Pelo segundo ano seguido a tradicional Festa do Círio de Nazaré, em Belém, será realizada sem a participação do público.
Principal festejo religioso dos paraenses, a festa em louvor a Nossa Senhora de Nazaré deixará mais uma vez de contar com as tradicionais procissões, que chegavam a reunir mais de dois milhões de pessoas.
Como já aconteceu em 2020, a restrição à presença de público é consequência das regras sanitárias impostas pela pandemia de coronavírus, evitando as oportunidades de contágio.
Tradicionalmente realizado no segundo domingo de outubro de cada ano, o Círio de Nazaré consiste de uma intensa programação de cerimônias e procissões, precedidas por profunda preparação espiritual, em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará.
Na sua última edição antes do advento da pandemia, em 2019, o Círio de Nazaré atraiu cerca de 2 milhões de devotos, garantindo o seu lugar entre as maiores festas religiosas do Brasil.
Programação do Círio de Nazaré 2021
Durante a Semana do Círio
05/10: Missa solene de abertura na Basílica Santuário, seguida de concerto musical na praça do Santuário (18h).
07/10: Missa solene na Basílica Santuário para apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré de 2021 (18h).
08/10: Traslado da imagem peregrina para Ananindeua, em carro berlinda ou carro dos bombeiros, com trajeto limitado às grandes vias (8h).
9/10: Descida da imagem original do Glória (12h), missa da transladação no colégio Gentil (18h), live da decoração da berlinda (19h30), traslado da imagem peregrina para a catedral em carro de bombeiros (horário a definir).
10/10: Missa solene na catedral da Sé (7h) e traslado da imagem peregrina da catedral até a Basílica em carro de bombeiros; entronização da imagem na berlinda oficial e trajeto até a Basílica Santuário para a missa solene do Círio.
Eventos prévios e paralelos
10/09: Instalação de dois carros de promessas na Praça Santuário, onde permanecerão até o encerramento da festividade, em 24 de outubro.
01/10 a 26/10: Abertura do Arraial de Nazaré, no estacionamento da Basílica Santuário, nos mesmos moldes do arraial 2020, com cerca de 30 estandes e um palco para apresentação das bandas militares (18h).
11 a 23/10: Exposição da berlinda na Praça Santuário com a visitação da imagem peregrina, das 8h às 21h, e visitação da imagem peregrina aos bairros da Região Metropolitana de Belém, das 21h às 22h30, em carro da berlinda.
24/10: Missa de encerramento na Basílica Santuário e espetáculo de encerramento com vídeo mapping na fachada da Basílica Santuário de Nazaré e fogos de artifício (18h).
25/10: Subida da imagem original ao glória e missa de encerramento do Círio (7h).
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo