Uma das celebrações de maior impacto do turismo religioso no Brasil, a festa do Círio de Nazaré, em Belém, atrai todos os anos para a capital do Pará mais de dois milhões de fiéis de todo o país.
Ao longo dos seus mais de três séculos de celebração, o Círio de Nazaré se transformou numa das mais importante festas religiosas do país e foi incorporando uma série de importantes objetos e símbolos que hoje estão intimamente associados a ela.
A imagem autêntica, a imagem peregrina, seus mantos, a berlinda, a corda e os cartazes já fazem parte da tradição do Círio e é preciso conhecer a história e a função de cada um deles para poder entender melhor a grandiosidade da festa da Padroeira da Amazônia.
Conheça mais a respeito da imagem autêntica de Nossa Senhora de Nazaré e da imagem peregrina:
A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, exposta dentro de vitrine de vidro blindado no presbitério do Santuário Basílica, em Belém
Sem dúvida, o mais importante deles é a imagem esculpida em madeira encontrada no ano de 1700 pelo caboclo Plácido às margens do igarapé Murutucú (no mesmo local onde hoje se encontra a Basílica Santuário), chamada de imagem “autêntica” ou “imagem do achado”.
Com 28 centímetros de altura ela carrega ao colo o Menino Jesus despido com um globo nas mãos e tem como característica os cabelos caídos sobre o ombro direito. Aos pés da Virgem, há a cabeça alada de um anjo, que é o símbolo iconográfico da glória celestial.
Na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a imagem autêntica passa a maior parte do ano protegida por uma redoma de cristal no alto do altar-mor, apelidado de “o Glória”, entre anjos, nuvens e um belo esplendor de raios.
Após a descida do Glória, durante toda a quinzena da Festa, a imagem fica exposta numa vitrine de vidro blindado instalado no presbitério, a pouco mais de um metro e meia de distância dos devotos, guardada por voluntários da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré.
Desde que foi encontrada, a imagem autêntica já foi restaurada três vezes. Ela é coberta por um manto canônico, renovado a cada ano , trabalhado com fios e enfeites de ouro, doado por fiéis que permanecem no anonimato.
A sétima edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, considerado o maior evento técnico, científico… Continue lendo
O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo
Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo
A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo
A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo
Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.