Destaques

Santuário de Fátima realiza 43º Encontro de Hoteleiros e Casas Religiosas que acolhem peregrinos

O Santuário de Fátima, em Portugal, realiza no próximo dia três de março, o 43º Encontro de Hoteleiros e responsáveis de Casas Religiosas que acolhem peregrinos em Fátima.

O objetivo do evento é de fomentar a melhoria das condições do acolhimento dos peregrinos e dos visitantes de Fátima.

Depois de ter sido realizado de forma virtual em 2020 em função da pandemia de coronavírus, em 2021 o tradicional Encontro foi cancelado.

Foco no bom acolhimento

[su_spacer]

Procissão noturna à luz de velas - Santuário de Fátima, Portugal - divulgação

Procissão noturna à luz de velas no Santuário de Fátima

Esse tipo de evento evidencia a seriedade e a abrangência de foco com que o acolhimento aos peregrinos é abordado por alguns dos Santuários Marianos mais importantes do mundo.

Envolvendo os responsáveis hotéis e casas religiosas que acolhem peregrinos que chegam ao Santuário, o Encontro reflete a compreensão de que o bom acolhimento não deve ser restrito aos limites do Santuário, mas também incluir todo o destino, desde os meios de hospedagem e alimentação, até o comércio e a própria população.

Programação do Encontro

[su_spacer]

detalhe da fachada da basílica da Santíssima Trindade - Santuário de Fátima, Portugal - Foto Turismo do Centro

Detalhe da fachada da Basílica da Santíssima Trindade

O evento será iniciado com uma celebração na Capela da Morte de Jesus, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, às 16h30 e continuará a partir das 17h45 no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI do Santuário de Fátima.

Abrindo as apresentações, o diretor do Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima, André Pereira, fará a apresentação do Tema do Ano Pastoral de 2021-2022.

A seguir, o tema Fátima vista a partir de dentro: a perspectiva institucional de um acontecimento que continua a moldar a construção da fé de um povo será abordado em palestra a ser apresentada por Carmo Rodeia, diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário.

Fechando a programação, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas irá apresentar e analisar as  estatísticas referentes à vida do Santuário nos dois anos da pandemia.

Triênio Pastoral

[su_spacer]
O Santuário está vivendo o segundo ano de um triénio pastoral, de 2020 a 2023, subordinado ao tema Como Maria, portadores da alegria e do amor, inspirado nas temáticas propostas pelo Santo Padre e que tem como horizonte as Jornada Mundial da Juventude de 2023, que será realizada na capital portuguesa, Lisboa.

Este ano,  convida a sublinhar a anterioridade da dimensão mística da existência cristã como condição para um testemunho de vida enraizado na experiência interior da união com Cristo, sob o tema Levanta-te! És testemunha do que viste!, inspirado na frase bíblica «Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!» (cf. At 26,16).

 

Compartilhe

Notícias recentes

Catedral da Sé, em São Paulo, atrai visitantes com show de luz e som

Catedral da Sé, em São Paulo, atrai visitantes com show de luz e som

O interior da bela Catedral da Sé, em São Paulo, passa a servir de palco… Continue lendo

Começa amanhã o 7⁠º Fórum Nacional de Turismo Religioso

Começa amanhã o 7⁠º Fórum Nacional de Turismo Religioso

A sétima edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, considerado o maior evento técnico, científico… Continue lendo

Caminhos da Fé e Criatividade destaca turismo religioso e experiências culturais na Paraíba

Caminhos da Fé e Criatividade destaca turismo religioso e experiências culturais na Paraíba

O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo

Nossa Senhora de Fátima de 54 metros de altura é nova atração em Crato, CE

Nossa Senhora de Fátima de 54 metros de altura é nova atração em Crato, CE

Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo

Eventos divulgam Emilia Romagna e San Marino para turismo religioso

Eventos divulgam Emilia Romagna e San Marino para turismo religioso

A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo

Catedral de Sevilha, na Espanha, oferece visita guiada aos seus vitrais

Catedral de Sevilha, na Espanha, oferece visita guiada aos seus vitrais

A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo

Clique para ouvir este este artigo!