No dia 21 de junho a “Basílica Nova” de Aparecida completa 62 anos de atendimento aos peregrinos.
Ao longo do tempo, a estrutura de acolhimento do Santuário Nacional foi sendo continuamente aprimorada e adequada à quantidade cada vez maior de devotos que visitam a “casa de Nossa Senhora Aparecida”.
Se adequando às necessidades atuais, o Santuário de Aparecida inaugurou recentemente, um novo espaço para suporte aos devotos que realizam romarias ao principal templo católico do Brasil.
Localizado na marquise do Centro de Apoio ao Romeiro, o Centro de Informações Turísticas e Religiosas (CIT), oferece aos peregrinos a emissão dos certificados que marcam o fim das peregrinações.
Peregrinações a Aparecida
O trajeto dos peregrinos até Aparecida pode ser feito a pé, de bicicleta ou até mesmo de motocicleta.
A certificação é concedida tanto para os devotos que utilizam as rotas de romarias pré-definidas – que partem de cidades mineiras, cariocas e paulistas – quanto para as romarias que chegam ao Santuário de Aparecida por caminhos alternativos.
Ao todo, oito roteiros formam os trajetos oficiais de peregrinação: o Caminho da Fé, Caminho de Aparecida, Caminho de Nossa Senhora, Caminho da Padroeira, Caminho Religioso da Estrada Real e a Rota da Luz, principal opção para quem quer evitar a perigosa Via Dutra.
Para obter o cerificado, os peregrinos que utilizam estes itinerários precisam obter uma credencial, que é emitida nos postos de saída.
Ao longo do percurso, nos pontos de parada da romaria, a credencial vai recebendo carimbos que atestam a passagem do peregrino, que recebe o último carimbo e tem seu certificado emitido ao chegar ao Santuário.
Já no caso das romarias independentes, que não utilizam os caminhos “oficiais”, a certificação é concedida diretamente no Santuário, sem a necessidade de credenciamento prévio.
Rotas de Devoção
O Certificado Rotas de Devoção
O diploma é entregue no ato da chegada do peregrino ao Centro de Informações Turísticas e Religiosas. A solicitação do certificado “Rotas da Devoção” deve ser feita pelo próprio peregrino com a apresentação de RG e CPF.
Junto com a certificação, o peregrino também recebe um “botton” personalizado como recordação da romaria.
Além deste serviço, no Centro de Informações também é possível saber sobre o funcionamento do Santuário de Aparecida, dias e horários das celebrações e sacramentos, além de indicações de atrativos e roteiros turísticos. O local também funciona como ponto e encontro de localização de achados e perdidos.
Outro atrativo do CIT é a exposição permanente de uma maquete de 13,37 m² na qual estão representadas, de forma fidedigna, as áreas do Santuário, dentro e fora dos muros.
O modelo auxilia na compreensão dos espaços, possibilitando que o peregrino entenda os locais que deseja visitar no complexo.
O Centro de Informações Turísticas e Religiosas funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 8h às 17h.
Informações sobre as peregrinações a pé podem ser obtidas escrevendo para o e-mail [email protected].
Começa hoje a 17ª edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que continua… Continue lendo
De longe o mais significativo evento católico, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023… Continue lendo
O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontece de 9 a 11 de… Continue lendo
A cidade de Paysandú, no Uruguai, será a sede da 17ª edição do consagrado Congresso… Continue lendo
Dá pra se fazer turismo religioso de bicicleta? Há vários exemplos que mostram que sim,… Continue lendo
A Jordânia, destino de turismo religioso que foi palco de muitas das passagens que constam… Continue lendo