Viajar para a França e não visitar a Catedral de Chartres pode não ser um pecado no sentido religioso, mas certamente significa perder a oportunidade de conhecer uma das igrejas mais bonitas do mundo.
Essa jóia da arquitetura gótica, reconhecida como patrimônio mundial pela UNESCO, fica a apenas 91 km. de Paris, portão de entrada e saída dos brasileiros que visitam a França, e pode ser alcançada facilmente em pouco mais de uma hora de carro, ônibus ou trem, permitindo ir e voltar no mesmo dia.
Famosa pelos seus belíssimos vitrais, a catedral de Notre Dame (Nossa Senhora) de Chartes é definitivamente uma tradução do louvor à Virgem Maria em luz e cor através dos séculos. Visível de longe tanto de dia quanto à noite, ela parece chamar o visitante a entrar e encontrar Deus.
Vista de perto, ela impressiona pelo porte e pela altura e encanta pelas esculturas delicadas, pelos detalhes arquitetônicos e pelas suas torres de estilos diferentes, uma gótica e a outra romanesca, construídas com quatro séculos de diferença.
Mas o melhor aguarda o visitante do lado de dentro da imponente catedral de 10.875 metros quadrados. Se o lado externo é marcante, é impossível ficar impassível quando se entra na nave de 37 metros de altura. A cada passo, um detalhe atrai a atenção.
A luz do sol filtrada pelos centenários vitrais cria um belo jogo de cores no interior cheio de detalhes no chão, nas paredes, nas capelas e no belíssimo altar principal, que tem como fundo uma estonteante escultura representando a Assunção de Nossa Senhora.
Os 176 vitrais (dos quais 152 ainda são originais), criados nos séculos 12 e 13 para evangelizar e contar estórias para uma população que era em grande parte analfabeta, atraem os olhos pelos detalhes e pelas cores vivas, em especial pelo azul profundo que acabou ficando conhecido como “azul de Chartres”.
Não é à toa que parte das cadeiras espalhadas para a nave está voltada de costas para o altar, para que os visitantes possam apreciar com calma os detalhes da enorme rosácea da face oeste, onde fica a entrada principal.
Esses vitrais, que sobreviveram a incêndios, inúmeras guerras e à Revolução Francesa, são tão impressionantes que foram tema de muitos livros e fizeram de Chartres uma referência mundial nesse assunto.
Hoje a cidade abriga um museu dedicado aos vitrais, além de respeitadas escolas especializadas na técnica e lojas focadas nesse tipo de produto.
O site da catedral dedica uma área específica para eles, permitindo que se conheça os detalhes dos principais vitrais, como o famoso “Notre Dame de la Belle Verrière”, e a sua localização (veja link abaixo).
Uma relíquia atrai há séculos um grande quantidade de peregrinos: a “Sancta Camisia”, ou Santa Túnica, peça de pano que seria a túnica usada por Nossa Senhora no nascimento de Jesus.
Ela está exposta em um relicário numa capela na parte traseira da catedral e um outro pedaço está noutro relicário num nicho da cripta.
Entre as imagens expostas, a de Nossa Senhora do Pilar atrai muitos fiéis para uma capela na parte traseira, onde estão diversas outras capelas e altares.
Outro destaque é a enorme cripta, que engloba partes da catedral datados desde a sua fundação e tem pontos que estão a quarenta metros de profundidade. Na idade média, era por lá que muitos peregrinos entravam na catedral e que os chegavam à noite dormiam.
Como acontece na maioria absoluta dos destinos de turismo religioso na França, o visitante encontra uma excelente estrutura de informações e serviços em Chartres.
A catedral é bem sinalizada e oferece visitas individuais guiadas em cinco línguas (entre elas, espanhol e inglês), aluguel de audioguias com narração em cinco línguas e visitas à parte à extensa cripta e às duas torres.
À noite é possível fazer uma emocionante visita guiada à cripta à luz de velas, mas a reserva é restrita a grupos e deve ser feita com antecedência.
A duração da visita guiada à Catedral de Chartres é de 1h30 e a da visita à cripta, de 30 a 45 minutos.
Grupos podem fazer todas as visitas conduzidos por guias em seis línguas diferentes.
À parte da catedral, quem vai a Chartres pode aproveitar para conhecer outras atrações da cidade, como o charmoso centro velho, que preserva as construções e ruas estreitas da era medieval, além dos museus e igrejas.
A cidade também é famosa pelo belíssimo espetáculo noturno Chartes en Lumières, que projeta imagens animadas na catedral e em 23 outros pontos marcantes da cidade.
Gratuito, ele é apresentado diariamente durante seis meses, da primeira semana de abril à primeira semana de outubro.
Saiba mais:
Catedral de Chartres – www.cathedrale-chartres.org/en
Vitrais da catedral- vitrais: www.cathedrale-chartres.org/vitraux-cathedrale-chartres
Imagens 360 graus da catedral – www.cathedrale-chartres.org/en/,185.html
Departamento de turismo de Chartres – www.chartres-tourisme.com/en
A Viagens de Fé visitou Chartres a convite da Atout France
Abadia do Mont Saint Michel, uma visita imperdível
Conheça o Circuito das Abadias da Normandia, na França
Sainte Anne d’Auray, uma visita inesquecível na França
França oferece ampla opção de destinos de turismo religioso
França, destino de uma viagem inesquecível
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo