O Santuário Nacional passou a adotar novas técnicas para estimular o turismo religioso, realizando sua primeira viagem de familiarização (fam trip) para profissionais, formadores de opinião e representantes de algumas das principais entidades de turismo e eventos.
Durante os dias 18 e 19 de abril, os participantes fizeram visitas técnicas ao ao Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao hotel Rainha do Brasil, onde também ficaram hospedados, assim como uma visita monitorada ao Santuário Nacional.
Atrações como o Museu Nossa Senhora Aparecida, o Memorial da Devoção e os Bondinhos Aéreos também fizeram parte do itinerário da fam trip.
Conhecidas como fam trips ou fam tours, as viagens de familiarização são organizadas por destinos ou atrações de turismo para permitir que profissionais os conheçam melhor e, assim, gerem aumentos do volume de visitantes encaminhados por esses profissionais.
No caso de Aparecida, além do destino e suas atrações, foram foco da fam trip também o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida e o hotel Rainha do Brasil.
Um outro tipo de viagem de familiarização são as “press trips“, que buscam apresentar destinos, atrações e serviços turísticos para jornalistas, gerando divulgação nos respectivos veículos de comunicação e atingindo dessa maneira os respectivos leitores.
Segundo a equipe responsável pela organização dessa primeira fam trip, como principal destino de peregrinação do Brasil, o Santuário Nacional tem potencial para abrigar eventos de diversos segmentos nos espaços do Centro de Eventos, do hotel Rainha do Brasil e da Cidade do Romeiro.
Iniciativa merece destaque
A iniciativa do Santuário Nacional adotando esse tipo de ferramenta de Marketing merece destaque e deveria ser seguida por outros polos de turismo religioso de todo o Brasil.
Quanto mais profissionais-chave de turismo, formadores de opinião, multiplicadores e jornalistas conhecerem com maior detalhe esses destinos e atrações, melhor para esses destinos e atrações, bem como para o turismo religioso como um todo.
Infelizmente, para a maioria dos nossos estados, cidades e regiões, o turismo religioso raramente é considerado como produto turístico capaz de gerar inúmeros benefícios.
Além de ser um pooderoso instrumento de evangelização, o turismo religioso ajuda a preservar o patrimônio religioso, a aumentar a arrecadação de impostos, a geração de renda e a criação de novos negócios, entre outros benefícios.
Parabéns à equipe do Santuário Nacional pela iniciativa de realização dessa primeira fam trip! Que essa seja apenas a primeira de muitas.
Faltam só 30 dias para o início da 455ª edição da tradicional Festa da Penha,… Continue lendo
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, está ampliando a sua estrutura de… Continue lendo
Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo
A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo
A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo
A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo