Vitrais da bela Catedral de Maringá, no Paraná

Vitrais da bela Catedral de Maringá

O turismo religioso atrai milhares de visitantes a romarias, festejos e locais de peregrinação do Paraná, movimentando a economia e ajudando a gerar emprego e renda.

Reconhecendo a importância desse segmento turístico, a Secretária de Turismo do estado, através da Paraná Turismo, tem investido em qualificação, estruturação e divulgação, exemplo que deveria ser seguido por outros estados brasileiros.

Muitos municípios do Paraná são reconhecidos por esse tipo de turismo. Diversos, inclusive, abrigam rotas com percursos traçados ou se integram e rotas mais amplas, como por exemplo a Rota do Rosário.

Rota do Rosário
Logotipo da Rota do Rosário

Logotipo da Rota do Rosário

Criada em 2008 pelo Bispo Emérito Dom Fernando José Penteado, a Rota do Rosário, abrange diversos municípios das regiões Norte e Norte Pioneiro do Paraná.

Além de ser um atrativo de turismo religioso, ela também serve como estímulo para que os turistsa permaneçam mais tempo e conheçam os demais atrativos destas regiões.

Os santuários mais visitados são o de São Miguel Arcanjo, na cidade de Bandeirantes, e o santuário e festa Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos.

Santuário de São Miguel Arcanjo, na cidade de Bandeirantes, um dos mais visitados da Rota do Rosário

Santuário de São Miguel Arcanjo, na cidade de Bandeirantes, um dos mais visitados da Rota do Rosário

Além destes, também fazem parte da Rota do Rosário santuários como o de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Bandeirantes; Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Catedral de Nossa Senhora Imaculada Conceição e Nossa Senhora de Guadalupe, todos os três em Jacarezinho; Santo Inocêncio, em Tomazina; Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, em Ibaiti, e Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, em Jaguariaíva.

Também integram esta rota o santuário de São Vicente Palloti, em Ribeirão Claro; Divino Espírito Santo, em Ribeirão do Pinhal; Nossa Senhora das Graças, em Santo Antônio da Platina, e a Igrejinha de Arapoti, em Arapoti.

Uma das romarias da Rota da Fé

Uma das romarias da Rota da Fé

Outra rota de romarias no Paraná é a tradicional Rota da Fé, na região de Campo Mourão, que atrai cada vez mais participantes para caminhadas com forte conteúdo de oração e reflexão.

LEIA TAMBÉM  Flytour Viagens aposta em Aparecida e roteiros de turismo religioso

 

Festas religiosas
Festa de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, no Paraná

Festa de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá

As festas religiosas são tradicionais no Paraná, atraindo milhares de turistas todos os anos para diversas regiões do Estado.

No Litoral, por exemplo, acontecem as festas de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do estado; Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Porto e a do Divino Espírito Santo.

Na região Norte e Norte Pioneiro o destaque fica para as festas de Santa Rita de Cássia e a Senhor Bom Jesus da Cana Verde, além da celebração de Corpus Christi, que ocorre em todo o Estado.

Prudentópolis
Igreja de São Josafat em Pudentópolis, no Paraná

Igureja de São Josafat em Pudentópolis

Uma das cidades paranaenses que atrai muitos turistas é Prudentópolis. uma das mais religiosas do estado Conhecida como a “capital da oração”, por conta de suas inúmeras igrejas, muitas delas construídas em estilo bizantino, remetendo à tradição ucraniana, que é muito forte na região. Os visitantes podem conhecer os templos, muitos deles com missas celebradas em ucraniano.

Curitiba
Santuário da Divina Misericordia, em Curitiba

Santuário da Divina Misericordia, em Curitiba

O turismo religioso também tem atrai muitos visitantes para Curitiba, a capital do Paraná, onde diversos santuários costumam receber grande número de fiéis vindos de outras cidades e da região metropolitana.

É, por exemplo, o caso dos santuários como o de Nossa Senhora de Guadalupe, onde o pároco é o padre Reginaldo Manzotti; o da Divina Misericórdia e o de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde todas as quartas-feiras são rezadas as tradicionais Novenas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Catedrais
A bela Catedral de Maringá, no Paraná

A bela Catedral de Maringá

Outras cidades do Paraná, como Londrina e Apucarana, têm nas suas belas catedrais importantes atrativos de turismo religioso.

Em resumo, por esses e outros motivos, como a tradicional hospitalidade dos paranaenses, a excelente gastronomia e a boa rede hoteleira, o estado do Paraná é uma excelente opção para quem curte destinos de turismo religioso

LEIA TAMBÉM  Anchieta, no Espírito Santo, recebe seminário sobre legado Jesuítico