Capela Nossa Senhora das Candeias, local do primeiro massacre
Há 376 anos atrás aconteceu no Rio Grande do Norte um massacre envolvendo forças invasoras holandesas que vitimou dezenas de brasileiros que participavam de uma Missa em uma capela.
No dia 16 de julho de 1645, um domingo, soldados holandeses e seus aliados índígenas surpreenderam 70 fiéis que participavam da Missa em honra a Nossa Senhora do Carmo, celebrada pelo padre André de Soveral na Capela de Nossa Senhora das Candeias, localizada no Engenho Cunhaú, no território da atual cidade de Canguaretama.
Os invasores queriam que os brasileiros, se convertessem à religião calvinista e ante à recusa do sacerdote e da sua congregação, os massacram, tendo a imagem de Nossa Senhora das Candeias como testemunha.
Detalhe da imagem de Nossa Senhora das Candeias, testemunha do Massacre de Cunhaú
Esses homens, mulheres, jovens e crianças passaram a ser conhecidos como os Mártires de Cunhaú.
Três meses mais tarde, as forças invasoras massacraram dentro de outra capela mais um grupo de brasileiros e seu sacerdote, na comunidade de Uruaçú, no atual município de São Gonçalo do Amarante, vizinho a Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Pela sua defesa heróica da fé, trinta dos mártires, entre eles os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira, foram canonizados pelo Papa Francisco 2017, passando a ser celebrados como os Santos Mártires de Cunhaú e Uruassú.
Mártires de Cunhaú e Uruassú
Em Canguaretama, a 78 km, de distância da capital do estado, a Capela de Nossa Senhora das Candeias, local do primeiro massacre, se tornou um ponto de peregrinação e agora é o ponto de partida do Roteiro Caminho dos Santos Mártires do Brasil, a mais recente atração de turismo religioso do Rio Grande do Norte.
A cidade também relembra a data com a realização de um novenário, com procissões luminosas e celebrações eucarísticas junto à antiga capela, cujas paredes ainda guardam marcas das balas que atingiram os mártires..
A programação pode ser acompanhada através do YouTube no perfil da TV Rainha dos Mártires.
Leia também:
Caminho dos Santos Mártires é novidade no turismo religioso
Faltam só 30 dias para o início da 455ª edição da tradicional Festa da Penha,… Continue lendo
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, está ampliando a sua estrutura de… Continue lendo
Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo
A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo
A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo
A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.