Durante a Semana Santa, a celebração da tradicional Via Sacra no Morro do Cruzeiro atrai milhares de romeiros s Aparecida, principal destino de viagens religiosas do Brasil, .
A Via Sacra, que percorre as 14 estações espalhadas ao longo do percurso de 900 metros, desde o pé do Morro do Cruzeiro até o alto, onde fica um belo altar adornado com uma escultura do Senhor morto, recorda os últimos momentos da vida de Jesus.
A procissão se inicia às 5h da Sexta-feira Santa e abre as atividades do dia no Santuário Nacional. O silêncio e o respeito são marcas fortes do momento penitencial.
A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é um dos pontos altos das celebrações da Semana Santa no mundo todo. No Santuário Nacional, em Aparecida, não é diferente.
Às cinco horas da manhã, quando o dia ainda não começou a clarear, cerca de cinco mil fiéis se reúnem na entrada do Morro do Cruzeiro para percorrer em oração o caminho de quase um quilômetro da Via-Sacra, enfrentando um desnível de 87 metros.
Muitos carregam velas nas mãos, representando a luz de Cristo, que venceu a escuridão da morte. Outros percorrem o trajeto descalços, como forma de sacrifício.
A caminhada dura cerca de uma hora e meia, parando a cada uma das estações adornadas com painéis confeccionados em cimento pelo artista Adélio Sarro que relembram a Paixão e Morte de Jesus Cristo.
A caminhada chega ao fim no alto do Morro do Cruzeiro, em frente ao altar e abaixo da uma enorme cruz em aço de 23 metros de altura e 25 toneladas de pêso.
As orações e a celebração da Via Sacra no Morro do Cruzeiro são uma das tradições dos romeiros que visitam Aparecida.
A primeira cruz no alto do morro foi fixada em 1925 e, durante a celebração da Semana Santa de 1948, foram inauguradas as capelinhas da Via-Sacra pelo vigário Padre Antônio Pinto de Andrade.
Em 2000, a área foi remodelada, ganhando a forma de hoje e em 2004 foi inaugurado o Bondinho de Aparecida, que leva os romeiros do Santuário Nacional até o alto do Morro do Cruzeiro.
Graças a essa facilidade, que eliminou a necessidade de superar à pé o aclive, grande número de romeiros passou a ir até o alto do morro para apreciar a vista privilegiada de Aparecida e da região durante todo o ano.
Além de um amplo belvedere, o topo do Morro do Cruzeiro tem ainda uma torre de observação dotada de elevadores, uma loja do Santuário, uma lanchonete dotada de mesinhas e guarda-sóis ao ar livre e sanitários.
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo