Destaques

Barcelona ganha portal de turismo religioso para ajudar na recuperação

Barcelona é a cidade mais visitada da Espanha. E, antes da pandemia, dois dos três locais mais visitados pelo turistas na cidade eram igrejas.

Ou seja, o patrimônio religioso era o principal motor do turismo da capital da região espanhola da Catalunha.

Como na maior parte do mundo, com o início da pandemia de coronavírus e a adoção de medidas necessárias para evitar a sua disseminação, o turismo praticamente parou, na maior crise já enfrentada nesse segmento.

Para ajudar na recuperação do setor turístico da cidade, a Arquidiocese de Barcelona criou um portal dedicado ao turismo religioso, oferecendo aos visitantes informações detalhadas sobre o patrimônio religioso e os serviços existentes.

O novo portal  de turismo religioso de Barcelona

O portal turisme.esglesia.barcelona/es, criado pela Arquidiocese de Barcelona a​través do Secretariado do Ministério do Turismo, Peregrinações e Santuários, que equivale à nossa Pastoral do Turismo, tem o propósito de ser ​​uma ferramenta pastoral que coloca o patrimônio religioso ao serviço da recuperação do setor turístico na diocese.

O novo portal, criado para promover a experiência e o acesso à informação para turistas e entidades civis promotoras do turismo, oferece diversos serviços.

Entre eles, facilita a localização e promoção de visitas a templos diocesanos tão importantes como a Basílica da Sagrada Família ou os principais eventos religiosos e suas tradições em Barcelona.

O acesso a bilhetes de entrada válidos para diferentes templos também será promovido. O primeiro vai abranger a Basílica da Sagrada Família, a Catedral de Santa Cruz e Santa Eulália e a Basílica de Santa Maria Del Mar.

Mostra também os horários das missas internacionais na Basílica da Sagrada Família e na Basílica de Santa María del Mar ou das celebrações em igrejas emblemáticas da Arquidiocese, como a Catedral da Santa Cruz e Santa Eulália, a Basílica da Sagrada Família, a Basílica de Santa Maria de Mataró, a Basílica da Virgem de Barcelona, ​​padroeira da cidade e o Templo Expiratório Sagrado Coração de Jesus, no monte Tibidabo.

Além disso, o portal também mostra as paróquias de Barcelona onde se celebra a Santa Missa dominical em outras línguas, como português, inglês, italiano, francês, alemão, ucraniano, polonês, chinês e tagalog.

Finalmente, também é possível encontrar informações sobre alojamentos religiosos e alojamentos monásticos para grupos de peregrinos, ciclos de concertos de órgãos, missas polifônicas ou um motor de busca de peregrinação ágil com todas as informações necessárias para decidir o destino e o momento em que deseja fazer a peregrinação.

Igrejas, o principal patrimônio turístico

Detalhe do interior da Catedral de Santa Cruz e Santa Eulália

Antes da pandemia, 1 em cada 3 turistas que visitavam os monumentos e locais de interesse de Barcelona optavam pelo patrimônio religioso da cidade, somando mais de 8 milhões de visitas anuais de um total de 25,7 milhões registradas na cidade.

Isto significa que as igrejas da cidade são o seu patrimônio turístico mais importante, seguido pelos museus (com 6,5 milhões de visitantes) e de locais de interesse como o Parque Güell (3,1 milhões de visitantes), a Casa Batlló ou La Pedrera, as conhecidas obras de Gaudi, arquiteto que também projetou a Basílica da Sagrada Família.

Detalhe da fachada da Natividade da Basílica da Sagrada Família

Dos três primeiros locais da cidade que mais recebem visitantes, o primeiro e o terceiro foram templos religiosos: a Basílica da Sagrada Família e a Catedral da Santa Cruz e Santa Eulália.

“Nestes tempos difíceis, a Igreja de Barcelona deve ajudar a sociedade, no povo de Deus, com todas as ferramentas que temos em nossa disposição. E este site, onde poderá conhecer todo o patrimônio cultural e cultural que a Igreja de Barcelona oferece, está ao serviço de todos, mas principalmente do tecido turístico e econômico da diocese para ajudar na sua recuperação. Confiamos que nosso patrimônio tangível e intangível servirá à capacidade de mobilização e unificação do povo de Deus.“, declarou o monsenhor Josep Maria Turull, diretor do Secretariado de Turismo, Peregrinações e Santuários da Arquidiocese de Barcelona e reitor da Basílica da Sagrada Família, ​​

Sites para visitar

Conheça melhor as três igrejas mais visitadas de Barcelona visitando os seus respectivos sites:

* Texto também publicado no portal Diário do Turismo

Leia também:

CONHEÇA AS ATRAÇÕES DE TURISMO RELIGIOSO DA ESPANHA
A Viagens de Fé é Media Partner do XVI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontecerá em Pamplona, Espanha, de 21 a 24 de setembro de 2021. www.congresoturismoreligioso.com/

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas reportagens e artigos mais recentes.

Para se cadastrar, basta digitar abaixo o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso,. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Compartilhe

Notícias recentes

No dia da Imaculada Conceição, Basílica da Sagrada Família ganha Torre de Maria

A Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, inaugura a Torre da Virgem Maria, também conhecida… Continue lendo

Rota da Fé terá 60a. edição no dia 5 de dezembro

  No próximo dia 5 de dezembro, a bem avaliada romaria Rota da Fé alcança… Continue lendo

Santuário Nacional de São José de Anchieta, no Espírito Santo, é restaurado

Depois de três anos de obras de restauro e readequação, o Santuário Nacional de São… Continue lendo

Turismo religioso é tema de evento no Skal Club Madrid

O turismo religioso foi o tema de um almoço promovido pelo Skal Internacional de Madrid,… Continue lendo

Fátima: 10º Workshop Internacional de Turismo Religioso será em março

O tradicional Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT) volta a acontecer no próximo ano no… Continue lendo

Encontro Argentino de Turismo Religioso será em dezembro

A decima-quarta edição do Encontro Argentino de Turismo Religioso será realizada nos próximos dias 10… Continue lendo