Destaques

Mais de 5 milhões visitam Aparecida em 2021 apesar da pandemia

Mesmo apesar da pandemia de coronavírus, mais de cinco milhões de devotos visitaram o Santuário Nacional de Aparecida durante 2021. Nem os riscos, nem as dificuldades de viagem ou ainda as inúmeras restrições sanitárias adotadas pelo Santuário para proteger os fiéis foram capazes de afastar esses milhões de devotos da “Casa da Mãe Aparecida”.

Embora superior aos 3,3 milhões de visitantes registrados em 2020, primeiro ano da pandemia que vitimou mais de 600 mil brasileiros, o total alcançado no ano passado ainda representa cerca da metade da média anual de romeiros dos anos antes do início da mais grave crise de saúde pública que já enfrentamos.

Em 2019, último ano antes do início da pandemia, o Santuário de Aparecida registrou a presença de 11.963.635 romeiros, número inferior mas bastante próximo dos 12.595.397 visitantes recebidos em 2018 e dos 12.996.818 anotados em 2017, ano em que foram comemorados os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul.

Visitação durante a pandemia

Crucifixo no vão central do Santuário Nacional de Aparecida visto durante visita noturna – foto Viagens de Fé

Com o início da pandemia de Covid-19 em 2020 e a drástica redução das atividades do Santuário em função da adoção de diversas medidas para impedir a disseminação da doença, o total de visitantes recebidos registrou violenta queda, somando apenas 3.371.127 pessoas, total equivalente a apenas 28% dos visitantes em 2019.

Em 2021, com a progressiva retomada da maioria das atividades do Santuário Nacional em função da flexibilização dos protocolos sanitários, o movimento de romeiros começou a se recuperar, embora o fluxo de romeiros ainda tenha ficado longe do registrado nos anos anteriores.

No total, 5.014.815 pessoas visitaram o Santuário no período de janeiro a dezembro de 2021, alcançando 42% dos quase 12 milhões de visitantes registrados em 2019, último ano antes do início da pandemia .

O fluxo de visitantes foi crescendo lentamente, evoluindo ao longo do ano conforme aumentava o número de pessoas vacinadas e as autoridades iam relaxando as restrições sanitárias.

Durante o primeiro trimestre, os visitantes representaram cerca de 13% do número total do ano, percentual também repetido no segundo trimestre. No terceiro trimestre o fluxo de visitantes praticamente dobrou em relação ao anotado nos primeiros seis meses no ano, alcançando 28% do total.

A evolução continuou no quarto e último trimestre, período tradicionalmente forte, quando o Santuário recebeu 46% do total de romeiros de 2021, com a repetição de cenas normais em anos pré-pandemia, como filas e até fechamento dos acessos da cidade em função do volume excessivo de veículos.

O dia mais movimentado do ano foi 14 de novembro, domingo que antecedeu o feriado de Proclamação da República, quando o Santuário Nacional recebeu 143 mil devotos, quase o dobro dos 75 mil registrados dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida.

 

Compartilhe

Notícias recentes

Santuário de Lourdes terá Rosário em Português domingo, dia 11 de fevereiro

Neste domingo, dia 11 de fevereiro, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França,… Continue lendo

Paraíba ganha roteiro Caminhos da Paixão

A partir deste mês, o estado da Paraíba ganha uma nova opção de turismo religioso,… Continue lendo

Empresa aérea Volotea voa de Paris (Orly) para Lourdes por só 54 euros

Qual é a  maneira mais barata e rápida de ir de Paris a Lourdes, onde… Continue lendo

Saiba o que rezar em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida

Você finalmente conseguiu fazer a sua viagem a Aparecida e agora está na Basílica de… Continue lendo

Santuário de Lourdes vai receber show gratuito de Andrea Bocelli

Quem puder estar no Santuário de Lourdes, na França, no dia 16 de julho, quando… Continue lendo

Rota da Azul para Paris vai facilitar acesso a Lourdes e Santuários Franceses

A nova rota internacional da Azul  ligando o aeroporto de Viracopos, em Campinas, ao aeroporto… Continue lendo

Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.