A Rota da Fé, tradicional caminhada religiosa promovida há 19 anos pela Diocese de Campo Mourão, Paraná, através da Pastoral do Turismo, chegou à sua 70ª edição no último domingo, 19 de outubro.
Mais de 200 participantes de toda a região, fizeram o percurso entre as cidades de Campo Mourão e Fênix, com trechos percorridos à pé e de ônibus, misturando estradas asfaltadas, estradas rurais em meio a plantações e até mesmo uma trilha dentro de um trecho de mata.

Como já é tradição, a 70ª edição da Rota da Fé começou com uma missa celebrada na Catedral São José, em Campo Mourão, presidida pelo bispo diocesano Dom Evandro Braun, seguindo depois em ônibus até Fênix, cidade vizinha, onde os participantes caminharam em oração até a Capela Santo Inácio de Loyola, estrutura histórica conhecida como “Igrejinha”, construída na década de 1940.
A caminhada incluiu trechos do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, que abrange 104 quilômetros em quatro municípios da região. Uma visita com orações à Paróquia Divino Espírito Santo, apresentações e exibições de vídeos sobre o turismo religioso local no Centro Cultural também fizeram parte da programação.

Após o almoço, servido no salão paroquial, os participantes seguiram de ônibus até o Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, onde visitaram o museu e fizeram caminhada em trilha com mais de três quilômetros.
Como já é tradição na Rota da Fé, que preza pela sustentabilidade, preservação e respeito ao meio ambiente, foram plantadas 350 mudas de orquídeas pelos participantes.
A Rota da Fé

A primeira edição da Rota da Fé foi realizada no dia 10 de outubro de 2007, com apenas 78 participantes, depois do conceito ter sido apresentado durante o primeiro Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, realizado no ano anterior na cidade de Campo Mourão.
A motivação para a criação da romaria regional foi oferecer uma atividade sem complexidade que pudesse reunir toda a família dos participantes, inclusive crianças e idosos, conforme desejo do então Bispo da Diocese, Dom Mauro Aparecido dos Santos.
A metodologia utilizada mescla trechos de até três quilômetros percorridos a pé em oração e trechos mais longos, em ônibus rodoviários. Nos trechos a pé são oferecidos água, frutas e assistência médica durante todo o percurso e nesta edição os peregrinos contarão ainda com a assistência de 10 fisioterapeutas.

Focada no turismo religioso sustentável, a Rota da Fé é caracterizada pela caminhada dos fiéis em oração por igrejas e locais de manifestação da fé, pelo contato com a natureza e pelo conhecimento da história, gastronomia e costumes da região.
Em cada edição, a sustentabilidade é colocada em prática pelos participantes com atividades como o plantio de mudas, a coleta de lixo, a soltura de pequenos peixes e outras práticas de respeito ao meio ambiente.
Desde a primeira edição da Rota da Fé já foram plantadas mais de 380.000 mudas nativas e soltos mais de 150.000 pequenos peixes.
A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo
Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo
Reafirmando o compromisso com a sustentabilidade e a ética ambiental, o Fórum Nacional de Turismo… Continue lendo
Principal evento do segmento de turismo religioso no Brasil, o Fórum Nacional de Turismo Religioso… Continue lendo
A Festa da Padroeira deve atrair 450 mil fiéis a Aparecida no período de 3… Continue lendo
A Festa do Círio de Nazaré deve atrair mais de dois milhões de participantes a… Continue lendo