A última edição de 2022 da tradicional Rota da Fé celebra o Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, percorrendo no próximo domingo, 11 de dezembro, o trajeto entre Campo Mourão e Corumbataí do Sul, no Paraná.
A iniciativa encerra com chave de ouro o 15º ano de realização da Rota da Fé, romaria regional que teve a sua primeira edição realizada no dia 10 de outubro de 2007.
O objeto da homenagem é uma nova rota de peregrinação a ser implantada em breve na região Oeste do Paraná como etapa inicial para peregrinos que pretendem percorrer o tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
Com um trajeto de aproximadamente 100 quilômetros entre as cidades de Campo Mourão e Fênix, o Caminho Iniciático incluirá ainda Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz e será o primeiro oficialmente reconhecido a ser implantado fora da Europa.
Criada para oferecer uma atividade sem complexidade que reunisse toda a família dos participantes, inclusive crianças e idosos, a Rota da Fé realizou um desejo do então Bispo da Diocese de Campo Mourão, Dom Mauro Aparecido dos Santos.
A metodologia utilizada mescla trechos de até três quilômetros percorridos a pé em oração e trechos mais longos, transpostos a bordo de ônibus rodoviários. Durante o percurso, os peregrinos têm à disposição água, frutas e assistência médica.
Após receber apenas 76 participantes na primeira vez em que foi realizada, ao chegar à sua 62ª edição a romaria atrai centenas de participantes, oriundos de diversas cidades da região.
O interesse em participar da Rota da Fé é tanto que é comum as vagas se esgotarem com antecedência devido à grande demanda.
Segundo os organizadores, é preciso limitar o número de participantes para melhor adequação à estrutura oferecida, como transporte em ônibus de turismo, assistência médica, alimentação (café da manhã e almoço) e equipe de apoio.
Focada no turismo religioso sustentável, a Rota da Fé é caracterizada pela caminhada dos fiéis em oração por igrejas e locais de manifestação da fé, pelo contato com a natureza e pelo conhecimento da história, gastronomia e costumes da região.
Em cada edição, a sustentabilidade é colocada em prática pelos participantes com atividades como o plantio de mudas, a coleta de lixo, a soltura de pequenos peixes e outras práticas de respeito ao meio ambiente.
Desde a primeira edição da Rota da Fé já foram plantadas mais de 380.000 mudas nativas e soltos mais de 150.000 pequenos peixes.
Organizada pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, com o apoio da Diocese de Campo Mourão, entidades e empresas da região, a peregrinação cria oportunidades para um encontro das famílias e das pessoas que desejam fazer uma experiência religiosa.
Serviço
Evento: 62ª peregrinação Rota da Fé
Data: 11 de dezembro de 2022
Local: Campo Mourão, PR
Site: www.rotasdafe.com.br
Informações: rotasdafe@gmail.com
Facebook: Rota da Fé
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.