Obra de maior impacto já feita no Santuário Nacional de Aparecida, a decoração com mosaicos da Fachada Norte será inaugurada oficialmente na noite deste sábado, dia de São José.
Ocupando uma área de 3.840 m², a obra, que tem o título oficial de “O êxodo do Povo de Deus”, é inspirada no Livro do Êxodo, texto do Antigo Testamento que conta a história de José e de Moisés e dos 40 anos de caminho pelo deserto em busca da terra prometida.
A enorme obra, que cobre toda a frente e as laterais da entrada Norte do Santuário de Aparecida, conta com 24 cenas retiradas entre as mais significativas do Livro do Êxodo e cuidadosamente escolhidas pelo autor, padre Marko Rupnik, depois de muito estudo, oração e consultas a especialistas.
Voltada para a cidade de Aparecida, a Fachada Norte foi a primeira a ser completada no Santuário, em 1955, e agora também é a primeira das quatro fachadas que serão revestidas com mosaicos, conforme o projeto “Jornada Bíblica”.
É nessa mesma face do Santuário de Aparecida que ficam a Torre Brasília, o Museu Nossa Senhora Aparecida, o Mirante, a Capela das Velas, o Campanário e o acesso à Passarela da Fé.
Esse projeto prevê que cada uma das fachadas tenha um tema. Com a entrega da Fachada Norte, a próxima receber mosaicos será a Fachada Sul, voltada para o Centro de Apoio ao Romeiro, cujos tema será “A Páscoa de Cristo”.
Depois do término das obras nessa fachada, provavelmente no início de 2023, serão revestidas a Fachada Leste, cujo tema será o Livro do Gênesis e a Fachada Oeste, cujo tema será o Livro do Apocalipse.
Os mosaicos foram concebidos pelo padre Marko Ivan Rupnik, sacerdote jesuíta considerado o principal artista sacro da atualidade e autor de mais de 200 obras sacras em mosaico, espalhadas pelos cinco continentes.
Entre as suas obras mais conhecidas estão da Capela Redemptoris Mater, no Vaticano; a da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Lourdes, na França; a da Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, em Portugal; a do Santuário de São Pio de Pietrelcina, em San Giovanni Rotondo, na Itália e a do Santuário de São João Paulo II, em Cracóvia, na Polônia.
Todos os seus mosaicos são criados e produzidos no Centro Aletti, instituição dirigida por ele em Roma, na Itália, que reúne religiosos e artistas de diversas nacionalidades.
Foi uma equipe vinda do Centro Aletti e formada por de 26 artistas de 10 diferentes nacionalidades que se somou ao padre Rupnik para aplicar os mosaicos importados da Itália à Fachada Norte do Santuário de Aparecida.
Clique para conhecer melhor as obras citadas acima:
Em função da importância da obra, continuaremos publicando nas próximas semanas outras reportagens a respeito dessa grande novidade do Santuário de Aparecida.
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.