
Basílica Velha de Aparecida
Primeira igreja do país a receber da Santa Sé o título de Basílica, que reconhece oficialmente a importância do templo, a Basílica Velha de Aparecida completa no dia 5 de setembro 110 anos de sagração.
Ela foi o primeiro templo brasileiro a receber o título basilical, uma honraria concedida pelo Vaticano. que reconhece que se trata de um importante local de peregrinação e devoção católica.
“Uma basílica é uma estrutura arquitetônica de origem romana que antigamente tinha uma função econômica e jurídica. Depois que a Império Romano se tornou oficialmente cristão, o termo ‘basílica’ foi utilizado também para referir-se a determinadas igrejas geralmente grandes ou importantes às quais haviam outorgado ritos especiais e privilégios em matéria de culto. Este é o sentido usado hoje, tanto do ponto de vista arquitetônico quanto religioso“, explica o missionário redentorista padre Inácio de Medeiros.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida na Basílica Velha
Embora tenha sido inaugurada em 1888, a então Igreja de Nossa Senhora Aparecida recebeu o título de Basílica Menor no ano de 1908.
Após uma solicitação enviada ao Vaticano pelos bispos brasileiros, um decreto do Papa Pio X concedeu a dignidade ao templo de Aparecida. Até então, o Brasil não possuía nenhuma Basílica.
Para oficializar a nomeação, o então arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva realizou, no dia 05 de setembro de 1909, a sagração da igreja como Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Interior da Basílica Velha de Aparecida
Como presente pela nomeação, o Papa Pio X enviou à nova Basílica fragmentos dos ossos de São Vicente, mártir espanhol do século IV, bem como uma pedra com seu sangue.
O Vaticano também ofertou o gonfalone – uma espécie de guarda-chuva listrado com as cores da Santa Sé – e o tintinabulo – haste com um pequeno sino, tocado nas procissões -, insígnias que distinguem uma Basílica.
Tanto as relíquias quanto os artefatos podem ser vistos até hoje expostos no presbitério da Basílica Velha de Aparecida, como provas da predileção do Vaticano pelos brasileiros e sua Padroeira.
Atualmente, o Brasil possui 71 basílicas, sendo que duas delas estão localizadas em Aparecida. O último templo brasileiro a receber este título foi a Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua, de Ribeirão Preto (SP). A determinação do Vaticano foi expedida em março deste ano.
Em todo o mundo, existem apenas 1806 basílicas. Quase 32% delas estão localizadas só na Itália, onde estão 576 templos dessa categoria.
O país também abriga três das únicas quatro “Basílicas Maiores” que existem no mundo: São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros, todas localizadas em Roma.
A Basílica de São Pedro, do Vaticano, completa a lista de “Basílicas Maiores”, assim chamada por estarem diretamente ligadas ao Papa.
[irp posts=”18212″ name=”Visitas virtuais a Aparecida: Basílica Velha e Passarela da Fé”]
[irp posts=”16256″ name=”5 capelas para fazer suas orações no Santuário de Aparecida”]
[irp posts=”14457″ name=”Basílica Velha de Aparecida faz 130 anos hoje”]
[irp posts=”29281″ name=”Visitas virtuais em Aparecida: Capelas das Velas, do Batismo e da Ressurreição”]
A sétima edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, considerado o maior evento técnico, científico… Continue lendo
O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo
Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo
A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo
A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo
Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo