Uma viagem emocionante nos passos da Sagrada Família no Egito

A Sagrada Família fugindo para o Egito, detalhe do quadro Adoração dos Magos, pintado por Gentile de Fabriano

Uma das passagens menos conhecidas das Sagradas Escrituras é a que se refere à fuga de Jesus, Maria e José – a Sagrada Família – para o Egito, encontrada no Evangelho de São Mateus.

Mesmo Mateus, o único Evangelista a escrever sobre a Fuga para o Egito, dedica apenas dez versículos para narrar essa passagem (Mateus 2:13-23), uma epopeia de três anos e meio.

Segundo Mateus,  “um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito“.

“Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino. José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel”, finaliza.

Do mesmo modo, também em termos do turismo religioso, o trajeto percorrido pela Sagrada Família durante a sua fuga para o Egito ainda é pouco divulgado, mas sem dúvida alguma é uma opção extremamente interessante para quem já conhece destinos como a Terra Santa e a Jordânia.

Interessado em dar maior impulso para esse roteiro, o Ministério de Turismo do Egito convidou autoridades eclesiásticas e jornalistas de veículos ligados ao turismo religioso de todo o mundo para irem conhecer pessoalmente os principais locais relacionados à passagem de Jesus, Maria e José pelo país, fugindo de Herodes.

A Viagens de Fé teve a honra de ser a única publicação brasileira convidada a integrar esse seleto grupo.

Impressões do viajante

O trajeto do Brasil até o Egito é feito por avião e leva menos de um dia. Apesar de não existirem vôos diretos, a ligação é feita por diversas empresas aéreas, que oferecem a opção de escalas na Europa, no Oriente Médio ou na África.

Não é preciso visto, basta estar com o passaporte em dia e ter o certificado de vacinação contra febre amarela.

No nosso caso, optamos pela Turkish Airlines, por ter o menor tempo de voo, um avião moderno e confortável e excelente serviço de bordo.

Além disso, a empresa faz uma conexão de apenas três horas no moderno aeroporto de Istambul, que oferece uma ótima estrutura para os viajantes.

A primeira impressão que se tem ao chegar pela primeira vez ao Egito é da onipresença do deserto e da sua areia, que está por todo lado.

Antes mesmo de chegar, basta olhar pela janela do avião que essa impressão já bate forte.

Do alto, as ondulações e a ausência quase que absoluta de cidades e vegetação lembram a imagem de um oceano.

Chegando ao chão, bate forte a sensação de que a regra é o deserto. As cidades são a exceção. A areia domina, seja fisicamente ou em praticamente quase todas as superfícies ou nas cores.

Detalhe de monastério cristão copta no deserto, parte do Roteiro da Sagrada Família

Mesmo no Cairo, metrópole de milhões de habitantes e capital do país, praticamente não há para onde se olhe e não veja areia. Os subúrbios parecem prestes a ser engolidos pelo deserto, tamanha a proximidade.

Não há meio termo, não há transição. O asfalto termina onde a areia sem fim começa.

O verde, mesmo às margens do mítico rio Nilo, leva uma camada de bege.

O rio, que corta cidade do Cairo e percorre e praticamente divide o país de Norte a Sul, confirma a frase do historiador grego Heródoto, que cinco séculos antes de Cristo afirmou que “o Egito é uma dádiva do Nilo”.

Alguns quilômetros à sua direita e esquerda, plantações tiram proveito da água e dos nutrientes deixados no solo pelas enchentes.

Passado esse cinturão, o deserto e o calor voltam a dominar. E num ambiente desses, a sobrevivência do homem é uma batalha diária contra o sol inclemente, a sede e a falta de alimentos.

Nem bem cheguei e essa impressão ficou marcada bem forte no meu coração: foi isso que a Sagrada Família fez! Lutou para sobreviver.

Lutou para fugir de Herodes, com certeza viajando quase sempre à noite e usando estradas secundárias, pois nas principais eles seriam notados e os soldados encontrariam com muito maior facilidade.

Mosaico em igreja copta na cidade do Cairo, no Egito, mostra a Sagrada Família

Mas não foi só isso que enfrentaram Maria, então com aproximadamente quinze anos; Jesus, seu bebê de poucos dias ou meses, e José, seu marido.

Havia também o perigo dos saqueadores e bandidos que viviam de assaltar os viajantes, o frio da noite, o calor inclemente durante o dia, a sede, a fome, a falta de lugar para dormir…  Esta provavelmente foi a primeira provação pela qual a Sagrada Família passou!

O texto é longo e a estória merece ser contada com calma e refletida.

Confesso que a impressão ainda é forte, não só por percorrer os mesmos caminhos por onde passou a Sagrada Família, mas por sentir bem forte que o sofrimento de Jesus começou quando ele ainda era um bebê. Portanto, em breve eu continuo, ok?

Compartilhe

Notícias recentes

Associação Brasileira de Turismo Religioso segmenta atuação e aponta novos diretores

Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo

Veja mais imagens dos mosaicos da Fachada Sul do Santuário de Aparecida

Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo

Guias de turismo de Aparecida se qualificam sobre Fachada Sul

Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo

Aparecida: veja como ficou a Fachada Sul do Santuário Nacional

Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo

Canela se prepara para a 64a Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio

A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo

Criada a Rota Turística do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul

A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo

Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.