Destaques

Fátima: impacto da pandemia sobre turismo religioso é tema de seminário

O Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT), em Fátima, Portugal, começa nesta quinta-feira, 24 de junho. Um dos destaques da programação técnica será um seminário discutindo o impacto da pandemia sobre turismo religioso.

A abertura oficial da nona edição do prestigioso e bem avaliado evento, excepcionalmente em versão virtual,  será às 9h00 locais (4h00 no horário de Brasília), no auditório do Centro Pastoral de Paulo VI do Santuário de Fátima, com a presença do padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário, da presidente da ACISO, Purificação Reis e diversas autoridades.

A seguir, o Rio de Janeiro, destino convidado da nona edição do Workshop, irá apresentar suas qualificações como destino de turismo religioso.

A programação continua com a mesa redonda Fátima: um destino, diferentes caminhos Caminhar em Peregrinação – Rotas e Percursos, moderada pelo empresário hoteleiro Alexandre Marto, Vice-Presidente do Conselho Fiscal da ACISO.

Depois de um debate sobre o tema apresentado, a programação tem sequência com a palestra A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima – História e Impacto das Suas Peregrinações, apresentada pelo dr. João Caldeira Heitor, autor do livro “A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima”.

A seguir, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo de Portugal fala, encerrando a programação da parte da manhã do Workshop.

Na parte da tarde, a programação se divide, com o início da Rodada de Negócios entre os agentes de viagem de todo o mundo especializados em turismo religioso e os fornecedores inscritos.

Seminário

Detalhe da estátua dos Três Pastorinhos de Fátima - Daniel Ibañez - CNA

Detalhe da estátua dos Três Pastorinhos de Fátima

Paralelamente, a programação técnica tem continuidade às 15h00 locais (10h00 no Brasil) com o Seminário “
Impactos e desafios da COVID-19 nos fluxos de peregrinação e de turismo religioso”, que terá três apresentações seguidas por debate:

  • La Fé en pandemia: paisajes del confinamiento, apresentada por Cristina Teresa Carballo, da Universidad Nacional de Quilmes e Centro de Desarrollo Territorial (Argentina)
  • Reinvenções do turismo religioso nordestino na pandemia da Covid-19 – olhares e inquietações, apresentada por Christian Dennys Monteiro de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará
  • Repercussões da COVID-19 nas vivências e práticas religiosas em Portugal, com implicações na peregrinação e turismo religioso: estudo exploratório, apresentada por Margarida Franca, do Politécnico de Leiria (Portugal)

A seguir a programação terá três outras apresentações:

Inscrições

logo dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso 2021 - Fátima, PortugalEmbora as inscrições de agentes de viagem interessados em participar das Rodadas de Negócios já estejam encerradas, os interessados em acompanhar remotamente a programação técnica do dia 24 podem se inscrever gratuitamente pelo link www.iwrt.pt/pt/registe-se-aqui/conferencia

O Workshop Internacional de Turismo Religioso é organizado pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, contando com o apoio da Câmara Municipal de Ourém, Câmara Municipal da Guarda, Turismo do Centro e Turismo de Portugal.

 

Leia também:

[irp posts=”16545″ name=”Conheça as principais atrações do Santuário de Fátima”]

[irp posts=”15082″ name=”Capelinha das Aparições de Fátima, em Portugal, completa 100 anos”]

Compartilhe

Notícias recentes

Começa amanhã o 7⁠º Fórum Nacional de Turismo Religioso

Começa amanhã o 7⁠º Fórum Nacional de Turismo Religioso

A sétima edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, considerado o maior evento técnico, científico… Continue lendo

Caminhos da Fé e Criatividade destaca turismo religioso e experiências culturais na Paraíba

Caminhos da Fé e Criatividade destaca turismo religioso e experiências culturais na Paraíba

O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo

Nossa Senhora de Fátima de 54 metros de altura é nova atração em Crato, CE

Nossa Senhora de Fátima de 54 metros de altura é nova atração em Crato, CE

Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo

Eventos divulgam Emilia Romagna e San Marino para turismo religioso

Eventos divulgam Emilia Romagna e San Marino para turismo religioso

A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo

Catedral de Sevilha, na Espanha, oferece visita guiada aos seus vitrais

Catedral de Sevilha, na Espanha, oferece visita guiada aos seus vitrais

A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo

Fórum Nacional de Turismo Religioso oferece desconto em hospedagem

Fórum Nacional de Turismo Religioso oferece desconto em hospedagem

Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo

Clique para ouvir este este artigo!