
Logomarca da Jornada Mundial da Juventude 2023
A organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 apresentou o logotipo do evento que deve reunir na capital portuguesa centenas de milhares de jovens de todo o mundo.
A marca da JMJ Lisboa 2023 foi inspirada pelo tema escolhido pelo Papa Francisco, “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) e pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas.
A autora é a jovem designer portuguesa Beatriz Roque Antunes, de 24 anos de idade, que competiu com outros participantes de 30 países dos cinco continentes.
“Como nos diz a passagem que é o tema da JMJ Lisboa 2023, Maria não se acomoda e vai visitar a prima. É esse o convite aos jovens: que não se acomodem, que façam acontecer, que construam e não deixem o destino do mundo nas mãos dos outros. Precisamos todos que os jovens tomem o mundo nas suas mãos”, ela explica.
O elemento central do logotipo é a Cruz, que é atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo. Um terço e a silhueta de uma jovem Maria completam o desenho, cujas cores (verde, vermelho e amarelo) evocam a bandeira portuguesa.
A marca da JMJ Lisboa 2023 pode ser vista como um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas da construção de um mundo mais justo e fraterno.

Vista do bairro de Alfama, em Lisboa
Apesar da pandemia, o trabalho de organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 continua.
Depois do lançamento do logotipo, o Comité Organizador Local, juntamente com as dioceses portuguesas, está preparando um conjunto de ações de mobilização e divilgação junto aos jovens portugueses, baseadas no tema escolhido pelo Papa Francisco para o evento: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.
Há mais de três décadas, a JMJ é muito mais do que um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, tendo se transformado num sinal concreto de esperança, união e solidariedade.
As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) foram instituídas pelo Papa João Paulo II (São João Paulo II), em 1985.
A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e as edições seguintes foram realizadas em Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colônia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).
O anúncio da escolha de Lisboa como sede da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude foi feito na Cidade do Panamá, no final do evento do ano passado.
A princípio, a JMJ Lisboa deveria ser realizada em 2022, mas em função da pandemia de coronavírus (Covid-19), o evento foi adiado para 2023.
Saiba mais sobre Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 no site: www.lisboa2023.org.
O interior da bela Catedral da Sé, em São Paulo, passa a servir de palco… Continue lendo
A sétima edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, considerado o maior evento técnico, científico… Continue lendo
O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo
Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo
A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo
A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo