Santuário Nacional usa fam trips para atrair mercado de turismo e eventos

Santuário Nacional de Aparecida visto desde a passarela - foto Thiago Leon
 
O Santuário Nacional passou a adotar novas técnicas para estimular o turismo religioso, realizando sua primeira viagem de familiarização (fam trip) para profissionais, formadores de opinião e representantes de algumas das principais entidades de turismo e eventos.
Durante os dias 18 e 19 de abril, os participantes fizeram visitas técnicas ao ao Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao hotel Rainha do Brasil, onde também ficaram hospedados,  assim como uma visita monitorada ao Santuário Nacional.
Atrações como o Museu Nossa Senhora Aparecida, o Memorial da Devoção e os Bondinhos Aéreos também fizeram parte do itinerário da fam trip.
 

O que são fam trips?

 
Vista noturna do interior do Santuário Nacional de Aparecida - Foto Viagens de Fé
 
Conhecidas como fam trips ou fam tours, as viagens de familiarização são organizadas por destinos ou atrações de turismo para permitir que profissionais os conheçam melhor e, assim, gerem aumentos do volume de visitantes encaminhados por esses profissionais.
No caso de Aparecida, além do destino e suas atrações, foram foco da fam trip também o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida e o hotel Rainha do Brasil.
Um outro tipo de viagem de familiarização são as “press trips“, que buscam apresentar destinos, atrações e serviços turísticos para jornalistas, gerando divulgação nos respectivos veículos de comunicação e atingindo dessa maneira os respectivos leitores.
Segundo a equipe responsável pela organização dessa primeira fam trip, como principal destino de peregrinação do Brasil, o Santuário Nacional tem potencial para abrigar eventos de diversos segmentos nos espaços do Centro de Eventos,  do hotel Rainha do Brasil e da Cidade do Romeiro.
 
Iniciativa merece destaque
 
Santuário Nacional de Aparecida visto a parrir dos jardins da Cidade do Romeiro - Foto: Viagens de Fé
 
A iniciativa do Santuário Nacional adotando esse tipo de ferramenta de Marketing merece destaque e deveria ser seguida por outros polos de turismo religioso de todo o Brasil.
Quanto mais profissionais-chave de turismo, formadores de opinião, multiplicadores e jornalistas conhecerem com maior detalhe esses destinos e atrações, melhor para esses destinos e atrações, bem como para o turismo religioso como um todo.
Infelizmente, para a maioria dos nossos estados, cidades e regiões, o turismo religioso raramente é considerado como produto turístico capaz de gerar inúmeros benefícios.
Além de ser um pooderoso instrumento de evangelização, o turismo religioso ajuda a preservar o patrimônio religioso, a aumentar a arrecadação de impostos, a geração de renda e a criação de novos negócios, entre outros benefícios.
Parabéns à equipe do Santuário Nacional pela iniciativa de realização dessa primeira fam trip! Que essa seja apenas a primeira de muitas.

Receba grátis as nossas novidades!

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas reportagens e artigos mais recentes.

Para se cadastrar, basta digitar abaixo o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso,. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Compartilhe

Notícias recentes

Espanha: números mostram importância do turismo religioso

Espanha: números mostram importância do turismo religioso

Qual é o impacto econômico do turismo religioso? Quantas pessoas o praticam? Quantos empregos ele… Continue lendo

Fátima: impacto da pandemia sobre turismo religioso é tema de seminário

Fátima: impacto da pandemia sobre turismo religioso é tema de seminário

O Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT), em Fátima, Portugal, começa nesta quinta-feira, 24 de… Continue lendo

Santuário de Aparecida amplia a estrutura de acolhida para peregrinos

Santuário de Aparecida amplia a estrutura de acolhida para peregrinos

No dia 21 de junho a “Basílica Nova” de Aparecida completa 62 anos de atendimento… Continue lendo

CNBB assina acordo com o Iphan para preservar patrimônio religioso

CNBB assina acordo com o Iphan para preservar patrimônio religioso

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico… Continue lendo

Mercado brasileiro é destaque no Workshop de Turismo Religioso em Fátima

Mercado brasileiro é destaque no Workshop de Turismo Religioso em Fátima

Nos próximos dias 24 e 25, Fátima volta a ser o centro das atenções de… Continue lendo

Pastur de Salvador lança roteiro Conventos e Mosteiros

Pastur de Salvador lança roteiro Conventos e Mosteiros

A Pastoral de Turismo de Salvador lançou um novo roteiro temático, continuando o seu trabalho… Continue lendo

Receba grátis as nossas novidades!

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas

reportagens e artigos mais recentes.

 

Para se cadastrar, basta digitar abaixo

o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Pin It on Pinterest

Share This