Destaques

Basílica Velha de Aparecida comemora 40 anos de tombamento

A Basílica Velha de Aparecida, também conhecida como Basílica Histórica, completou em abril de 2022 quatro décadas de tombamento e é um dos locais mais visitados pelos milhões de devotos que visitam Aparecida a cada ano.

Reconhecendo a Basílica como um edifício tradicional de devoção intimamente ligada à história e a cultura religiosa do povo brasileiro, o tombamento foi feito pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).

Primeira Basílica do Brasil

 

Interior da Basílica Velha de Aparecida

 

A Basílica Velha foi a primeira igreja no Brasil a receber o título de Basílica Menor, concedido em 29 de abril de 1908 pelo Papa Pio X, atendendo um pedido feito pelos bispos brasileiros.

A oficialização como Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi feita no no dia 05 de setembro de 1909, em cerimônia presidida por Dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo na época.

Como presente pela nomeação, o Papa enviou à nova Basílica fragmentos dos ossos de São Vicente, mártir espanhol do século IV, bem como uma pedra com seu sangue.

O título de Basílica Menor pode ser concedido apenas pelo Papa, em reconhecimento ao nível de importância que aquela igreja possui para a região em que ela está situada, à devoção dos fiéis por ela, sua importância histórica ou pela beleza de sua arquitetura e decoração.

Inaugurado em 24 de junho de 1888 como Igreja de Monte Carmelo, templo abrigou a imagem original de Nossa Senhora Aparecida até o dia 3 de outubro de 1982, quando ela foi transladada para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde continua até hoje. A imagem original foi substituída por uma reprodução fiel.

Depois do tombamento, a Basílica Velha teve o seu interior e exterior cuidadosamente restaurados às suas condições originais, num trabalho que foi iniciado em 2004 e só foi concluído em 2015, 11 anos depois.

Funcionamento da Basílica Velha

 

Imagem de Nossa Senhora Aparecida no altar-mor da Basílica Velha

 

Aberta diariamente à visitação dos devotos, a Basílica Velha  fica aberta todos os dias para que os peregrinos possam visitá-la.

De segunda a sexta-feira, a programação oferece Plantão de Bênçãos das 9h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, Consagração a Nossa Senhora Aparecida às 15h00 e Missas às 8h00 e 18h00.

Aos sábados e domingos, não é oferecida a Consagração a Nossa Senhora Aparecida e o Plantão de Bênçãos vai das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, com celebração de Missas às 9h00, 15h00 e 19h00.

 

Compartilhe

Notícias recentes

Veja mais imagens dos mosaicos da Fachada Sul do Santuário de Aparecida

Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo

Guias de turismo de Aparecida se qualificam sobre Fachada Sul

Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo

Aparecida: veja como ficou a Fachada Sul do Santuário Nacional

Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo

Canela se prepara para a 64a Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio

A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo

Criada a Rota Turística do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul

A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo

Destinos de turismo religioso marcam presença na feira WTM Latin America

A tradicional feira de turismo WTM-LA, World Travel Market Latin America voltou a receber alguns… Continue lendo

Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.