Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, segunda atração turística mais visitada na Espanha
Qual é o impacto econômico do turismo religioso? Quantas pessoas o praticam? Quantos empregos ele gera?
A falta de números confiáveis é um dos muitos problemas que esse segmento do turismo enfrenta em muitos países – inclusive o Brasil – para ter o seu potencial reconhecido, atrair mais investimentos e receber mais atenção das diversas esferas de governo.
Na Espanha, porém, o panorama é diferente. No último mês, como faz todos os anos, a Conferência Episcopal Espanhola – equivalente à nossa CNBB -divulgou seus relatório consolidado de atividades e finanças, certificado pela empresa especializada em auditoria KPMG.
Divulgado com dados referentes a 2019, o último antes do início da atual pandemia, o relatório aborda diversos aspectos da ação da Igreja Católica na Espanha e destaca a importância do turismo religioso e cultural naquele país.
Impacto significativo
A Catedral de Santiago de Compostela e a Praça do Obradoiro
Segundo o documento, o patrimônio cultural da Igreja e as celebrações religiosas de interesse turístico que acontecem ao longo do ano em diferentes pontos do território espanhol têm um impacto significativo na economia espanhola.
Segundo o estudo da KPMG, toda a atividade gerada pela presença do patrimônio cultural da Igreja tem um impacto total no PIB espanhol de 22,6 bilhões de euros e contribui diretamente para a geração de mais de 225.000 empregos diretos, indiretos e induzidos.
Já as festas religiosas tiveram um impacto sócio-cultural de 9,9 bilhões de Euros e geraram mais 134.000 empregos.
Ou seja, o turismo religioso como um todo teve um impacto de 32,5 bilhões de Euros, equivalente a mais 3% do PIB da Espanha e gerou 355.300 empregos diretos e indiretos.
Celebrações e festas religiosas de interesse turístico
Saída de procissão em Sevilha
Segundo a entidade religiosa espanhola, em 2019 aquele país teve 415 celebrações e festas religiosas de interesse turístico, 45 das quais atraíram interesse turístico internacional.
Merecem destaque as celebrações durante a Semana Santa, das quais 153 foram consideradas de interesse turístico.
Apenas três dos muitos destinos de peregrinação espanhóis, Zaragoza (Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Espanha), Montserrat (Virgem de Montserrat) e Torreciudad (Nossa Senhora dos Anjos de Torreciudad), atraíram 7.910.000 peregrinos.
O tradicional Caminho de Santiago, por sua vez, foi responsável pela atração de 347.578 peregrinos a Santiago de Compostela.
Só em Barcelona o patrimônio religioso da cidade atraiu mais de 8 milhões de visitas anuais e dos três locais da cidade que mais recebem visitantes, o primeiro e o terceiro foram templos religiosos: a Basílica da Sagrada Família e a Catedral da Santa Cruz e Santa Eulália.
Patrimônio religioso
Basílica de Nuestra Señora del Pilar, em Zaragoza
De acordo com a Conferência Episcopal Espanhola, a Igreja soma 3.290 imóveis de interesse cultural no país, sendo que em 500 municípios o único bem de interesse cultural é uma igreja, monastério ou convento.
Para esses municípios, a presença desses ativos é uma clara contribuição para o desenvolvimento econômico da região, devido ao seu grande valor cultural e ao atrativo turístico que geram.
Dos 44 bens culturais espanhóis declarados patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, 22 têm uma presença significativa das entidades da Igreja, quer sob a forma de bens (catedrais de Burgos, Sevilha e Toledo), quer de origem (Caminho de Santiago), pela presença nos conjuntos de numerosas igrejas ou conventos (Ávila ou Santiago de Compostela) ou por vários outros motivos.
Não podem ser esquecida ainda a importância das irmandades e confrarias, responsáveis por grande parte das grandes festas e celebrações.
A Espanha contabiliza mais de um milhão de irmandades e confrarias, sendo que 4.521 estão inscritas atualmente no Registro de Entidades Religiosas – sem contar as muitas que existem – e cuja atividade se limita a um âmbito mais reduzido ou paroquial.
Leia também
[irp posts=”44712″ name=”Saiba quais são as rotas mais usadas do Caminho de Santiago”]
[irp posts=”50704″ name=”Rosário de Cristal, uma tradição de Zaragoza”]
[irp posts=”50662″ name=”Barcelona ganha portal de turismo religioso para ajudar na recuperação”]
[irp posts=”50508″ name=”Pamplona recebe Congresso Internacional de Turismo Religioso em Setembro”]
[su_box title=”CONHEÇA AS ATRAÇÕES DE TURISMO RELIGIOSO DA ESPANHA” style=”glass” box_color=”#006df2″ title_color=”#ffffff”]A Viagens de Fé é Media Partner do XVI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontecerá em Pamplona, Espanha, de 21 a 24 de setembro de 2021. www.congresoturismoreligioso.com/[/su_box]
Faltam só 30 dias para o início da 455ª edição da tradicional Festa da Penha,… Continue lendo
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, está ampliando a sua estrutura de… Continue lendo
Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo
A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo
A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo
A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo