Mais de 180 mil peregrinos em grandes romarias são esperados no Santuário Nacional de Aparecida neste final de semana.
A menos de 50 dias da Festa da Padroeira, aumenta o número de peregrinações organizadas por dioceses e arquidioceses para visitar a Basílica de Aparecida.
Na sexta-feira (30 de agosto), a Diocese de São Mateus (ES) chega ao Santuário de Aparecida para o primeiro dia de peregrinação.
A missa das 16h abre as atividades da romaria, que segue até sábado (31), sendo encerrada na celebração das 10h30.
No sábado, é a vez de fiéis de duas arquidioceses chegarem a Aparecida em suas romarias.
A maior delas é a do Rio de Janeiro, que espera atrair cerca de 100 mil cariocas. A peregrinação, que neste ano completa sua 87ª edição, é uma das mais antigas entre as registradas pelo Santuário de Aparecida.
O momento de oração dos fiéis cariocas em Aparecida acontece desde 1902, quando a primeira peregrinação do Rio de Janeiro, motivada pelo Cardeal Joaquim Arcoverde, marcou presença na Terra da Padroeira do Brasil.
Na época, a romaria preparou os cariocas para a celebração do jubileu de ouro da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição.
Em 1931, a visita da Imagem original de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro impulsionou ainda mais a peregrinação ao seu Santuário em Aparecida.
“Todos os que peregrinam ao Santuário Nacional da Padroeira do Brasil experimentam, aos poucos, a graça de sentirem-se acolhidos por Maria Santíssima como filhos. A peregrinação anual de nossa Arquidiocese é um momento de transformação interior”, explica o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, um dos motivadores da romaria.
As atividades da peregrinação se iniciam logo cedo, às 6h30, com uma concentração na Tribuna Papa Bento XVI, seguida pela recitação do Rosário às 7h.
O ponto alto da programação acontece às 9h00, com uma missa solene celebrada no Altar Central da Basílica.
Após a Eucaristia, os cariocas seguem a pé para o Morro do Cruzeiro, onde é realizada uma Via-Sacra, recordando os últimos passos da vida de Jesus, sua morte e ressurreição.
Nesta edição, a Romaria tem como tema: “Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes: ‘Eis-me aqui!’ (Is 6,8)”.
A temática está em sintonia com o Ano Vocacional Sacerdotal, vivido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro até o fim de 2019.
“Iremos, de maneira especial, neste ano vocacional sacerdotal, agradecer e pedir pelas vocações sacerdotais presentes, atuantes e santas para a Igreja formadas em nossa arquidiocese”, explica Dom Orani.
Outra arquidiocese que marca presença em Aparecida na mesma data é a de Porto Alegre.
Durante a missa das 18h, os mais de 700 peregrinos vão se reunir ao redor do Altar Central da Basílica para iniciar a visita à Terra da Padroeira do Brasil.
As atividades da romaria serão retomadas na missa das 8h do domingo (1º de setembro), que marca o último dia da peregrinação ao Santuário.
Ainda no domingo, durante a missa das 18h00, os Missionários Redentoristas da Província de São Paulo abrem seu Capítulo Provincial, que neste ano comemora 125 anos da chegada da Congregação a Aparecida.
No encontro, são revisadas a vida apostólica e as prioridades pastorais, a partir das urgências missionárias e opções da Congregação do Santíssimo Redentor.
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo