Um inovador programa vem ajudando os visitantes interessados em turismo religioso a conhecerem melhor cinco das principais igrejas de Santos, no litoral paulista.
Lá, o roteiro de visitação às igrejas tem um ingrediente especial: a monitoria é feita por dez participantes de um programa municipal batizado de “Vovô Sabe Tudo”, que treina pessoas da terceira idade para servirem como monitores nas visitas de alguns dos principais pontos turísticos da cidade.
Depois de selecionados e treinados, os idosos passam a receber uma ajuda de custo de pouco mais de um salário mínimo mensal para dedicarem dezesseis horas da semana para compartilhar seus conhecimentos sobre o espaço em que recebem o público visitante, no caso, as igrejas.
Segundo a Secretaria Municipal de Turismo de Santos, em 2012 as cinco igrejas incluídas no roteiro receberam 15.655 visitantes.
Igrejas do roteiro, dias e horários de visitação
Santuário de Nossa Senhora do Carmo: visitas monitoradas às terças e sextas-feiras, das 9h às 11h;
Capela da Venerável Ordem 3ª do Carmo: visitas monitoradas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 14h00 às 17h00, às terças das 9h00 às 11h00 e às sextas das 9h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00;
Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Catedral): visitas monitoradas às quintas e sextas-feiras, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 e aos sábados, das 9h00 às 12h00;
Basílica Menor de Santo Antonio do Embaré: visitas monitoradas às quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, sábados das 8h00 às 11h00 e domingos das 14h00 às 17h00;
Santuário de Santo Antônio do Valongo: Terças, quartas e sábados das 9h00 às 12h00, quintas das 9h00 às 16h00 e sextas-feiras, das 14h00 às 17h00.
Além dessas, Santos também em outras igrejas que valem a pena visitar, como o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, construido em 1599 e situado no topo do morro do mesmo nome, no centro da cidade, com belíssima vista para toda a região. O Santuário é acessado através de estradas ou de um interessante funicular.
Vantagens para todos os envolvidos
A iniciativa é uma forma inteligente de ocupar e integrar o idoso, lhe dando uma fonte adicional de renda, sem esquecer de outras vantagens adicionais como por exemplo motivação e reforço ao amor próprio.
Acostumados a serem úteis e a trabalhar diariamente, muitos idosos chegam a entrar em depressão ao se aposentarem, por terem a sua renda diminuída e passarem se sentirem como pesos para suas famílias.
Ao mesmo tempo, o programa ajuda os visitantes a conhecerem em detalhe a história e características dos locais visitados, enriquecendo a experiência das viagens de turismo religioso.
Com certeza, muitos dos visitantes de nossas igrejas gostariam de ter a oportunidade de saber mais sobre a sua construção, os fatos históricos ocorridos ali e os detalhes sobre autoria, idade e origem das suas imagens religiosas, além de detalhes sobre a história do santo, muitas vezes desconhecido da maioria dos visitantes.
Apesar do caráter inovador, o programa “Vovô Sabe Tudo” desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Educação de Santos. já existe desde 1998 e já formou mais de 110 idosos e idosas.
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo