Destaques

Diretora de Turismo de Navarra destaca importância do turismo religioso

Qual é a importância do turismo religioso na Espanha, um dos países mais visitados de todo o mundo? Em 2019, último ano antes da pandemia, o país recebeu 83,7 milhões de turistas estrangeiros, que deixaram 92,2 bilhões de euros na economia local.

Para obter resposta para essa e outras perguntas, , aproveitsando a realização do XVI Congresso Internacional de Turismo religioso e Sustentável em Pamplona, entrevistamos Maitena Ezkutari Artieda, Diretora Geral de Turismo, Comércio e Consumo de Navarra, comunidade autônoma que fica na região Norte da Espanha.

Igreja de Santa Maria de Eunate - Navarra, Espanha - divulgação

Igreja de Santa Maria de Eunate

Quantos visitantes Navarra recebe por ano em consequência do turismo religioso?

Os principais recursos religiosos de Navarra, como a Catedral de Pamplona, ​​o Mosteiro de Leyre, o Castelo de Javier, a Igreja Colegiada de Roncesvalles, o Mosteiro de Iranzu, San Miguel de Aralar, o Mosteiro de Fitero e outras igrejas e monumentos religiosos localizados no Caminho de Santiago, receberam em 2019 a visita de mais de 555.000 pessoas.

Da mesma forma, o programa de abertura de igrejas e monumentos jacobeus, desenvolvido entre 2009 e 2019, atraiu mais de 520.000 visitantes nos últimos 10 anos.

O Caminho de Santiago, ao passar por Navarra, atrai anualmente cerca de 70.000 peregrinos. Destes, 53% o fazem por motivos religiosos ou espirituais.

A Direção Geral de Turismo, Comércio e Consumo tem promovido o Caminho Inaciano nos últimos anos, que registra cerca de 400 peregrinos por ano e muitas entidades locais na Ribera de Navarra estão promovendo a reativação do Caminho de la Vera Cruz e o Caminho dos Templários, que se celebrará no próximo ano jubilar de 2024. Para desenvolver também este Caminho, mantêm-se relações com Murcia.

Estima-se que 300 milhões de pessoas praticam o turismo religioso anualmente em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Turismo. De acordo com dados da Conferência Episcopal Espanhola, cerca de 17 milhões de visitantes por ano vão a alguns dos 12.300 santuários e ermidas da Espanha.

Atualmente, o número de visitantes foi reduzido em Navarra, como no resto do mundo: o Mosteiro de Irantzu recebia cerca de 100.000 visitantes por ano antes da pandemia de 2019 e, com a Covid 19, cerca de 35.000 visitantes foram recebidos em 2020.

Outros pontos de reconhecimento e demanda universal em outros mercados (EUA, Japão, Índia, China) são Castillo de Javier (uma importante afluência de japoneses), Roncesvalles (coreanos), o Caminho Inaciano (latino-americanos), eles estão se juntando a diferentes segmentos de turismo religioso.

Retábulo da igreja de São Saturnino, em Pamplona, Espanha - divulgação

Retábulo da igreja de São Saturnino, em Pamplona

Qual é o impacto econômico do turismo religioso em Navarra?

A título de exemplo, o impacto econômico direto do Caminho de Santiago foi estimado para o ano de 2018 em 17,3 milhões de euros, com cerca de 70.000 peregrinos cujo gasto médio diário é reduzido, pois freqüentam albergues baratos e comem muitas vezes sem parar em restaurantes, os dados são € 37 por dia em média.

Mas o impacto econômico é muito maior, embora não tenha sido especificamente estudado nos restantes marcos religiosos que se distribuem por Navarra, que são visitados por mais de 555.000 pessoas por ano, e estimamos que o perfil do visitante religioso é diferente do perfil do peregrino, pois o gasto médio é muito maior.

Além deste percurso, eles são de grande importância, embora o impacto econômico do Caminho Inaciano, as peregrinações ao Castelo Javier, a Cruz de Caravaca ou mesmo as procissões religiosas de San Fermín não sejam monitorados ou registrados.

Monastério de La Oliva, em Navarra, Espanha - divulgação

Monastério de La Oliva

Quais são as principais origens dos turistas que procuram destinos de turismo religioso em Navarra?

As pessoas que visitam os principais recursos religiosos de Navarra vêm principalmente da Espanha; Madri, Catalunha, Valência, Navarra propriamente dita, País Basco e Andaluzia.

Internacionalmente, as fontes mais comuns são França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Holanda, embora isso geralmente varie de acordo com o recurso turístico.

Por recursos existem diferenças: no Mosteiro de Leyre, na alta temporada, 70% é de origem nacional e 30% de origem internacional, porém, na baixa temporada, a porcentagem de visitantes internacionais chega a 49%, principalmente da França, Alemanha e Reino Unido.

No Castelo de Javier, 87% das origens são de origem nacional e 13% de origem internacional. Cerca de 5.000 pessoas vêm todos os anos para orar na Capilla del Cristo.

No Mosteiro de Iranzu, que recebe cerca de 100.000 visitantes por ano, 90% são de origem nacional e 10% de origem internacional, principalmente da França e da Bélgica.

O programa de abertura de igrejas e monumentos promovido pela DGTCC atraiu 63% dos visitantes de origem nacional e 37% dos visitantes de origem internacional. França e Itália foram os países com mais visitantes e Catalunha e Madri foram os locais de maior destaque no estado.

Outra aproximação podem ser os dados dos peregrinos cadastrados no Abrigo Roncesvalles. Em 2019, 27% vieram da Espanha, 73% internacionais, 12% da França, 8% dos Estados Unidos, Coréia e Itália, 6% da Alemanha. Ao todo, foram mais de 130 países diferentes.

Também temos dados da Catedral de Pamplona, ​​que refletem que em 2019 os visitantes de origem internacional vieram principalmente da França, Alemanha, Itália e Holanda, com um forte aumento de visitantes da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Enquanto, entre os espanhóis, os que mais compareceram foram da Comunidade de Madri, bem como de Valência, Catalunha e Navarra

Detalhe do Museu da Catedral de Pamplona, Espanha - divulgação

Detalhe do Museu da Catedral de Pamplona

Quantos turistas em média Navarra recebe anualmente em anos normais?

Em 2019, foram recebidos em Navarra 1.478.320 turistas que fizeram 3.276.933 pernoites em alojamentos regulados. 2019 foi o ano recorde de turistas e dormidas.

Qual é o impacto econômico gerado pelo turismo em geral em Navarra?

Os dados da conta satélite do turismo de 2014 mostram que o turismo contribuiu com 5,4% do PIB de Navarra, 979,8 milhões de euros. Estes valores, até 2019, têm aumentado face ao número de turistas e pernoites registados, que apenas nas despesas turísticas diretas de turistas e caminhantes, tanto nacionais como internacionais, chegaram a 990,8 milhões de euros em 2019.

Nave central da Catedral de Pamplona, na Espanha

Nave central da Catedral de Santa Maria, em Pamplona

Quais são os principais destinos do turismo religioso em Navarra?

O Caminho de Santiago é o principal destino religioso consolidado e o Caminho Inaciano está crescendo ano após ano, assim como o Caminho de Veracruz, que está na criação-iniciação do produto.

Como principais marcos, Pamplona com a sua Catedral, ​​destaque com a Colegiada de Roncesvalles, os Mosteiros de Leire e Iranzu, o Castelo Javier, e ao sul, com o Mosteiro Fitero e a Catedral de Tudela.

Além disso, pela sua importância, devemos citar como marcos as igrejas de Eunate, Estella, Los Arcos, Viana, Sangüesa.

Receba grátis as nossas novidades!

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas reportagens e artigos mais recentes.

Para se cadastrar, basta digitar abaixo o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso,. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Compartilhe

Notícias recentes

No dia da Imaculada Conceição, Basílica da Sagrada Família ganha Torre de Maria

No dia da Imaculada Conceição, Basílica da Sagrada Família ganha Torre de Maria

A Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, inaugura a Torre da Virgem Maria, também conhecida… Continue lendo

Rota da Fé terá 60a. edição no dia 5 de dezembro

Rota da Fé terá 60a. edição no dia 5 de dezembro

  No próximo dia 5 de dezembro, a bem avaliada romaria Rota da Fé alcança… Continue lendo

Santuário Nacional de São José de Anchieta, no Espírito Santo, é restaurado

Santuário Nacional de São José de Anchieta, no Espírito Santo, é restaurado

Depois de três anos de obras de restauro e readequação, o Santuário Nacional de São… Continue lendo

Turismo religioso é tema de evento no Skal Club Madrid

Turismo religioso é tema de evento no Skal Club Madrid

O turismo religioso foi o tema de um almoço promovido pelo Skal Internacional de Madrid,… Continue lendo

Fátima: 10º Workshop Internacional de Turismo Religioso será em março

Fátima: 10º Workshop Internacional de Turismo Religioso será em março

O tradicional Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT) volta a acontecer no próximo ano no… Continue lendo

Encontro Argentino de Turismo Religioso será em dezembro

Encontro Argentino de Turismo Religioso será em dezembro

A decima-quarta edição do Encontro Argentino de Turismo Religioso será realizada nos próximos dias 10… Continue lendo

Receba grátis as nossas novidades!

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas

reportagens e artigos mais recentes.

 

Para se cadastrar, basta digitar abaixo

o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Pin It on Pinterest

Share This