de pessoas será em uma única direção, com uso obrigatório de máscara, distanciamento e higiene das mãos.
Todos os locais de visitação do Santuário, como Caminho do Rosário e Porto Itaguaçu, terão sinalização com as orientações de uso obrigatório de máscara, distanciamento e higiene das mãos.
Não serão permitidas celebrações e reza do Terço em grupos nesses locais.
A Capela do Porto Itaguaçu e o Morro do Cruzeiro permanecem fechados, bem como o Museu, o Mirante, a Cúpula, os Bondinhos aéreos, o Trem do Devoto e o Memorial da Devoção.
Fonte: Santuário Nacional
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo