page contents

Primeiro Congresso Brasileiro de Turismo Religioso acontece em maio em Salvador

Congresso Brasoleiro de Turismo Religioso - Salvador - 9 a 12 de maio de 2018

Salvador, primeira cidade brasileira a ter uma Diocese e um dos principais destinos de turismo religioso no País, receberá no período de 9 a 12 de maio o primeiro Congresso Brasileiro de Turismo Religioso. A iniciativa é da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e da Pastur – Pastoral de Turismo da CNBB.
O evento terá uma rica programação, com quatro palestras, três mesas redondas e várias análises de caso, que ocuparão a manhã e a tarde dos dias 10 e 11.
Programação
A programação técnica do I Congresso Brasileiro de Turismo Religioso será aberta com uma palestra do Cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, que abordará o tema Turismo Religioso, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz.
O encerramento dessa programação será feito com outra palestra, ministrada por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil e ex-bispo referencial para o turismo religioso da CNBB, que discorrerá sobre o tema Turismo Religioso e Caminhos Para a Promoção Humana Integral.
Entre outras referências sobre turismo religioso no Brasil, estarão apresentando palestras, analisando casos e participando de mesas redondas o padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, o empresário Pedro Kempe, da operadora Domus Viagens e Padre Edson Menezes, Reitor da Basílica do Bonfim, em Salvador.

igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Salvador

Turismo Religioso e seus reflexos para a sociedade

“Temos certeza que refletir, aprender, discutir e partilhar sobre este tema será uma grande oportunidade para toda a sociedade. Para os fiéis, um olhar de evangelização a partir de uma realidade que toca o coração do povo nordestino.
Para os poderes públicos, a certeza de que tem nas mãos uma potencia de crescimento humano e social, com uma prática de turismo que gera emprego e renda com paz, preservação humana e ambiental”, afirma o padre Manoel Filho, coordenador da Pastoral do Turismo da CNBB e responsável pela coordenação do Congresso Brasileiro de Turismo Religioso.
“Para o mundo empresarial, uma nova possibilidade de negócios, com turistas fidelizados em essência que, além de frequentar os lugares sagrados, compram passagens e se hospedam, fazem refeições e adquirem produtos associados ao turismo, frequentam a cidade e outros pontos de visitação”, continua.
E complementa: “O Turismo Religioso, portanto, tem uma palavra para a sociedade e merece ser tratado com a importância que lhe cabe no contexto atual. Acreditamos nesta modalidade turística e vemos nela uma lufada de ar diante das inúmeras dificuldades enfrentadas por nosso país e nosso povo”.

Congresso Brasileiro de Turismo Religioso

Festa do Bonfim em frente à tradicional Igreja do Bonfim maior atração de turismo religioso da Bahia

A Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim é a maior atração de turismo religioso da Bahia


A programação do Congresso Brasileiro de Turismo Religioso será encerrada  no dia 12 de maior com dois tours, que percorrerão algumas das mais belas igrejas de Salvador.
Maiores informações sobre o evento e a programação completa do evento podem ser obtidas no site www.congressoturismoreligioso.com.br
A Viagens de Fé apoia a realização do primeiro Congresso Brasileiro de Turismo Religioso, reflexo da estruturação e do crescimento das viagens de fé e devoção no País.
Compartilhe

Matérias recentes

Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

  No próximo dia 13 de outubro, Irmã Dulce deixa de ser beata e passa a ser reconhecida como santa… Continue lendo

13 de setembro de 2019
Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Um novo evento focado no turismo religioso e espiritual promete ser o foco das atenções dos profissionais do segmento na… Continue lendo

11 de setembro de 2019
Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

  A partir de agora quem visita Aparecida passa a contar com mais uma opção para conhecer os principais pontos… Continue lendo

10 de setembro de 2019
Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

  Último feriado nacional antes das comemorações da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, o feriado da Independência deve… Continue lendo

6 de setembro de 2019
Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

  Quem vai fazer a peregrinação à pé até Aparecida pela Rota da Luz SP e deseja ter um comprovante… Continue lendo

6 de setembro de 2019
Conheça a programação da 6a. Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida

Conheça a programação da 6a. Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida

  Aparecida volta a receber no final de setembro a sexta edição da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a… Continue lendo

5 de setembro de 2019