Vista noturna do campanário do Santuário Nacional de Aparecida
Vista noturna do campanário do Santuário Nacional de Aparecida
Afinal, qual é o nome correto da cidade que é o destino de turismo religioso mais visitado do Brasil? Como é que se chama a cidade onde fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora do Conceição Aparecida? Aparecida do Norte ou só Aparecida ?
Se você respondeu que é só Aparecida, acertou. Então, Aparecida do Norte devia ser o nome mais antigo da cidade, certo?
Infelizmente essa percepção está errada, pois nunca existiu uma cidade chamada Aparecida do Norte!
A explicação é que esse é um nome popular, um apelido, que acabou “pegando” e foi usado por muitos anos, mas depois caiu em desuso.
Segundo o livro “História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de seus escolhidos”, publicado em 1998 pela escritora Zilda Ribeiro, Aparecida foi o nome pelo qual a cidade foi conhecida desde a sua fundação.
Depois, muitas pessoas passaram a chamá-la de “Capella de Apparecida”.
Quando a cidade passou a ser ligada a São Paulo por estrada de ferro, em 1875, quem queria ir da capital paulista para lá tinha de embarcar na Estação do Norte, no bairro do Brás.
Nas conversas, passou a ser comum se dizer que ia a “Aparecida, da Estação do Norte”.
Estação do Norte, em São Paulo, de onde saiam os trens que iam para Aparecida
Em pouco tempo a palavra estação foi deixada de lado e ficou só o “Aparecida do Norte”.
A ligação era feita pela Estrada de Ferro do Norte, que ligava a Estação do Norte até a cidade de Cachoeira, no Vale do Paraíba, atual Cachoeira Paulista, onde fica a sede da comunidade católica Canção Nova, um dos destinos de turismo religioso mais visitados do Brasil.
A estação ferroviária de Aparecida ainda mostra a grafia original: Apparecida
Dessa cidade, depois de baldeação, os passageiros podiam seguir pela Estrada de Ferro Dom Pedro II, mais tarde renomeada Central do Brasil, até o Rio de Janeiro.
A baldeação era necessária por os dois trechos terem bitolas (distância entre um trilho e outro) diferentes.
Desse modo, a partir de 1877, os passageiros vindos do Rio de Janeiro e outros destinos ao norte de São Paulo também puderam ter acesso a Aparecida por trem.
A modesta estação local (na época Aparecida ainda era apenas um distrito de Guaratinguetá) foi inaugurada no dia 8 de julho de 1887.
Na mesma data também foram inauguradas estações maiores nas cidades vizinhas de Guaratinguetá e Lorena, refletindo a importância econômica dessas cidades na época.
No entanto, o turismo religioso rapidamente fez com que a estação ferroviária de Aparecida se transformasse numa das mais movimentadas da linha, motivando um ciclo ininterrupto de desenvolvimento que levou a cidade a se emancipar de Guaratinguetá em dezembro de 1928.
Já em 1895 Aparecida tinha serviço de bondes, ainda puxados com tração animal, que ligavam a estação ferroviária à Basílica (hoje conhecida como Basílica Velha), na parte alta alta da cidade, onde também ficavam muitas lojas e hotéis.
Em dezembro de 1912 a cidade recebeu energia elétrica e um ano depois os bondes passaram a ser elétricos, com uma nova linha que ia até Guaratinguetá se somando à que ligava a estação ao “alto da Basílica”.
Mais tarde a Estrada de Ferro do Norte foi comprada pela Central do Brasil e a estação passou por reformas na década de 40, mas o nome “Estação do Norte” continuou sendo usado até setembro de 1945, quando foi mudado para Estação Roosevelt, em homenagem ao presidente americano falecido naquele ano.
Plataforma da estação ferroviária de “Apparecida”
Em resumo: apesar de o nome correto da cidade ser Aparecida e não Aparecida do Norte, o nome popular continua sendo amplamente usado de Norte a Sul do País.
Vale lembrar que não existe nenhuma cidade chamada Aparecida ou “Aparecida do Sul” localizada ao Sul do Estado de São Paulo que possa justificar o nome Aparecida do Norte.
[irp posts=”18196″ name=”Visita virtual mostra detalhes do interior do Santuário de Aparecida”]
[irp posts=”8690″ name=”Conhecendo algumas das belezas da região de Aparecida”]
[irp posts=”16256″ name=”5 capelas para fazer suas orações no Santuário de Aparecida”]
[irp posts=”18132″ name=”Faça uma visita virtual ao Santuário de Aparecida”]
Faltam só 30 dias para o início da 455ª edição da tradicional Festa da Penha,… Continue lendo
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, está ampliando a sua estrutura de… Continue lendo
Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo
A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo
A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo
A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.