Obra de maior impacto já feita no Santuário Nacional de Aparecida, a decoração com mosaicos da Fachada Norte será inaugurada oficialmente na noite deste sábado, dia de São José.
Ocupando uma área de 3.840 m², a obra, que tem o título oficial de “O êxodo do Povo de Deus”, é inspirada no Livro do Êxodo, texto do Antigo Testamento que conta a história de José e de Moisés e dos 40 anos de caminho pelo deserto em busca da terra prometida.
A enorme obra, que cobre toda a frente e as laterais da entrada Norte do Santuário de Aparecida, conta com 24 cenas retiradas entre as mais significativas do Livro do Êxodo e cuidadosamente escolhidas pelo autor, padre Marko Rupnik, depois de muito estudo, oração e consultas a especialistas.
Voltada para a cidade de Aparecida, a Fachada Norte foi a primeira a ser completada no Santuário, em 1955, e agora também é a primeira das quatro fachadas que serão revestidas com mosaicos, conforme o projeto “Jornada Bíblica”.
É nessa mesma face do Santuário de Aparecida que ficam a Torre Brasília, o Museu Nossa Senhora Aparecida, o Mirante, a Capela das Velas, o Campanário e o acesso à Passarela da Fé.
Esse projeto prevê que cada uma das fachadas tenha um tema. Com a entrega da Fachada Norte, a próxima receber mosaicos será a Fachada Sul, voltada para o Centro de Apoio ao Romeiro, cujos tema será “A Páscoa de Cristo”.
Depois do término das obras nessa fachada, provavelmente no início de 2023, serão revestidas a Fachada Leste, cujo tema será o Livro do Gênesis e a Fachada Oeste, cujo tema será o Livro do Apocalipse.
Os mosaicos foram concebidos pelo padre Marko Ivan Rupnik, sacerdote jesuíta considerado o principal artista sacro da atualidade e autor de mais de 200 obras sacras em mosaico, espalhadas pelos cinco continentes.
Entre as suas obras mais conhecidas estão da Capela Redemptoris Mater, no Vaticano; a da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Lourdes, na França; a da Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, em Portugal; a do Santuário de São Pio de Pietrelcina, em San Giovanni Rotondo, na Itália e a do Santuário de São João Paulo II, em Cracóvia, na Polônia.
Todos os seus mosaicos são criados e produzidos no Centro Aletti, instituição dirigida por ele em Roma, na Itália, que reúne religiosos e artistas de diversas nacionalidades.
Foi uma equipe vinda do Centro Aletti e formada por de 26 artistas de 10 diferentes nacionalidades que se somou ao padre Rupnik para aplicar os mosaicos importados da Itália à Fachada Norte do Santuário de Aparecida.
Clique para conhecer melhor as obras citadas acima:
Em função da importância da obra, continuaremos publicando nas próximas semanas outras reportagens a respeito dessa grande novidade do Santuário de Aparecida.
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo