O turismo religioso religioso pode reunir diversos tipos de atividade, como peregrinações, viagens religiosas, visitas a igrejas, romarias, visitas a museus especializados, participação em eventos religiosos, procissões, celebrações religiosas.
Diversas iniciativas recentes contribuem para o crescimento desse segmento no país.
Para dar melhores condições aos peregrinos que visitam a Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé, no Ceará e fomentar o turismo religioso, considerada uma atividade com forte vínculo com a cultura local, a Secretaria do Turismo (Setur) daquele estado construiu um roteiro para ser percorrido à pé, que recebeu o nome de Caminhos de Assis.
O percurso se inicia na cidade de Maranguape, a trinta quilômetros de Fortaleza, percorrendo um total de 136,43 quilômetros até chegar a Canindé.
Para tornar o trajeto mais confortável e seguro, foram idealizadas e construídas cinco estações, onde os peregrinos poderão descansar e fazer suas refeições, além de utilizar espaços dedicados às orações e recolhimento espiritual.
Localizadas em Penedo, Amanari, Lagoa do Juvenal, Inhuporanga e Caridade, todas as estações contam com dormitório coletivo, banheiros, refeitório, oratório e obelisco.
Saindo da Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Maranguape, mais conhecida como Igreja Matriz, o trajeto passa por mais nove localidades (Tabatinga, Penedo, Papara, Amanari, Lagoa do Juvenal, Inhuporanga, Fazenda Cotendas, Caridade e São Domingos), até chegar à Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé, templo religioso mais visitado do Ceará.
Diversas edificações históricas estão localizadas ao longo do roteiro, como a Capela de Santa Terezinha, em Papara, a Igreja São João Batista, em Amanari e a Capela Santa Luzia, localizada em Inhuporanga.
O governo do Ceará estima que o Caminho de Assis vá gerar um um aumento de 20% no fluxo de turistas, além do incremento de R$ 20 milhões na economia dos municípios envolvidos no trajeto.
Segundo a Secretaria, a religiosidade é uma marca do cearense, sobretudo do sertanejo.
A Basílica
O Santuário de São Francisco das Chagas é o maior santuário franciscano das Américas e é considerado o segundo maior do mundo depois do de Assis, na Itália, cidade onde nasceu São Francisco.
O Santuário atual teve origem em uma capela construída em 1796 e que vem sendo ampliada a decorada desde 1910.
Em 1925, ano em que se comemoravam o sétimo aniversário da morte de São Francisco e os 150 anos da construção da capela em Canindé, a Santa Sé promoveu o Santuário de São Francisco das Chagas à categoria de Basílica Menor.
Basílica é um título honorífico e não tem nada a ver com o tamanho da construção ou a importância. Existem dois tipos de basílicas, as Basílicas Maiores e as Basílicas Menores.
Só existem três Basílicas Maiores, todas localizadas em Roma, na Italia: a Basílica de São Pedro, a Basílica de São Paulo e a Basílica de Santa Maria Maior. O número de Basílicas Menores é muito maior e existem diversas no Brasil.
Já santuário é o nome dado ao templo religioso que possui acentuada característica de piedade e que se torna para a vida da comunidade uma fonte de peregrinação e de santificação.
É comum os santuários possuírem uma relíquia de algum santo. No caso do Santuário de São Francisco das Chagas, relíquias de três santos estão abrigadas ali e expostas ao público: São Francisco de Assis, São Paulo e Santa Luzia.
Festividades e romarias
O Santuário de São Francisco das Chagas é um tradicional polo de turismo religioso no Ceará, atraindo anualmente centenas de milhares de romeiros de todo o Nordeste e até de outros estados.
Embora a visitação a Canindé ocorra durante o ano inteiro, o maior movimento está concentrado nos meses de Setembro e Outubro, culminando com a Festa de São Francisco das Chagas, que este ano acontecerá de 10 a 20 de Outubro.
São romarias que utilizam diversos meios de transporte: a pé, de bicicleta, motocicleta, ônibus, pau-de-arara e a cavalo.
Algumas delas se destacam pela organização e quantidade de fiéis, como são o caso da moto-romaria de Fortaleza, que chega a reunir aproximadamente 30 mil motoqueiros (uma das maiores do mundo com motocicletas), a da cidade maranhense de Codó do Maranhão, que reúne 15 carretas e cerca de dois mil fiéis e a romaria COT, de Fortaleza, que atrai cerca de 450 pessoas que vão à pé.
Para acolher e orientar essas romarias, o Santuário de São Francisco das Chagas dispõe da Assessoria de Romarias e da Pastoral do Acolhimento, que podem ser contatadas pelo telefone (85) 3343.0774 (Ramal 213).
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo