No dia 21 de junho a “Basílica Nova” de Aparecida completa 62 anos de atendimento aos peregrinos.
Ao longo do tempo, a estrutura de acolhimento do Santuário Nacional foi sendo continuamente aprimorada e adequada à quantidade cada vez maior de devotos que visitam a “casa de Nossa Senhora Aparecida”.
Se adequando às necessidades atuais, o Santuário de Aparecida inaugurou recentemente, um novo espaço para suporte aos devotos que realizam romarias ao principal templo católico do Brasil.
Localizado na marquise do Centro de Apoio ao Romeiro, o Centro de Informações Turísticas e Religiosas (CIT), oferece aos peregrinos a emissão dos certificados que marcam o fim das peregrinações.
Peregrinações a Aparecida
O trajeto dos peregrinos até Aparecida pode ser feito a pé, de bicicleta ou até mesmo de motocicleta.
A certificação é concedida tanto para os devotos que utilizam as rotas de romarias pré-definidas – que partem de cidades mineiras, cariocas e paulistas – quanto para as romarias que chegam ao Santuário de Aparecida por caminhos alternativos.
Ao todo, oito roteiros formam os trajetos oficiais de peregrinação: o Caminho da Fé, Caminho de Aparecida, Caminho de Nossa Senhora, Caminho da Padroeira, Caminho Religioso da Estrada Real e a Rota da Luz, principal opção para quem quer evitar a perigosa Via Dutra.
Para obter o cerificado, os peregrinos que utilizam estes itinerários precisam obter uma credencial, que é emitida nos postos de saída.
Ao longo do percurso, nos pontos de parada da romaria, a credencial vai recebendo carimbos que atestam a passagem do peregrino, que recebe o último carimbo e tem seu certificado emitido ao chegar ao Santuário.
Já no caso das romarias independentes, que não utilizam os caminhos “oficiais”, a certificação é concedida diretamente no Santuário, sem a necessidade de credenciamento prévio.
Rotas de Devoção
O Certificado Rotas de Devoção
O diploma é entregue no ato da chegada do peregrino ao Centro de Informações Turísticas e Religiosas. A solicitação do certificado “Rotas da Devoção” deve ser feita pelo próprio peregrino com a apresentação de RG e CPF.
Junto com a certificação, o peregrino também recebe um “botton” personalizado como recordação da romaria.
Além deste serviço, no Centro de Informações também é possível saber sobre o funcionamento do Santuário de Aparecida, dias e horários das celebrações e sacramentos, além de indicações de atrativos e roteiros turísticos. O local também funciona como ponto e encontro de localização de achados e perdidos.
Outro atrativo do CIT é a exposição permanente de uma maquete de 13,37 m² na qual estão representadas, de forma fidedigna, as áreas do Santuário, dentro e fora dos muros.
O modelo auxilia na compreensão dos espaços, possibilitando que o peregrino entenda os locais que deseja visitar no complexo.
O Centro de Informações Turísticas e Religiosas funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 8h às 17h.
Informações sobre as peregrinações a pé podem ser obtidas escrevendo para o e-mail rotasdadevocao@santuarionacional.com.
Aparecida, o destino de turismo religioso mais visitado do Brasil, pretende passar a cobrar uma… Continue lendo
São José dos Campos, cidade do Vale do Paraíba a 80 km de distância de… Continue lendo
As romarias de Juazeiro do Norte e a Estátua de Padre Cícero, na Colina do… Continue lendo
A cidade de Santana de Ipanema, no interior de Alagoas, promete ser o novo destaque… Continue lendo
A cidade de Trindade, em Goiás, vai sediar nos próximos dias 25 e 26 de… Continue lendo
Com a proximidade do dia de Nossa Senhora Aparecida, também conhecido como Dia da Padroeira,… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.