Secretaria de Turismo de Aparecida vai combater abusos contra romeiros

Devotos percorrem a Passarela da Fé, em Aparecida - foto Miguel Schincariol

Devotos percorrem a Passarela da Fé, em Aparecida

Ciente da reclamação de vários turistas durante o mês de julho, a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Aparecida anunciou que vai começar nas próximas semanas uma campanha de conscientização para combater a cobrança abusiva de produtos e serviços por alguns comerciantes da cidade.

A ação envolverá as secretárias de Indústria e Comércio e Segurança Pública e Trânsito.

Por meio de veículos de comunicação e reclamações por telefone da própria Secretaria, visitantes se queixaram de valores abusivos em refeições e serviços prestados na cidade, informando ainda que se sentiram enganados, sendo atraídos por ‘agenciadores’ que divulgavam o preço de uma refeição econômica, mas depois de almoçarem nos estabelecimentos, eram obrigados a pagar contas de valores elevados.

Abusos

Indignada, a secretária de Turismo de Aparecida, Regina Amaral declarou: “Nossa intenção é combater a prática de preços abusivos verificada principalmente quando a cidade excede a expectativa de romeiros nos fins de semana. Isso é ilegal, imoral e denigre a imagem de nossa cidade. Somos uma estância turística, nossa economia gira em torno do turismo e se este se sentir lesado falará mal da cidade. Nossa obrigação é atender bem ao visitante, oferecer bons produtos e serviços a preços justos”.

A prática fere o Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 36, parágrafo primeiro que diz: “É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.”

Segundo o setor competente da Prefeitura, existe regularmente uma fiscalização sobre a obrigatoriedade dos bares e restaurantes possuírem cardápios com o preço de cada uma das refeições oferecidas.

Isso é um direito do Consumidor, ele precisa saber quanto vai pagar pela comida, pela bebida e se existe taxa de serviço.

A ação da Prefeitura de Aparecida

A ação ocorrerá em duas frentes: ativa e educativa. A Prefeitura irá intensificar o trabalho de fiscalização, tendo como foco o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, junto à Procuradoria Jurídica será verificado se existe necessidade de regulamentar com legislação própria alguns serviços na cidade.

Queremos que o turista saiba quanto vai pagar pelo café, pelo almoço, pelo táxi, por qualquer serviço que vá utilizar ou produto que vá comprar. Não podemos controlar quanto cada comerciante cobra, mas o visitante precisa saber o que vai pagar antes de consumir, de maneira clara, para não ser pego de surpresa”, disse Regina Amaral.

A parte educativa da campanha visará conscientizar o turista sobre que atitude tomar para evitar ser lesado e o que fazer caso isso ocorra.

Alguns cuidados podem ser tomados por parte do visitante, tais como sempre pedir o cardápio com o preço, perguntar quanto será a corrida antes de entrar no táxi e evitar o uso de transporte clandestino.

Além disso, quando se sentir lesado, o turista deve procurar os órgãos competentes, como o PROCON ou a polícia.

Poucas pessoas sabem, mas elas podem registrar a reclamação em sua cidade de origem, principalmente porque no caso do PROCON, que é um órgão estadual. O que desejamos informar aos turistas que é importante a denúncia, pois através dela as medidas cabíveis podem ser tomadas”, concluiu Regina.

As informações sobre os como proceder nesse caso serão divulgadas por meio de faixas, serviço de som, cartazes e apoio dos veículos de comunicação.

 

Compartilhe

Notícias recentes

Associação Brasileira de Turismo Religioso segmenta atuação e aponta novos diretores

Associação Brasileira de Turismo Religioso segmenta atuação e aponta novos diretores

Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo

Veja mais imagens dos mosaicos da Fachada Sul do Santuário de Aparecida

Veja mais imagens dos mosaicos da Fachada Sul do Santuário de Aparecida

Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo

Guias de turismo de Aparecida se qualificam sobre Fachada Sul

Guias de turismo de Aparecida se qualificam sobre Fachada Sul

Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo

Aparecida: veja como ficou a Fachada Sul do Santuário Nacional

Aparecida: veja como ficou a Fachada Sul do Santuário Nacional

Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo

Canela se prepara para a 64a Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio

Canela se prepara para a 64a Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio

A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo

Criada a Rota Turística do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul

Criada a Rota Turística do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul

A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo

Pular para o conteúdo