O que se pode fazer em Aparecida? Quais são as atrações que não se deve deixar de conhecer no destino religioso mais visitado do Brasil? Quais são os passeios imperdíveis na cidade e na região de Aparecida?
Centenas de milhares de brasileiros estão acostumados a visitar Aparecida todos os anos, mas muitos deles acabam cedendo à rotina e fazendo sempre as mesmas coisas.
Outros vão pela primeira vez e terminam aproveitando a viagem menos do que poderiam.
Aparecida vive um processo de constante atualização, com novas atrações, passeios, hotéis, restaurantes. Assim, a cada nova visita é possível conhecer novidades.
Duas atrações que não se deve deixar de conhecer em Aparecida em nenhuma hipótese são o Santuário Nacional e a Matriz Basílica, mais conhecida como Basílica Velha, sua antecessora.
Só o Santuário oferece um sem fim de coisas para conhecer, começando pela imagem original de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, exposta dia e noite num nicho blindado, uma visita obrigatória para todos que vão à cidade.
Participar da Santa Missa é outra atividade praticamente obrigatória. Já fazer uma visita ao Santuário à noite é um passeio imperdível.
Vale a pena começar percorrendo devagar o seu interior, observando todos os detalhes da sua bela arquitetura e decoração. Teto, piso, paredes, vitrais e portas são cuidadosamente trabalhados e têm detalhes que merecem ser descobertos aos poucos, com calma.
Ainda no interior, vale a pena visitar as belíssimas capelas do Santíssimo e de São José, de teto mais baixo e aspecto intimista, que convida o visitante à oração.
Os vitrais, que projetam luz colorida no interior do Santuário, são outra atração que merece um tempo à parte, primeiro observados de longe e, mais tarde, tendo seus detalhes descobertos mais de perto.
Vale lembrar que o Santuário Nacional pode ser visitado tanto de dia quanto de noite. Embora à primeira vista possa parecer que não, as duas visitas permitem conhece-lo de maneiras muito diferentes.
À noite, quando a quantidade de romeiros é muito menor, é possível observar detalhes que praticamente não são vistos à luz do dia, como os desenhos representando um rio e peixes que decoram o piso do corredor que leva os fiéis ao nicho onde está exposta a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Do lado externo, o Santuário Nacional tem muito mais para se conhecer, como o Mirante e o Museu Nossa Senhora Aparecida, ambos na Torre Brasília.
Outras atrações são o estúdio da tv Aparecida e a Sala das Promessas, que ficam no subsolo; o novo Campanário (que muda de cor durante a noite); a Capela das Velas e as Capelas do Batismo e da Ressurreição.
Ainda na área do Santuário, merecem ser visitados o Memorial da Devoção, que tem um interessante museu de cera e um cinema, e o Bondinho, que leva os romeiros do Santuário até a Torre Mirante, no Morro do Cruzeiro, do outro lado da Via Dutra.
Fora do Santuário, a Basílica Velha é outra visita imperdível. Uma opção interessante é ir do Santuário Nacional à Basílica Velha percorrendo os 392 metros de extensão da Passarela da Fé.
Outra visita marcante é o Porto Itaguassú, que marca o local junto ao Rio Paraíba do Sul onde há trezentos anos atrás foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Uma vez lá, o interessante passeio de balsa pelo rio é uma ótima pedida.
Na entrada para o Porto Itaguassú, aproveite para conhecer a igreja de São Geraldo, construída no local aonde havia a capelinha que por muitos anos abrigou a imagem original de Nossa Senhora Aparecida.
Depois de conhecer as atrações de Aparecida, é muito interessante aproveitar para visitar outras atrações de turismo religioso da região.
Em Guaratinguetá, a apenas 8 km. de distância, vale a pena conhecer a Casa Frei Galvão e o Museu do Frei Galvão, dedicados ao primeiro santo brasileiro, que nasceu e viveu na cidade. O local guarda diversas relíquias e objetos de Frei Galvão.
Situada na zona rural de Guaratinguetá, a bonita Fazenda da Esperança, visitada pelo Papa Bento XVI, tem acesso por estrada asfaltada e também merece ser visitada.
Outro programa imperdível é ir conhecer a sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, a pouco menos de 30 minutos de distância. Lá, uma das muitas atrações é o belo Santuário do Pai das Misericórdias.
Caso haja tempo, outro passeio interessante é Campos do Jordão, uma conhecida estância de montanha a pouco mais de uma hora de viagem.
No caminho, vale a pena fazer uma parada para conhecer Taubaté, que tem belas igrejas e abriga o Sítio do Pica-Pau Amarelo, inspirado nas estórias de Monteiro Lobato.
Outra opção ainda é ir à praia. A partir de Aparecida é possível ir conhecer Parati, parando no caminho para visitar Cunha, cidade colonial onde está o único campo de lavanda do Brasil.
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.