Leitor denuncia abuso de restaurante em Aparecida

Correio do Leitor - dúvidas sobre turismo religioso

Queira por favor verificar esses restaurantes próximos à igreja velha, pois eles estão fazendo o que querem, enganando os idosos.

O atendimento é muito ruim, a refeição péssima, cara, sem higiene nenhuma.

Falam um valor no final da passarela, quando chega lá querem enrolar as pessoas.

Alguém tem que fazer alguma coisa, é um absurdo!

Aparecido Caetano

Separador Correio do Leitor - dúvidas sobre turismo religioso
Olá, Aparecido.

Obrigado pelo comentário e por ler a Viagens de Fé.

Infelizmente, reclamações a respeito de abuso de restaurante em Aparecida se repetem há décadas e não se limitam aos idosos, atingindo visitantes de todas as idades.

Como a própria matéria informa, esses abusos já são do conhecimento da Prefeitura local.

Imagino que também sejam do conhecimento da Vigilância Sanitária e outros órgãos de defesa do consumidor.
Segundo o seu relato, o problema se divide em dois: o agenciador e o restaurante.

O local onde os agenciadores costumam abordar os romeiros, no final da passarela, é conhecido, o que teoricamente ajudaria a coibir abusos.

Os restaurantes também têm uma localização específica e aí cabe às autoridades competentes fazer cumprir a legislação na exibição dos preços cobrados e cardápios na entrada e a legislação relativa à higiene e manuseio dos alimentos.

Quanto ao mau serviço, não existe muito o que ser feito, exceto levantar e ir embora, além de jamais voltar ao estabelecimento e divulgar o tratamento recebido para amigos, conhecidos, redes sociais, etc.

Resta a quem se sentir lesado fazer uma denúncia formal através do posto da Polícia Militar mais próximo ou na Delegacia de Polícia, informando o nome do estabelecimento, apresentando a nota fiscal que é de emissão obrigatória (recibos não valem!) e apontando a pessoa que fez a oferta da refeição pelo preço errado.

Uma denúncia formal ao PROCON também pode ajudar: em Aparecida, ele fica na R. Professor José Borges Ribeiro, 167 e atende das 9h00 às 18h00. Os telefones são (12) 3104-4000 e 3104-4023.

É importante formalizar a denúncia para que as autoridades possam agir. Ao mesmo tempo, caso não ajam, o fato de ter sido feito um Boletim de Ocorrência ou outra forma formal de denúncia, permite que essas autoridades sejam cobradas.

Caso as autoridades locais e as entidades que representam restaurantes desejem se manifestar, este espaço está aberto.

Deus o abençoe,

Amadeu

 

Compartilhe

Notícias recentes

Segmento de turismo religioso tem perspectivas animadoras

Segmento de turismo religioso tem perspectivas animadoras

Amadeu Castanho*  Apesar de ser pouco valorizado por agências de turismo e autoridades governamentais, o… Continue lendo

Caminho Iniciático recebe participantes de “reality show”

Caminho Iniciático recebe participantes de “reality show”

O Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, rota de turismo religioso localizada na região de… Continue lendo

Aparecida entre dois mundos: a excelência do Santuário e os desafios da cidade

Aparecida entre dois mundos: a excelência do Santuário e os desafios da cidade

Sidnesio Moura * Maior destino de turismo religioso do Brasil, Aparecida revela contrastes entre a… Continue lendo

Vai para Aparecida? Confira os valores de pedágio na Via Dutra em 2026.

Vai para Aparecida? Confira os valores de pedágio na Via Dutra em 2026.

Quem vai a Aparecida na maior parte das vezes tem de trafegar pela Via Dutra… Continue lendo

Fórum Nacional de Turismo Religioso 2026 será na histórica Congonhas

Fórum Nacional de Turismo Religioso 2026 será na histórica Congonhas

Congonhas, uma das cidades históricas de Minas Gerais, vai receber a edição de 2026 do… Continue lendo

Aparecida agora é oficialmente parte da Região Turística da Fé

Aparecida agora é oficialmente parte da Região Turística da Fé

Até recentemente, a região que engloba Aparecida e outros destinos de turismo religioso como Guaratinguetá,… Continue lendo

Clique para ouvir este este artigo!