Destaques

Congresso em Santiago de Compostela discute as rotas de peregrinação

Santiago de Compostela, um dos mais importantes destinos de turismo religioso da Espanha, recebe neste final de semana um Congresso Internacional promovido pela tradicional Ordem do Caminho de Santiago.

Com o tema “As Rotas de Peregrinação como impulsionadoras do Turismo Internacional” o evento será realizado no período de 5 a 7 de dezembro em formato híbrido, reunindo palestrantes de 21 países.

As palestras e painéis abordarão os desafios atuais que enfrentam tanto o Ano Santo Jacobeu como outros importantes pontos de peregrinação internacional, como a Terra Santa, Lourdes, Fátima ou a própria Roma, ou seja, os principais destinos do cristianismo.

Peregrinos percorrem o Caminho de Santiago

O Brasil será destaque na programação do dia 6, quando Ruben Moyano, coordenador da Rota da Fé, irá participar do painel  “Centros de Peregrinação na América. Casos práticos”, que ocorrerá às 18h15 (horário da Espanha). 

Esse painel será mediado por Alejandro Rubín, Vice-presidente Executivo da Ordem do Caminho de Santiago e, além da Rota da Fé, também terá apresentações sobre as Missões Jesuítas do Paraguai e a “Trilha Inca”, no Perú.

Em seguida, das 19h00 às 19h50, os três cases apresentados serão analisados por especialistas da Espanha, Equador, México, Perú, Costa Rica e Guatemala, em um debate focado nas boas práticas e nas lições aprendidas. 

Também serão abordadas experiências de desenvolvimento do turismo religioso, como será o caso da Argentina, e as oportunidades de marketing turístico que surgem neste segmento, bem como boas práticas realizadas em rotas impulsionadas em diversos países da América Latina.

Placa antiga indicando o Caminho de Santiago

Importantes líderes de entidades turísticas internacionais irão discutir durante o Congresso a cooperação para o desenvolvimento turístico.

Além do programa acadêmico, o congresso vai oferecer aos participantes a possibilidade de conhecer pontos da Galícia cortados por itinerários do Caminho de Santiago, com experiências muito singulares e degustação de gastronomia local.

É o caso de Santiago de Compostela, Melide – onde a Ordem dispõe da Floresta dos Peregrinos – e da cidade histórica de Noia, onde poderão conhecer o Projeto Noia-Portus-Apostoli.

Uma das atrações do evento será a criação ao vivo de um tapete floral conforme tradição local pela associação “Tapetes de Santiago”.

O Congresso receberá um máximo de 50 participantes presenciais, além de permitir a participação via Internet e conta com o apoio da Agência de Turismo da Galícia e do Instituto Nacional para a Promoção Turística da Argentina (INPROTUR).

Serviço

Evento:  Congresso Internacional “As Rotas de Peregrinação como impulsionadoras do Turismo Internacional”
Data: 5, 6 e 7 de dezembro de 2020
Inscrições: https://www.ordendelcaminodesantiago.es/congreso-internacional.html
Organização: Ordem do Caminho de Santiago

 

Compartilhe

Notícias recentes

Canela se prepara para a 64a Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio

A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo

Criada a Rota Turística do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul

A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo

Destinos de turismo religioso marcam presença na feira WTM Latin America

A tradicional feira de turismo WTM-LA, World Travel Market Latin America voltou a receber alguns… Continue lendo

Santuário de Aparecida inaugura Fachada Sul em maio

Continuando com o projeto de decoração de suas fachadas, o Santuário Nacional de Nossa Senhora… Continue lendo

Bento Gonçalves lança Rota dos Capitéis, roteiro integrado de turismo religioso

O Rio Grande do Sul deve ganhar uma interessante novidade em turismo religioso, a Rota… Continue lendo

Jordânia foi destino de turismo religioso em destaque na feira WTM

A Jordânia, um destino de turismo religioso que está sendo cada vez mais visitado pelos… Continue lendo

Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.