Aparecida

Santuário de Aparecida inaugura mosaicos da fachada

Obra de maior impacto já feita no Santuário Nacional de Aparecida, a decoração com mosaicos da Fachada Norte será inaugurada oficialmente na noite deste sábado, dia de São José.

Ocupando uma área de 3.840 m², a obra, que tem o título oficial de “O êxodo do Povo de Deus”, é inspirada no Livro do Êxodo, texto do Antigo Testamento que conta a história de José e de Moisés e dos 40 anos de caminho pelo deserto em busca da terra prometida.

A enorme obra, que cobre toda a frente e as laterais da entrada Norte do Santuário de Aparecida, conta com 24 cenas retiradas entre as mais significativas do Livro do Êxodo e cuidadosamente escolhidas pelo autor, padre Marko Rupnik, depois de muito estudo, oração e consultas a especialistas.

A Fachada Norte do Santuário de Aparecida já revestida com mosaicos

Voltada para a cidade de Aparecida, a Fachada Norte foi a primeira a ser completada no Santuário, em 1955, e agora também é a primeira das quatro fachadas que serão revestidas com mosaicos, conforme o projeto “Jornada Bíblica”.

É nessa mesma face do Santuário de Aparecida que ficam a Torre Brasília, o  Museu Nossa Senhora Aparecida, o Mirante, a Capela das Velas, o Campanário e o acesso à Passarela da Fé.

Esse projeto prevê que cada uma das fachadas tenha um tema. Com a entrega da Fachada Norte, a próxima receber mosaicos será a Fachada Sul, voltada para o Centro de Apoio ao Romeiro, cujos tema será “A Páscoa de Cristo”.

Detalhe dos mosaicos da Fachada Norte do Santuário de Aparecida – Foto: Viagens de Fé

Depois do término das obras nessa fachada, provavelmente no início de 2023, serão revestidas a Fachada Leste, cujo tema será o Livro do Gênesis e a Fachada Oeste, cujo tema será o Livro do Apocalipse.

O autor, padre Marko Rupnik

Detalhes dos novos mosaicos da Fachada Norte do Santuário de Aparecida – Foto: Viagens de Fé

Os mosaicos foram concebidos pelo padre Marko Ivan Rupnik, sacerdote jesuíta considerado o principal artista sacro da atualidade e autor de mais de 200 obras sacras em mosaico, espalhadas pelos cinco continentes.

Entre as suas obras mais conhecidas estão da Capela Redemptoris Mater, no Vaticano; a da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Lourdes, na França; a da Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, em Portugal; a do Santuário de São Pio de Pietrelcina, em San Giovanni Rotondo, na Itália e a do Santuário de São João Paulo II, em Cracóvia, na Polônia.

Todos os seus mosaicos são criados e produzidos no Centro Aletti, instituição dirigida por ele em Roma, na Itália, que reúne religiosos e artistas de diversas nacionalidades. 

Foi uma equipe vinda do Centro Aletti e formada por de 26 artistas de 10 diferentes nacionalidades que se somou ao padre Rupnik para aplicar os mosaicos importados da Itália à Fachada Norte do Santuário de Aparecida. 

Clique para conhecer melhor as obras citadas acima:

Em função da importância da obra, continuaremos publicando nas próximas semanas outras reportagens a respeito dessa grande novidade do Santuário de Aparecida.

 

Compartilhe

Notícias recentes

Caminhos da Fé e Criatividade destaca turismo religioso e experiências culturais na Paraíba

O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo

Nossa Senhora de Fátima de 54 metros de altura é nova atração em Crato, CE

Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo

Eventos divulgam Emilia Romagna e San Marino para turismo religioso

A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo

Catedral de Sevilha, na Espanha, oferece visita guiada aos seus vitrais

A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo

Fórum Nacional de Turismo Religioso oferece desconto em hospedagem

Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo

Rota da Fé, no Paraná, chega à 70a. edição

A Rota da Fé, tradicional caminhada religiosa promovida há 19 anos pela Diocese de Campo… Continue lendo

Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.

Clique para ouvir este este artigo!